OnePlus. Clientes queixam-se de fraude com cartões de crédito

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Se há algo que sempre defendi e aconselhei a todos os leitores que, numa ou outra altura me perguntaram qual seria a melhor loja para comprar um OnePlus, sempre lhes dei a mesma resposta. Sempre referi a loja oficial acima de qualquer outra. Porque o dinheiro custa a ganhar e porque um novo smartphone não é barato. Contudo, agora a OnePlus pode estar envolvida num grave caso de fraude com cartões de crédito.

Com efeito, alguns clientes OnePlus estão a queixar-se e a relatar vários casos de fraude com cartões de crédito. O caso foi exposto no fórum oficial na passada quinta-feira dia 11 de janeiro. Entretanto já teve mais de 230 respostas e mais de 73 918 visualizações.

Vê ainda: Huawei P20 trará uma experiência de fotografia semelhante às DSLR

Os casos são extremamente semelhantes entre si. O consumidor efetua uma compra através da loja oficial da OnePlus e, passado algum tempo, é contactado pela entidade bancária. Em causa estão movimentações suspeitas e atividade suspeita com o cartão de crédito. Os típicos sintomas de fraude com cartão de crédito.

Fraude com cartões de crédito preocupa os clientes da OnePlus

Apesar de os números dos cartões poderem ser "roubados" em qualquer outro sítio, multiplicam-se os relatos de utilização única.

Isto é, casos em que o consumidor criou o cartão de crédito exclusivamente para efetuar uma compra na loja oficial da OnePlus. Queixam-se de que o alerta de fraude surge, invariavelmente, pouco depois de terem efetuado uma compra no site da OnePlus.

Trata-se de uma coincidência demasiado séria e frequente para ser apenas isso. É impossível ignorar o crescente número de queixas. Aliás, desde que comecei a investigar o assunto e a alinhar este artigo que já se juntaram novos relatos às queixas de fraude com cartões de crédito. As queixas chegam dos Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e vários outros países da Europa.

Cumpre ainda mencionar que esta ameaça de fraude não é generalizada. De acordo com o feed-back providenciado pelos consumidores da OnePlus, cerca de 25% dos consumidores afirmam ser vítimas de fraude nos últimos meses.

Já por outro lado, 40% destes alega nunca ter tido qualquer problema com as compras mediadas por cartões de crédito. Já a percentagem remanescente de consumidores afirma ter utilizado o PayPal como plataforma de pagamento.

Fraude com cartões de crédito depois de uma compra na OnePlus

Note-se ainda que a OnePlus ainda não confirmou se o seu sistema de pagamentos foi ou não hackeado. A tecnológica chinesa ainda não se pronunciou quanto ao possível compromisso da segurança do sistema utilizado para processar os pagamentos efetuados com um cartão de crédito. Enquanto isso, os relatos de situações semelhantes vão-se acumulando.

Contudo, um dos responsáveis pelo fórum e pela comunidade OnePlus já reconheceu o caso e enviou-o aos seus superiores. Está agora a ser analisado e investigado pelo departamento de apoio ao cliente. Teremos que esperar um pouco mais até que os resultados sejam publicados.

A própria comunidade OnePlus parece já estar ciente do caso. Neste tópico do fórum oficial a situação tem sido debatida de forma bastante calma e ponderada. Avaliam-se possibilidades e alerta-se a empresa para uma possível brecha na segurança do seu sistema de pagamentos.

Casos semelhantes vão sendo relatados no fórum da comunidade OnePlus

O caso entretanto também já começou a ser exposto e debatido na plataforma Reddit. Lá, as queixas de fraude com cartões de crédito também se vão acumulando. Os sintomas são sempre os mesmos. Pouco tempo depois de fazer uma transação envolvendo o sistema de pagamentos da OnePlus surgem movimentos / compras suspeitas com o cartão de crédito. Compras que o utilizador não fez.

Veja-se a transcrição do relato de um cliente OnePlus. " Também queria expor uma situação envolvendo o vosso (OnePlus) sistema de pagamentos. No dia 10 de janeiro fiz um pagamento no vosso site. Tinha acabado de adquirir o meu novo smartphone. Esse foi o único que fiz com esse cartão de crédito em particular. Nunca utilizei esse cartão de crédito para qualquer outro pagamento anteriormente. Tão pouco o utilizei em qualquer loja ou Multibanco (ATM) uma vez que não é o meu cartão principal. Contudo, o que me aconteceu depois foi deveras frustrante. Recebi uma chamada do meu banco ontem. Alguém estava a tentar pagar com o cartão uma compra de 1179 euros. Algo que não era a minha transação" relata o utilizador.

Multiplicam-se relatos de fraude com cartões de crédito após a sua utilização no site da OnePlus

Avança ainda que "Tive que bloquear o cartão pois durante todo o dia essas pessoas não se coibiram de tentar utilizar os detalhes do meu cartão. Ora, uma vez que apenas fiz um pagamento no site da OnePlus estou deveras preocupado com a legitimidade do vosso serviço. Por favor prestem atenção a esta situação e verifiquem se é possível que alguém possa reter os dados dos cartões de crédito. O sistema de pagamentos utilizado pelo vosso site (OnePlus) prometia segurança. Algo que efetivamente não aconteceu pois fui vítima de fraude com cartões de crédito".

Em suma, por norma se há motivo para efetuar a compra de um produto através do seu site oficial este é inevitavelmente a segurança da compra. Normalmente estas são as vias mais seguras para comprar um produto, assumindo que a marca se responsabiliza pela segurança de ponta a ponta.

O caso entretanto já despertou o interesse da marca tendo o tópico sido afixado. A OnePlus estará a investigar o assunto. Entretanto, aconselho-te a não utilizar cartões de crédito na sua loja. Utiliza o PayPal para efetuar possíveis pagamentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

na próxima atualização

Já não precisas de Google Duo para receber vídeo-chamadas

HTC prepara-se para apresentar o HTC U11 EYEs

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.