OnePlus 6T: O que esperar do próximo topo de gama Android?

Rui Bacelar
OnePlus 6T Android vermelho OPPO R17
Poderá este ser o aspecto final da próxima geração?

A OnePlus é uma das marcas chinesas que mais têm crescido não só no volume de vendas como também na reputação junto dos consumidores. É também uma das fabricantes Android que nos entregará mais um smartphone em 2018, o OnePlus 6T. Será assim tão similar ao OPPO R17?

Estando a sua existência e chegada praticamente assegurada pelo histórico recente da fabricante Android, começamos agora a ver alguns indícios do próximo produto. Nesse sentido, já vimos alguns renders ou representações digitais do OnePlus 6T com um look bem familiar.

Vê ainda: OnePlus prepara-se para inaugurar loja física em Paris

Em primeiro lugar é normal vermos esta marca e a OPPO a partilharem o design dos seus produtos, não sendo todavia uma cópia mas mais...uma partilha. Note-se que ambas as empresas pertencem à mesma multinacional, a BBK Eletronics.

Em segundo lugar, se já no passado vimos os smartphones da OnePlus a inspirarem-se nos dispositivos da OPPO, tal deverá repetir-se em 2018. Nesse sentido veremos um OnePlus 6 com uma "notch" ou recorte em forma de gota de água. Aliás, não ficaria admirado se o design do próximo flagship killer fosse inspirado no OPPO Find X.

OnePlus 6T pode chegar em novembro de 2018

Ilustrando o que acaba de ser dito, no passado o OP5T e o OP6 herdaram o aspecto do OPPO R11s bem como o do OPPO R15. Ademais, podemos recuar até ao OPX, uma cópia quase exata do smartphone OPPO Mirror 5. Olhando para o presente temos um novo OPPO R17 já apresentado em 2018 bem como um acumular de indícios sobre o OnePlus 6T. Em suma, é extremamente provável que ambos os smartphones Android sejam similares.

OPPO R17 OnePlus 6T Android
Podemos aqui contemplar o possível aspecto deste terminal ©phonearena

Foi com base nessa premissa que a equipa do site phonearena elaborou algumas representações digitais - vulgo renders. O resultado é o que podemos observar em seguida, com o possível OnePlus 6T a diminuir a notch para uma mera gota de água.

Será um dos próximos smartphones Android

Caso todas as nossas suspeitas se verifiquem (e para já ainda há um grande espaço para especulação), o terminal chegará em novembro. Data sustentada no histórico da marca que já nos apresentou duas gerações de "T's" durante o penúltimo mês do ano.

Podendo adotar uma "notch" muito reduzida e no melhor dos cenários com o leitor de impressões digitais já na tela, o OnePlus 6T começa a atrair as nossas atenções. Espera-se que mantenha grande parte das características da atual geração de produtos, melhorando aspectos chave.

Pois bem, o que trará de novo o OnePlus 6T?

Esta é a questão que está a dominar as mentes dos entusiastas de tecnologia e todos os interessados na aquisição de um novo smartphone. A resposta reside na experiência fotográfica, na "notch" e no leitor de impressões digitais. Algo que também foi reforçado na empresa "irmã" com o OPPO R17.

OnePlus 6T Android OPPO R17
Tal como a Huawei, também esta fabricante Android poderá adotar a câmara tripla, presente noOPPO R17. ©phonearena

Nesse sentido, começando já pela câmara fotográfica, é provável que esta passe a contar com três sensores. Porquê? Bom, porque as demais fabricantes o estão a fazer - veja-se a Huawei. Ademais, veja-se o OPPO R17 Pro, já com uma câmara tripla.

Inspiração no OPPO R17?

Sob o mesmo ponto de vista, a câmara do R17 Pro conta com um sensor de 12MP. Aqui com abertura focal de f/1.5. De igual forma apresenta um sensor de 20MP com abertura focal de f/2.4 e uma terceira câmara para auxiliar e conjugar as duas anteriores.

Em suma, não é de todo impossível ou improvável vermos esta configuração tripla no próximo topo de gama Android da marca liderada por Pete Lau e Carl Pei. Diria até que é apenas uma questão de tempo até que tal se materialize.

O que é gostaria de ver melhorado no OnePlus 6T?

Enquanto utilizador do atual OP6, existem naturalmente alguns quesitos que gostaria de ver reforçados na próxima geração. Todavia continuo a expressar a minha reticência face ao ciclo de substituição / renovação de 6 em 6 meses.

Seja como for, a câmara fotográfica é talvez o quesito que mais gostaria de ver reforçado. Não que a atual câmara seja desapontante, muito pelo contrário mas sinto que é um ponto que pode (e deve) ser sempre reforçado.

Já relativamente à "notch" considero-a um não problema e sim uma característica. Todavia, entendo que nem todos os consumidores pensem o mesmo e uma "nova" abordagem a esta imperfeição de design é sem dúvida bem vinda.

Em suma, as restantes características técnicas - processador e configurações de memória - continuarão as mesmas. Algo que não é repreensível, sendo a atual geração extremamente bem equipada para os padrões de 2018.

Agora resta a questão, será desta que veremos a certificação IP68 no terminal? Ou até mesmo o carregamento sem-fios?

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus 6 está por 388€ com este promocode (tempo limitado)

OnePlus 6T poderá ser o smartphone Android mais importante do ano

OnePlus 6T: Confirma-se um design diferente do antecessor

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.