OnePlus 6 e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Unidos pelo Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Unidos pelo Snapdragon 845, o mais recente "motor" topo de gama da fabricante norte-americana Qualcomm. Duas marcas oriundas da China que têm vindo a conquistar o mercado nacional. Em breve, teremos dois produtos de cada uma delas, o OnePlus 6 e o Xiaomi Mi MIX 2S.

Duas marcas que associamos imediatamente a uma incomparável relação preço / qualidade e a aspectos menos positivos como as compras online e os possíveis imbróglios alfandegários. Aqui a OnePlus tem a vantagem, os seus produtos são vendidos diretamente pela marca, com envios de armazéns na Europa para Portugal. A Xiaomi, já conta com duas lojas oficiais em Espanha, todavia, continua ausente de Portugal.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 Plus é o melhor smartphone para fotografia – DxOMark

Esperamos grandes lançamentos de ambas as marcas. Agora que os IDC, a Huawei domina a China com a Xiaomi em 4º lugar, à frente da norte-americana Apple.

Xiaomi Mi MIX 2S chega no mesmo dia dos Huawei

Além disso, a presença da Xiaomi no 2º maior mercado mundial de smartphones, a Índia, já será superior à da Samsung, a maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Isto segundo os dados da agência Canalys. Entretanto, a marca aposta também na expansão para mercados europeus com o Xiaomi Mi MIX 2S a ser um dos próximos lançamentos agendados. Pouco depois teremos também um Xiaomi Mi 7, o topo de gama mais "convencional" se é que tal termo pode ser associado a uma marca que não pára de nos surpreender.

Será este o Xiaomi Mi MIX 2S?

Acredita-se que este Xiaomi Mi MIX 2S seja o Synaptics está a desenvolver um sensor de impressões digitais para aplicação no ecrã dos dispositivos móveis. Teremos esperar para ver qual das duas será a primeira a aplicar comercialmente esta inovação.

Todavia, já sabemos que, tal como o OnePlus 6, também o Xiaomi Mi MIX 2S trará o processador Qualcomm Snapdragon 845. Este é o mais recente SoC da Qualcomm. Será sem dúvida o processador a procurar em praticamente todos os topos de gama de 2018. Apresenta uma melhoria de cerca de 30% face ao Snapdragon 835 a nível de performance e de economia de energia.

Este Xiaomi Mi MIX 2S deverá ainda apresentar um ecrã completo mas sem a monocelha, recorte, entalhe ou notch que caracteriza o iPhone X da Apple. Terá apenas, segundo os rumores, uma pequena área no canto superior direito. Aí deveremos a câmara fotográfica para as selfies e todos os sensores necessários. Poderá ser uma abordagem semelhante à do Essential Phone mas, em vez de teremos a câmara no centro, estará no canto superior direito.

Xiaomi Mi MIX 2X terá, a par do OnePlus 6, o Snapdragon 845 da Qualcomm

Poderemos ver também algumas melhorias na câmara principal deste equipamento. Já a nível de sistema operativo já contará com o Android Oreo. Este estará "mascarado" com a MIUI 9. A marca já confirmou a sua apresentação no dia 27 de março e até lá é certo que veremos mais fugas de informação.

OnePlus 6 chegará pouco depois...

A sua existência foi confirmada no início do ano, durante uma entrevista concedida à imprensa internacional por Carl Pei (VP) e Pete Lau (CEO). Estava ainda a decorrer o CES Las Vegas e já sabíamos quando é que este OnePlus 6 seria apresentado. Foi ainda sugerida a apresentação do OnePlus 6T em novembro próximo. Em seguida podemos ver aquelas que se acreditam ser as primeiras fotos reais do OnePlus 6.

Será este o OnePlus 6?

É certo que utilizará o processador Snapdragon 845 da Qualcomm, tal como o Xiaomi Mi MIX 2S. Este OnePlus 6 contará com 6 ou com 8GB de memória RAM. Teremos também 64 ou 128GB de armazenamento interno não expansível. Chegará, claro, com a OxygenOS (ROM oficial da marca), já baseada no Android Oreo 8.1

Xiaomi Mi MIX 2S e OnePlus 6, as próximas "flores"

Entre as suas configurações e características conta-se também o ecrã OLED. Praticamente sem margens, agora com uma pequena "monocelha" ou notch na parte superior. Isto claro, se estas fotografias do OnePlus 6 tiverem algum fundamento de verdade. Poderão retratar um mero protótipo ou ser apenas uma farsa.

Seja como for, ausente está o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico e isto deixa-nos com duas possibilidades. A primeira será a ausência deste método de desbloqueio e autenticação. A OnePlus, tal como a Apple antes de si, poderá obrigar os consumidores a utilizar o Face ID ou Face Unlock. Algo que não seria de estranhar. Sobretudo tendo em conta a ênfase que a marca deu ao seu Face Unlock durante a apresentação do OnePlus 5T.

O outro cenário seria a inclusão deste sensor biométrico ou de impressões digitais no ecrã. Poderá o OnePlus 6, tal como o suposto Xiaomi Mi MIX 2S, trazer esta nova tecnologia? Seria de facto algo bem vindo, partindo do pressuposto que o seu funcionamento seja fiável e útil no dia-a-dia. Certo é que no decurso dos próximos meses teremos mais informações sobre este terminal.

O OnePlus 6 deverá ser apresentado entre maio e junho. Qual seria a tua escolha entre o Xiaomi e o OnePlus?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9 eleito o smartphone com melhor ecrã – DisplayMate

Samsung Galaxy S9 Plus é o melhor smartphone para fotografia – DxOMark

alaxy S9. AR Emoji são uma cópia dos Animoji da Apple?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.