OnePlus 6T: Pete Lau revela as principais novidades do próximo Android

Rui Bacelar
OnePlus 6 OnePlus 6T Android Pie
Sem a porta áudio P2 mas com uma bateria consideravelmente maior?

Estamos já em plena época de fugas de informação e intensificação do hype ou excitação em torno do OnePlus 6T. Este que será o primeiro smartphone da marca a ser lançado já com o Android Pie 9.0 bem como a mais recente versão da sua interface, a OxygenOS.

Apesar de ainda não ter sido apresentado oficialmente - tal deverá acontecer no dia 17 de outubro - já sabemos bastante sobre ele. Por conseguinte, ainda hoje em vário material promocional revelado antes da hora. De igual forma, vimos também esta imagem, publicada pela própria fabricante chinesa.

Vê ainda: OnePlus 6T manter-se-á fiel ao design do atual OnePlus 6

Em primeiro lugar já sabemos que o novo terminal terá uma "notch" muito reduzida e em formato de gota de água. Aliás, terá também o leitor de impressões digitais já embutido no ecrã. Sim, esse será mesmo um dos seus maiores trunfos mas não será o único...

Em segundo lugar também já é um dado adquirido o facto de o OnePlus 6T não trazer a porta áudio jack de 3.5mm - porta áudio P2. Consequentemente, este ponto despertou o melhor e o pior nos fãs da marca, algo que levou a CNET a inquirir diretamente o CEO da empresa, Pete Lau.

Leitor de impressões digitais no ecrã confirmado para o OnePlus 6T

Seria esta publicação internacional que, graças às declarações do responsável máximo pela marca, vem agora desmistificar a remoção do jack. Por conseguinte, Pete Lau expressa as suas razões para retirarem esta porta perfeitamente útil e funcional. Nesse sentido podemos denotar a tensão nas suas palavras, bem como a perfeita noção do impacto que esta estratégia teria. Aliás, sobretudo para uma empresa que durante os últimos anos se tem gabado de manter esta mesma porta áudio P2 e que agora inverte o rumo...

OnePlus 6T Android Pie OnePlus X smartphone gama-média Android CEO OnePlus 5T Pete Lau
Pete Lau, CEO da fabricante chinesa - ©businessworld

"Esta foi uma das decisões mais difíceis em toda a nossa história" afirma Lau. "O maior desafio no nosso labor diário é encontrar um equilíbrio entre o que chegará ao produto final e tudo aquilo que eventualmente será posto de parte". Em suma, dizer "Não" é sempre difícil.

OnePlus 6T chegará já com o mais recente Android Pie 9.0 da Google

Todavia, esta decisão não é isenta de fundamentação. Em primeiro lugar a razão para tal prende-se com a utilização de um leitor de impressões digitais. Sendo este embutido já no ecrã. Por conseguinte, para acomodar o novo leitor biométrico a fabricante Android teve que fazer sacrifícios.

Em suma, sendo este sensor essencialmente um novo scanner de imagem, foi preciso acomodar este componente. No sentido de não engrossar o já de si grande corpo do terminal atual. Por conseguinte a porta áudio P2 acabou por ser a escolha lógica, sendo removida.

"Nós desbloqueamos os nossos smartphones inúmeras vezes ao dia. Por conseguinte, o desbloqueio no ecrã irá simplificar esta tarefa". Declarações prestadas a CNET por um dos engenheiros da fabricante Android.

Porta áudio P2 será uma ausência notória neste smartphone Android

Em conclusão, a empresa liderada por Pete Lau está a cunhar um novo termo para este método de desbloqueio - "Screen Unlock" - o desbloqueio no ecrã. Nesse sentido o CEO mostra-se confiante desta nova tecnologia, afirmando que depois de a utilizar não vamos querer outro método.

Todavia, sabemos perfeitamente que a fabricante Android também está a par da recente e crescente tendência dos gadgetse periféricos sem-fios. Aliás, não foi por acaso que no início do ano lançaram os seus OnePlus Bullets Wireless , os seus auriculares sem-fios.

Do mesmo modo é igualmente provável (ainda que não confirmada) a presença de uma bateria com maior capacidade. Nesse sentido, segundo os rumores poderemos ter um salto de 3300mAh para 3700mAh no próximo terminal, já com Android Pie 9.0.

Nesse ínterim - até ao dia 17- o atual OP6 já se pode congratular por usar a nova OxygenOS baseada no Android Pie 9.0. Um "luxo" ao alcance de poucos smartphones...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.