OnePlus 6 Dash Charge carregamento rápido
A fabricante não abandonou o “Dash Charge” mas deverá estar à procura de um novo nome. Na imagem, o OnePlus 5.

A OnePlus é uma das fabricantes que possui uma das melhores tecnologias de carregamento rápido no mercado. Todavia, espera-se que a marca “Dash Charge” venha a desaparecer gradualmente dos seus produtos até que seja encontrada uma alternativa.

Agora, devido ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), organismo da UE que visa a regulação do mercado interno, a fabricante chinesa terá que procurar um novo nome para a sua tecnologia de carregamento rápido.

Vê ainda: OnePlus 6 com traseira em vidro transparente seria uma bela visão

Importa frisar que a OnePlus não está a desistir da tecnologia de carregamento rápido. Todavia, na Europa terá que procurar um novo nome, tendo que deixar cair o Dash Charge no esquecimento.

Mais ainda, a tecnologia de carregamento rápido da OnePlus, apesar de não compensar por completo a ausência de carregamento sem-fios no OnePlus 6. Ainda assim consegue colmatar a sua ausência quase na perfeição.

OnePlus terá que substituir o nome Dash Charge

Em boa verdade, nos últimos tempos poucos avanços tem sido feitos no quesito das baterias, com as fabricantes a apostar numa maior capacidade da bateria e maior velocidade do seu carregamento. Neste momento existem duas alternativas, o carregamento sem-fios e o carregamento rápido, algo que tem vindo a ser aperfeiçoado por várias empresas. Entre elas figurando a OnePlus com a sua Dash Charge, “nome” introduzido com o OnePlus 3 em 2016 e no qual a marca apostou bastante.

A causa para tal reside na tentativa frustrada de registo da marca (nome) Dash Charge no mercado europeu. Para a EUIPO, no mercado europeu existem duas outras empresas com nomes de marcas registadas demasiado similares para que o Dash Charge fosse aprovado.

Carregamento rápido visa atenuar a “estagnação” da tecnologia de baterias

Com efeito, até que surja a próxima “revolução” ou avança significativo na tecnologia de baterias, o carregamento rápido é uma grande mais valia. A bateria pode ter exatamente a mesma autonomia mas pelo menos carrega num período menor de tempo, aliviando assim o utilizador.

Neste momento, o carregamento rápido da OnePlus a 5V 4A 20W consegue dar-te mais de 50% (perto de 75%) de carga em apenas 30 minutos de carga. Por tudo isto, a tecnologia Dash Charge tem sido uma das mais aclamadas neste ponto.

Dash Charge chegou com o OnePlus 3 em 2016

OnePlus 6 Dash Charge carregamento rápido
O termo Dash Charge tem feito parte do léxico da OnePlus desde 2016

Ficaríamos a conhecer esta tecnologia, e mais concretamente este nome (Dash Charge) com o OnePlus 3 em 2016. Todavia, o nome terá chegado ao fim. Agora com a marca chinesa a remover toda e qualquer menção da palavra nos canais oficiais.

Note-se que o carregador USB do OnePlus 5T, lançado em novembro de 2017 ainda apresenta a sigla “Dash Charge”. De igual forma, esta também está presente no carregador do OnePlus 5. No novo terminal não estará presente. Posto isto, na prática temos uma gradual omissão da palavra nos novos produtos, permanecendo nos antigos.

A omissão desta marca foi particularmente notória durante o último evento de apresentação de produto no dia 16 de maio, em Londres. Aí, não vimos qualquer menção ao nome da tecnologia de carregamento rápido, nem ouvimos qualquer menção à mesma.

Importa frisar que apesar de ter conseguido registar a marca nos Estados Unidos da América, na Europa não teve a mesma “sorte”. No nosso mercado a Amazon já detém uma marca bastante similar, a sua Dash Replenishment Service, uma API.

Dash Charge pode continuar a ser utilizado pela OnePlus mas não na Europa

Mais ainda, segundo a EUIPO, existem demasiadas semelhanças com uma das marcas detidas pela Bragi, uma empresa dedicada à produção de dispositivos para áudio sem-fios. Ambas as empresas opuseram-se ao registo da “Dash Charge” pela OnePlus, tendo o seu apelo sido ouvido.

OnePlus 6 Dash Charge carregamento rápido
A tecnológica procura agora um novo nome que possa registar na Europa e em todo o mundo.

Atendendo à fatualidade exposta pela  Bragi e pela Amazon, a EUIPO decidiu que existiam demasiadas semelhanças entre as marcas. A OnePlus viu assim negada a sua tentativa de registo da marca dada à sua tecnologia de carregamento rápido.

Posto isto, a tecnológica chinesa terá decidido deixar cair por completo o termo. Estando neste momento à procura de um novo “chavão”. Note-se que a sua empresa-irmã, a OPPO, detém a tecnologia de carregamento rápido “VOOC“, portanto  temos aqui uma boa pista.

Em jeito de curiosidade, tanto a OnePlus como a OPPO e a Vivo pertencem à mesma multi-nacional chinesa, a BBK Eletronics.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) mostra-nos o seu potencial em novas fotos

13 Reasons Why – Análise à 2.ª temporada da série da Netflix

Lenovo Z5 (ZUK Z5) mostra-nos o seu potencial em novas fotos

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).