OnePlus 9 5G perde a câmara com zoom ótico, mas ganha dois trunfos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A geração de smartphones OnePlus 9 será composta por três novos telefones, de acordo com os rumores até à data. A apresentação deverá ocorrer em meados de 2021, provavelmente entre maio e junho do próximo ano e até lá já temos várias imagens do produto.

Sabemos que até a versão base (standard) do OnePlus 9 terá carregamento rápido a 65 W e carregamento sem-fios, algo que em 2020 ficou reservado para o OnePlus 8 Pro. Além disso, ficamos agora a par de algumas novidades no departamento fotográfico.

O OnePlus 9 perderá a câmara telefoto para zoom ótico

De acordo com a mais recente fuga de informação oriunda da China, o OnePlus 9 - a versão standard do próximo smartphone topo de gama da fabricante chinesa, perderá esta habilidade. A câmara com sistema periscópico para ampliação ótica da imagem.

Note-se que esta é a segunda vez que tal hipótese é sugerida, repetindo-se agora esta tese através de fonte distinta. Tal ocorrência leva-nos a acreditar que, pelo menos nesta versão do telefone OnePlus, os utilizadores ficarão privados desta possibilidade.

A possibilidade de ampliar a imagem sem perdas de qualidade - isto é, sem recorrer ao zoom/ampliação digital - foi um dos vetores de desenvolvimento e inovação nos últimos anos. No entanto, para 2021 a empresa de Pete Lau terá outros planos.

A OnePlus pode lançar até três smartphones de próxima geração

Acima vemos, ao pormenor, o módulo de câmaras principais do suposto OnePlus 9, a versão base dos próximos telefones da marca com apresentação provável na primeira metade do ano. Temos um total de três módulos fotográficos e o flash dual-LED.

Omissa é a configuração destas câmaras. Ainda assim, de acordo com algumas fontes, teremos uma primeira câmara de alta resolução, provavelmente com 50 MP e lente grande angular. O segundo módulo terá uma lente ultra-grande angular, ao passo que o terceiro poderá ser dedicado à fotografia macro, ambos equipados com sensores de resolução mais modesta.

Vale ainda relembrar que a geração OnePlus 9 pode estrear uma nova parceria com a Leica, uma colaboração que catapultaria as capacidades fotográficas da fabricante.

A resolução apontada para as câmaras do OnePlus 9 é a seguinte:

  • Primeira câmara com 50 MP - grande angular
  • Segunda câmara com 20 MP - ultra-grande angular
  • Terceira câmara com 12 MP - lente macro

Os trunfos: carregamento sem-fios e carga rápida a 65 W

Com a versão base do smartphone a suportar carregamento sem-fios rápido a 30 W, será uma excelente adição face aos smartphones de 2020. A isto pode somar-se a carga rápida através de cabo USB-C até 65 W, um dos padrões mais velozes.

Relembramos que em 2020 apenas o OnePlus 8 Pro teve direito ao carregamento sem-fios, nem mesmo o OnePlus 8T mais recente. É, portanto, uma hipótese que gostaríamos de ver realizar-se uma vez que entregaria mais valor aos potenciais utilizadores.

Podemos ainda apontar a provável utilização de uma bateria de 4500 mAh para o OnePlus 9, um incremento saudável face aos 4300 mAh de capacidade na bateria do OnePlus 8. Não sabemos se todas as versões terão a mesma capacidade de bateria.

Entre as poucas certezas até ao momento indicamos a presença do processador Snapdragon 888 da Qualcomm, bem como uma construção em vidro e metal. As demais especificações continuam envoltas em dúvidas.

Por fim, relembramos que os OnePlus 9 deverão ser apresentados entre abril e maio de 2021, mas ainda podemos ter várias surpresas.

Editores 4gnews:

  • Xiaomi Mi 10 T: a melhor alternativa ao Mi 11 por menos de 400 €
  • PS5: Comando DualSense começa a mostrar problema que todos temiam!
  • Apple: iPad Pro 2021 deve mesmo trazer a tecnologia mais esperada!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.