OnePlus confirma a chegada do Android Q em 2019 para smartphones mais antigos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A OnePlus decidiu apostar no lançamento de dois modelos topo de gama este ano, estando já a comprovar-se como uma decisão acertada. A fabricante continua a surpreender, ao confirmar agora que também o OnePlus 5 e 5T irão receber a atualização para o Android Q ainda este ano.

Apesar de relembrar que não existem ETAs (tempos de chegada previstos). Fica confirmado oficialmente que apesar de não terem acesso às versões beta, irão receber a tão desejada atualização de forma bastante rápida. Além disso, confirmaram ainda que as principais novidades apresentadas no OnePlus 7 Pro, chegarão também aos modelos mais antigos através de atualizações de software.

Quais as novidades que podes esperar no 'mais antigos' smartphones OnePlus?

Foram muitas as novidades trazidas pela nova versão da Oxygen OS presente no OnePlus 7 Pro. Desde que as funcionalidades não sejam dependentes de novo hardware, ficou garantido que irão ser lançadas também no OnePlus 5/5T/6/6T. Assim sendo, os utilizadores que ainda tenham os modelos mais antigos da fabricante, poderão contar com pelo menos 6 novidades muito em breve.

O Fnatic Mode é possivelmente um dos mais aguardados, permitindo aos utilizadores obter uma performance de nível superior nas suas sessões de jogo. Este modo, bloqueia todas as possíveis distrações enquanto estás a jogar o teu jogo favorito, melhorando ainda a performance do processador.

Por outro lado, o Zen Mode foi concebido para poderes desfrutar ao máximo do ambiente que te rodeia, sem qualquer tipo de interrupção. Para isso, este modo vai desabilitar todo o tipo de notificações, permitindo apenas (durante 20 minutos) a utilização da câmara fotográfica e realização de chamadas de emergência.

Já há muito tempo que é possível realizar a gravação do ecrã utilizando diversas aplicações externas. No entanto, estas acabam por apresentar resultados de performance indesejados, ou são simplesmente pagas. Com a nova versão da Oxygen OS, a OnePlus integrou a funcionalidade para gravar o ecrã, permitindo a captura sincronizada de imagem e som com grande qualidade.

Outra das novidades introduzidas foi as respostas rápidas em modo paisagem. Ou seja, mesmo quando estás a ver vídeos, ou jogar com o smartphone na posição horizontal, vais poder responder a mensagens de forma simples, rápida e prática.

Ainda que tenha de ser testado primeiro nos smartphones mais antigos para analisar possíveis problemas de performance, deverá ser também disponibilizado o DC Dimming, que altera a forma como o ecrã realiza o controlo do nível de brilho. Nos ecrãs AMOLED, esta funcionalidade veio fazer com que seja reduzido consideravelmente o efeito de flickering.

Por fim, temos a funcionalidade RAM Boost, que consegue através da utilização de inteligência artificial, prever quais as aplicações e funcionalidades mais importantes para o utilizador. Desta forma, consegue alocar diferentes quantidades de RAM para diferentes aplicações, tornando toda a experiência de utilização mais fluida.

Mais novidades sobre a OnePlus:

  • OnePlus 7 Pro: problema no ecrã está a deixar utilizadores furiosos! (vídeo)
  • Eis as funcionalidades do OnePlus 7 Pro que chegarão aos modelos anteriores
  • Atenção! O OnePlus 7 Pro não é propriamente fácil de reparar (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.