Já não falta muito para o OnePlus 15 ser oficialmente apresentado, mas antes disso a empresa revelou o software que o mesmo incluirá. Falamos da OxygenOS 16 que será baseada no Android 16.
Um dos trunfos que este software apresenta, quando comprado com o restante universo Android, é o suporte para o Apple Watch. Este é um recurso que não vemos neste mercado com potencial para diferenciar os smartphones da OnePlus.
OxygenOS 16 suporta o Apple Watch, mas com limitações
O suporte para o Apple Watch chega à OxygenOS 16 através da OHealth, mas importa esclarecer que há limitações. A OnePlus esclarece que isso permitirá sincronizar notificações, mensagens, chamadas e registos desportivos.
No entanto, devemos olhar para isto com alguma cautela. Bem sabemos como a Apple é restritiva na compatibilidade dos seus equipamentos, portanto, não será uma surpresa caso ela corte o suporte para estas funcionalidades nas próximas semanas.
Design é inspirado também na Apple
A influência da Apple na OxygenOS 16 continua também no design deste software. A filosofia de design da OxygenOS 16 recebe o nome de “Breath [sic] with You” e é notória a inspiração na era pré-Liquid Glass.
O painel de definições rápidas, a aplicação da meteorologia e até a gaveta de aplicações por categoria são detalhes que aproximam a OxygenOS 16 e o iOS. Já no ecrã bloqueado, a OnePlus inspirou-se no design Liquid Glass com os números altos do relógio.
Por razões que só a própria poderá esclarecer, a OnePlus concluiu que seria mais vantajoso aproximar o seu software do iOS do que da filosofia Material 3 Expressive da Google. Talvez seja uma tentativa de "roubar" clientes á Apple, sobretudo na China.
A OxygenOS 16 chega ainda com um reforço das suas capacidades de IA, embora de forma tímida. Com efeito, esta adiciona ferramentas baseadas em IA de apoio à escrita, transcrições ou um tradutor de menu.
Talvez a principal novidade nesta matéria seja a adição do Gemini ao Mind Space. Esta é uma app que se foca na otimização de capturas de ecrã e outros conteúdos gravados a partir do ecrã do teu smartphone.
Resta agora aguardar pelo lançamento da OxygenOS 16 para os smartphones compatíveis. O primeiro a recebê-la será o OnePlus 15, com mais equipamentos a juntarem-se nos próximos meses.