OnePlus confirma o desenvolvimento do seu primeiro smartwatch

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O lançamento de um smartwatch com a marca OnePlus teve vários episódios nos últimos anos. Os primeiros rumores acerca do tema datam de 2015, porém, a empresa terá interrompido o seu desenvolvimento por razões desconhecidas.

Na recente entrevista que Pete Lau, CEO da OnePlus, concedeu à InputMag, chega-nos a confirmação que todos desejavam. O executivo foi claro e admitiu que a empresa que dirige está mesmo a desenvolver um smartwatch.

Smartwatch da OnePlus pode chegar já em 2021

Peta Lau não se alongou em detalhes acerca do primeiro smartwatch da empresa. Ainda não é desta que se confirma se este gadget terá um aspeto redondo ou se um ecrã quadrado e inspirado no Oppo Watch.

Não obstante, e segundo o que avança a InputMag, o primeiro smartwatch da OnePlus pode ser desvendado no próximo ano. Será mais um capítulo na expansão do ecossistema OnePlus e que a marca tanto apregoou no passado recente.

Recorde que a OnePlus era conhecida pelos seus topos de gama mais acessíveis, mas em 2020 deu o salto para outros segmentos. Além de entrar no segmento dos gama média com força, a tecnológica também alargou o seu portefólio de acessórios de áudio.

Wear OS atrasou o lançamento do smartwatch da OnePlus

Como já mencionei, o desenvolvimento de um smartwatch da OnePlus não é trabalho recente. Foi há cerca de cinco anos que se começou a falar no assunto, porém, esse sofreu vários revezes até hoje.

Como refere Pete Lau na sua entrevista, o estado do Wear OS tem a sua culpa no atraso no lançamento deste gadget. A OnePlus ambiciona colocar este sistema operativo no seu smartwatch, porém, quer criar um ecossistema que o software da Google ainda não potencia.

"O Wear OS definitivamente tem espaço para melhorar. O que estamos a tentar fazer é trabalhar com a Google para tentar melhorar a conectividade entre o ecossistema Wear OS, Android TV e smartphones Android para criar essa capacidade para melhorar a interoperabilidade de dispositivos entre os ecossistemas. Isso também tem sido visto de forma muito positiva pelo lado da Google, então esta é a direção que estamos a tentar desenvolver, mas não temos mais que possamos partilhar sobre isso agora".

Smartphones dobráveis: uma ambição, mas não uma urgência

Aproveitando a ocasião, Pete Lau não poderia deixar de expressar a sua opinião relativamente ao segmento dos smartphones dobráveis. Ele não fecha a porta ao lançamento deste tipo de produto, porém, ainda não vê vantagens para o fazer.

Na opinião de Pete Lau, o software ainda não amadureceu o suficiente para tirar real proveito de um formato dobrável. Ainda não chegamos ao ponto em que a simbiose entre o formato e software oferecem verdadeira vantagem aos utilizadores.

Lau remata o assunto afirmando que a OnePlus está atenta ao mercado dos smartphones dobráveis, sobretudo ao seu software. Afirmações evasivas que não nos dão grandes pistas para quando a chinesa poderá lançar-se neste mercado, mas que não descartam a possibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 9: próximo topo de gama revelado nas primeiras imagens reais
  • OnePlus descansa utilizadores preocupados com as atualizações
  • Google e Qualcomm unem-se para aumentar os anos de atualizações no Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.