OnePlus 7 Pro e Asus Zenfone 6: o risco que os gigantes ainda não correm

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Esta foi uma semana de lançamentos importantes. A OnePlus e a Asus anunciaram os seus novos topos de gama que são, cada um à sua maneira, marcos na indústria. A razão é bastante simples – a Asus e a OnePlus tiveram a coragem de abolir a notch dos seus novos dispositivos.

Esse é um risco que Samsung, Apple ou Huawei ainda não correram. Quando a Apple lançou o iPhone X em 2017, muitas foram as marcas que a seguiram na adoção da notch. De tamanho similar ou mais pequeno, a medida sempre foi vista como algo transitório, para aquilo que seria o sonho dos entusiastas – um ecrã sem margens.

E embora isso já tenha sido conseguido por marcas desde aí, a OnePlus (no modelo Pro) e a Asus no Zenfone 6, conseguem-no com uma relevância mediática que não existia até à data. A grande questão é se soluções como o mecanismo pop-up ou a câmara rotativa não são, também elas, transitórias.

OnePlus 7 Pro tem câmara pop-up. Já o Zenfone 6 tem uma câmara rotativa

Os mecanismos implementados no OnePlus 7 Pro e no Asus Zenfone 6 são distintos. A OnePlus opta por um sistema pop-up, onde a câmara frontal aparece no topo do dispositivo. Sendo um mecanismo simples, só afeta a câmara frontal, e o acelerómetro do smartphone está preparado para retrair a câmara caso detete uma queda.

O caso do Zenfone 6 é paradigmático. A câmara traseira funciona como câmara frontal, rodando quando solicitado. Embora esta solução ofereça igual qualidade em ambas as soluções, olhando para a construção do Zenfone 6, este sistema pode facilmente sofrer com entrada de sujidade que pode afetar o mecanismo.

Este tipo de soluções serão, até ver, transitórias. Há algum tempo que se fala de uma câmara frontal embutida no ecrã. Sem necessidade de notch, buraco ou estes mecanismos. A qualidade nunca será igual a algo "externo", mas será mais que suficiente para as habituais selfies.

Apostar em soluções mecânicas, ainda que com muitos testes, é um risco. Um risco que marcas como a OnePlus e a Asus podem correr. Uma solução destas num topo de gama Samsung, iPhone ou Huawei será difícil de ver posta em prática. O risco é grande, mas será interessante ver o próximo passo dos gigantes mobile.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 Pro é oficial! Está aqui o que precisas de saber!
  • Asus ZenFone 6: O novo topo de gama é oficial e traz um preço aliciante
  • Câmara pop-up do OnePlus 7 Pro é resistente? Vê este vídeo e comprova
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.