OnePlus e as possíveis implicações de um novo OnePlus 5T

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

OnePlus, uma construtora ainda jovem que lançou o seu primeiro smartphone, o flagship killer original, o OnePlus One em abril de 2014 e que se tornou numa das marcas mais sonantes graças à sua ótima relação qualidade / preço, irreverência e pura qualidade dos seus produtos - apesar de as suas estratégias de marketing serem...estranhas ou mesmo questionáveis. Olhemos agora as possíveis implicações de um novo OnePlus 5T, produto que deverá ser lançado no próximo dia 16 de novembro.

Vê ainda: será apresentado no dia 16 de novembro revela a Amazon

Este artigo servirá como hipótese de debate (nos comentários) sobre o ciclo de substituição dos smartphones topo de gama de 6 em 6 meses. Não me refiro a vários equipamentos de linhas diferentes mas sim à substituição dos equipamentos dentro da mesma linha, estratégia atualmente empregue pela construtora japonesa, a Sony.

Está na hora de "puxar as orelhas" à OnePlus - Opinião

Começo por pedir a vossa atenção para o vídeo colocado no final do artigo, da autoria do Bluboo.

Já por outro lado, criar, estudar e desenvolver um novo smartphone, principalmente um topo de gama é processo para demorar bem mais que 6 meses - normalmente um ano ou mais. Portanto, aquando dessa entrevista a OnePlus já estaria a desenvolver o seu OnePlus 5T.

Estamos mais uma vez no "dito por não dito" pois, na véspera do lançamento do lançamento do OnePlus 5 a marca, e mais concretamente o seu CEO e co-fundador, Carl Pei, já estaria bem ciente de que o seu próximo lançamento traria estes displays sem margens. Uma das tendências de 2017 tornada popular com o lançamento do Xiaomi Mi Mix em outubro de 2016.

Em junho passado o novo OnePlus já estaria a ser preparado

Note-se que não tenho nenhum problema com o facto de a marca querer lançar novos smartphones adequados às mais recentes tendências de mercado.

Entendo perfeitamente que a marca queira aproveitar também a quadra natalícia e o culminar deste tendência de smartphones sem-margens, agora que o Carl Pei ter mentido propositadamente aos consumidores, pior ainda serão as repercussões que isto terá na confiança do consumidor nesta jovem marca. Provavelmente não voltará a comprar um equipamento desta marca num futuro próximo.

O que dizer das atualizações da OnePlus?

Aqui já nem me incomoda tanto uma vez que a marca fornece periodicamente atualizações para a sua Oxygen mas...imaginem por momentos que o Samsung Galaxy S7 ou o LG G5 recebe o Android Oreo 8.0 antes do Samsung Galaxy S8 ou do LG G6. Estranho? Sem nexo?

É exatamente isto que se está a passar com o OnePlus 3 e OnePlus 3T a terem acesso prévio ao programa Beta para experimentarem o Android Oreo, ao passo que o seu atual topo de gama, o OnePlus 5 aguarde ainda por este acesso à Beta pública da OxygenOS baseada nesta nova versão do sistema operativo da Google.

São decisões um tanto questionáveis - apesar de excelentes notícias para quem tiver um dos topos de gama do ano passado - mas para quem tem o seu mais recente flagship, pode ser uma pedra no sapato. Afinal de contas, se pagamos para ter um novo topo de gama queremos que ele seja sempre o primeiro a receber toda e qualquer novidade.

Precisamos de um novo OnePlus 5T?

Não vou sequer perder tempo a questionar o mérito ou necessidade de um novo topo de gama. Existe algum novo processador mais potente ou eficiente do que o Snapdragon 835 da Qualcomm?

É necessária mais RAM do que os 8GB já presentes no 5? Trará o OnePlus 5T expansão de memória através de um cartão microSD? Teremos carregamento sem-fios no OnePlus 5T? Uma bateria com maior capacidade no 5T? Certificação IP68? Estabilização ótica nas duas câmaras fotográficas traseiras? Reconhecimento facial?

A resposta a todas essas questões é um redondo Não! Pelo menos de acordo com todos os rumores e fugas de informação provenientes de fontes como o senhor Android Authority, as únicas novidades do OnePlus 5T serão a sua tela / ecrã com formato 18:9 e um reforço da qualidade fotográfica.

Novo OnePlus chega no dia 16 de novembro

Para mais informações sobre este tema e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Não me interpretem mal, continuo a recomendar vivamente esta marca e alguns dos seus produtos a todos os consumidores que procurarem um smartphone muito bem construído, com uma boa câmara fotográfica, com uma performance fantástica e incomparável, disso não tenham dúvidas.

Com uma experiência de utilização fluída, leve e próxima do Android Puro - com as devidas alterações da OxygenOS, com um hardware incomparável e uma relação qualidade / preço invejável.

Outros assuntos relevantes:

Oppo F5 é oficial! O smartphone que parece um iPhone 7 com ecrã 18:9

será apresentado no dia 16 de novembro revela a Amazon

Conceito do Microsoft Surface Note revela a potencialidade do produto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.