Home Android

OnePlus 6T será o primeiro Android da marca sem a porta áudio P2

Está na hora de nos despedirmos do "jack".

OnePlus 6 Android Oreo Google quebra vidro
Está na hora de nos despedirmos do “jack”.

Está agora confirmado, o smartphone OnePlus 6T não trará a porta audio jack de 3.5mm (porta P2). Nesse sentido façamos um minuto de silêncio por mais uma fabricante Android que cede assim à tendência criada pela Apple. Todavia, existem algumas razões plausíveis para esta decisão.

Em primeiro lugar toda esta peça é baseada na entrevista concedida por Carl Pei, o co-fundador da OnePlus à equipa da TechRadar. Por conseguinte confirma-se também a existência (aparente) e lançamento para breve do novo smartphone Android desta empresa.

Vê ainda: Xiaomi Pocophone F1 tem uma característica que falta no iPhone XS Max

Seja como for, certo é que após vários anos em que se orgulhavam de ainda ter o “jack”, agora chegou a altura de o remover. Nesse sentido, o próximo OnePlus 6T abdicará de uma das portas (características) que mais tem dividido o público nos últimos anos.

Em segundo lugar, segundo a equipa da TechRadar, o co-fundador da empresa não referiu uma única vez o nome OnePlus 6T. Pelo contrário utilizaria sempre a expressão “o próximo dispositivo da OnePlus”.

OnePlus 6T pode chegar durante o mês de Novembro

Por certo não teremos que esperar muito mais até conhecer o “próximo dispositivo da OnePlus”, não com todos os rumores que já circulam. Aliás, já há dois anos que a marca lança uma edição T e, de igual forma, sempre durante o mês de novembro. Posto isto, estamos a cerca de dois meses da apresentação do novo smartphone Android da tecnológica chinesa. Agora, resta saber quais as justificações para o “fim do jack”.

leitor biométrico OnePlus 6T Android vermelho
Poderá este ser o aspecto final da próxima geração?

Por mais que esta decisão possa causar consternação nos fãs da marca, entusiastas de tecnologia bem como potenciais compradores, existem razões para a sustentar. Bom, pelo menos para a chefia da OnePlus existem alguns motivos para esta decisão.

Em primeiro lugar relembro que já no início de 2018 a marca levou a cabo uma votação através da conta oficial de Twitter de Carl Pei. Aí inquiriram os seus seguidores quanto à necessidade desta mesma porta audio jack. Venceria o voto favorável à sua manutenção.

Os motivos para a remoção da porta áudio P2 – jack de 3.5mm

Importa agora perceber o porquê desta decisão por parte da tecnológica chinesa. Porque é que de repente, porque é que agora decidiram remover a porta áudio jack de 3.5mm dos seus terminais? Bom, Carl Pei tem algumas justificações para tal.

Segundo Pei, aquando da fundação da empresa em dezembro de 2013 o seu objectivo ficou perfeitamente definido. Nesse sentido, a empresa quer sempre produzir o melhor smartphone para cada época. Algo que segundo Pei não significa incorporar todo e qualquer componente disponível no mercado.

Continuando na sua explicação, Carl Pei afirma que há decisões que têm de ser tomadas para otimizar a experiência de utilização. Sob o mesmo ponto de vista, certos aspectos podem ser valorizados pelo utilizador mas também podem representar um entrave.

“Também tivemos que pensar no impacto negativo desta decisão (remoção da porta áudio P2) para os nossos utilizadores.” Declarações de Carl Pei à TechRadar. De igual forma, Pei afirma que fruto das sondagens feitas à comunidade descobriram que 59% dos utilizadores já tem um par de auscultadores sem fios.

OnePlus 6T será o primeiro smartphone Android da empresa sem esta porta…

Surpreendentemente estes dados foram recolhidos mesmo antes de a OnePlus anunciar os seus primeiros (e até agora únicos) auriculares sem-fios. São eles os OnePlus Bullets Wireless, tendo sido apresentados aquando do smartphone OnePlus 6.

Pei sente-se confiante de que esta remoção da porta P2 não causará muita fricção junto dos utilizadores atuais da OnePlus. Todavia, caso esta decisão tivesse sido tomada há dois anos atrás o cenário seria completamente diferente.

Para o co-fundador da empresa, esta cifra – 59% – já será bem maior atualmente. Isto graças à boa recepção dos seus novos auriculares sem-fios. Nesse sentido importa frisar que já se passaram 4 meses desde a sua apresentação. De igual forma já correm rumores de uns novos auriculares com fios e conexão USB do Tipo C.

Android OnePlus 6 Bullets EarPhones
A tecnológica chinesa está a trabalhar em novos auriculares. Na imagem temos os Bullets V2.

Em suma, este responsável máximo da tecnológica chinesa está ciente das consequências oriundas desta decisão. “Não foi uma decisão que a OnePlus tomasse ao acaso“, reafirma Pei.

Nesse sentido Pei refere ainda que a sua remoção não é feita ao calhas ou porque todos os outros o estão a fazer sem saber bem porquê. Querendo beneficiar os seus utilizadores e melhorar a sua experiência de utilização, o OnePlus 6T promete várias melhorias.

O seu próximo smartphone Android chegará já com o novo Android Pie 9.0 bem como uma nova versão da sua interface, a OxygenOS.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei e Honor preparadas para ressuscitar o Wear OS

Samsung inspira-se na Huawei com o seu Galaxy A9 Star

Huawei desmente o desenvolvimento de uma alternativa ao Android

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).