OnePlus 7 Pro está ao nível do Huawei P30 Pro, diz a DxOMark

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

O tão antecipado OnePlus 7 Pro foi apresentado hoje e, tal como se esperava, o seu preço bate os recordes da fabricante, começando nos 709€ em Portugal. No entanto, o seu preço mais elevado acaba por ser bem justificado, visto que este é o smartphone mais surpreendente alguma vez lançado pela fabricante chinesa.

A DxOMark não perdeu tempo e publicou de imediato a sua análise às capacidades das câmaras fotográficas do OnePlus 7 Pro, que são um dos seus pontos fortes. Ainda que não tenha conseguido conquistar a coroa de "Rei da fotografia", a empresa não tem problema de afirmar que se encontra ao mesmo nível que o popular Huawei P30 Pro.

Ao conquistar a 3ª posição no ranking da DxOMark, o OnePlus 7 Pro colocou-se apenas atrás do Huawei P30 Pro e Samsung Galaxy S10 Plus. No entanto, é importante realçar que o novo topo de gama ficou apenas a um mero ponto do primeiro lugar. Se considerarmos que o seu preço é substancialmente mais reduzido, temos aqui a primeira prova do valor que oferece ao dinheiro dos utilizadores.

OnePlus 7 Pro apenas perde destaque nas suas capacidades de zoom

Muitos não acreditavam que a OnePlus conseguisse lançar um smartphone topo de gama que fizesse realmente frente ao Huawei P30 Pro no segmento fotográfico. Mas a verdade é que conseguiram provar as suas capacidades. De acordo com a DxOMark, o único segmento em que o P30 Pro ganhou realmente larga vantagem foi nas fotografias com zoom.

Esse resultado não é de admirar, visto que o topo de gama da Huawei chega equipado com uma lente periscópio capaz de alcançar até 5x zoom ótico, 10x zoom híbrido e 50x 'super zoom'. Nas restantes categorias, o OnePlus 7 Pro apresentou resultados surpreendentes, mesmo quando as suas fotos foram colocadas lado a lado com as obtidas pelo Huawei P30 Pro.

Qualidade consistente na vasta maioria das categorias

Nesta série de testes, o OnePlus 7 Pro destacou-se pelo facto de conseguir apresentar exposições e alcance dinâmico bastante preciso, assim como uma focagem automática extremamente rápida e eficaz. Quando colocado nas mais variadas situações de luminosidade, conseguiu sempre manter um nível de detalhe bem acima da média.

Um dos pontos de maior importância para os utilizadores atualmente, são as fotos tiradas em modo retrato. Neste segmento, o OnePlus 7 Pro não desilude, apresentando um efeito 'bokeh' muito bem conseguido, que confere total destaque ao sujeito principal da foto.

Não sabemos qual a sua performance em ambientes do pouca luminosidade

De forma bastante surpreendente, até ao momento não existe nenhuma fotografia tirada num ambiente de pouca luminosidade ou até mesmo de noite. O que é no mínimo estranho. Ainda assim, não seria a primeira vez que a DxOMark publica uma análise incompleta de um smartphone, atualizando o artigo ao longo dos dias que seguem a sua apresentação.

No entanto, já começaram a 'circular teorias' de que esta ausência foi propositada, simplesmente para não baixar a classificação do OnePlus 7 Pro. Mas, apenas poderemos ter a certeza se foi apenas esquecimento daqui a alguns dias. Como disse, não seria a primeira vez que a empresa publicava uma análise incompleta.

Quem a DxOMark e o que deves ter em atenção

A DxOMark é uma impresa independente estabelecida em 2008. Conta com mais de 10 anos de experiência no que respeita ao teste de performance de câmaras fotográficas DSLR, lentes e câmaras fotográficas de smartphones. Todos os testes são realizados seguindo os seus próprios protocolos, de forma a garantir uma avaliação homogénea entre os diversos dispositivos. Esta é uma empresa de referência sempre que é preciso comparar as capacidades fotográficas de smartphones.

No entanto, durante os últimos anos ocorreram inúmeras polémicas que acabaram por colocar em causa a sua reputação. Tendo sido acusada de manipular testes de determinados smartphones, depois de receber (alegadamente) incentivos financeiros. Ainda assim, é importante realçar que estas alegações não passaram de especulação.

Ainda assim, como em qualquer outro tipo de análise, não deves assumir a informação publicada pela DxOMark como a 'verdade absoluta'. Mas sim como, mais uma fonte de informação de referência.

Editores 4gnews recomendam:

  • As diferenças entre o OnePlus 7 e o OnePlus 7 Pro
  • Preço do OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro para Portugal
  • OnePlus 7 Pro é oficial! Está aqui o que precisas de saber!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.