OnePlus 6T chega dia 17 de outubro com leitor biométrico no ecrã

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O segundo topo de gama da tecnológica chinesa OnePlus, o OnePlus 6T chegará em virtude da atual estratégia da marca. Trará o novo leitor biométrico já embutido no ecrã e a nova versão do sistema operativo da Google, o Android Pie 9.0 bem como a sua OxygenOS.

Todavia, ao passo que no passado os "T's" poucas melhorias traziam face ao modelo lançado previamente, este ano podemos ter boas surpresas. Caso as fugas de informação tenham algum cabimento, teremos então algumas (boas) notícias para os fãs da marca.

Vê ainda: T: Já há possíveis datas de apresentação do topo de gama

Afigurando-se como mais do que um simples incremento no portfólio de smartphones da marca, o OnePlus 6T afigura-se bastante promissor. Começando pela inclusão da mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Pie e uma notch mais elegante.

Em segundo lugar, com base numa imagem partilhada pela própria fabricante (imagem abaixo), podemos ver a clara referência ao leitor biométrico. Este estará já embutido no vidro, tal como vários dos smartphones Android da Vivo, a sua empresa "irmã".

OnePlus 6T trará o novo Android Pie em outubro de 2018

Nesse sentido temos já os BBK Eletronics - usufrua deste know-how. Isto é, esperamos que, tal como no passado, também agora a OnePlus adopte algumas das inovações da Vivo.

Em seguida podemos contemplar a supra-citada imagem com a clara referência a este leitor biométrico. Nesse sentido temos também uma data que certamente não terá sido escolhida ao acaso, devendo ser interpretada como uma pista.

Aliás, tal como já é hábito, as fabricantes vão deixando pistas à vista de todo e qualquer interessado e astuto leitor / consumidor. Mais ainda e em virtude da sua política de dois lançamentos anuais já sabemos que em breve chegará o novo topo de gama.

Chegará o OnePlus 6T a 17 de outubro?

Olhando para os dois últimos anos assistimos à apresentação do 3T e do 5T, sempre em novembro. Todavia, este ano poderemos ter o OnePlus 6T um pouco mais cedo, a 17 de outubro.

A resposta parece ser óbvia mas aconselhamos sempre uma boa dose de cepticismo.

Em contrapartida, algo que já não levanta dúvidas é a inclusão do leitor de impressões digitais no ecrã. Esta característica foi confirmada pela própria fabricante Android, bem como a respectiva justificação.

Em declarações à imprensa internacional, nomeadamente à CNET, a OnePlus justificou a inclusão do novo sensor com a sua utilização diária. Isto é, devido à frequência com que desbloqueamos os nossos smartphones diariamente, o novo leitor biométrico no ecrã virá facilitar a nossa vida.

Leitor biométrico no ecrã será a "maior" novidade?

Em suma, teremos não só o desbloqueio mediado pelo reconhecimento facial como também o novo leitor de impressões digitais. Isto claro, sem esquecer os métodos tradicionais - PIN, padrão, etc.

O OnePlus 6T adotará esta tecnologia agora que a fabricante a considera madura o suficiente para ser integrada no seu topo de gama. Por conseguinte, a marca espera que o público geral possa finalmente usufruir de uma mais valia que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos.

Como opera este novo leitor biométrico?

Segundo as declarações da própria fabricante, é bem mais do que um típico leitor de impressões digitais. Em primeiro lugar o sensor está colocado por baixo do display. Aqui, quando o utilizador toca na área destinada, um conjunto de sensores vai iluminar o teu dedo.

Logo após um sensor ótico (de imagem) vai ler a tua impressão digital, sendo auxiliado por um sensor de inteligência artificial (IA). Por fim, caso o padrão da tua impressão digital coincida com os dados previamente registados o smartphone desbloquear-se-á.

Android Pie, OxygenOS renovada e o mesmo preço para o OnePlus 6T

O leitor biométrico deixará de estar presente na traseira do smartphone Android, passando a estar agora à frente. Todavia, a nova colocação dos sensores obrigará a uma reordenação do seu interior. Mais ainda, o smartphone terá que ser um pouco mais espesso, cerca de 0.45mm mais grosso que o seu antecessor.

Em suma, teremos um smartphone similar mas com várias novidades. Desde a sua notch possivelmente reduzida ao já confirmado leitor biométrico no ecrã. Por fim, poderemos até ter uma configuração tripla de câmaras na sua traseira, algo que para já é um mero rumor.

Seja como for, a sua existência está assim confirmada e, de igual forma, poderemos contar já com o novo Android Pie no seu interior. Este mesmo sistema operativo será mediado pela interface da própria marca, a OxygenOS.

Ansiosos pela apresentação deste novo topo de gama?

Editores 4gnews recomendam:

Android. Será que a Realme chegará à Europa para enfrentar a Xiaomi?

Xiaomi: MIUI 10 estável chega a mais uma mão-cheia de smartphones

Xiaomi Pocophone F1 é mais resistente do que parece

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.