Home Android

OnePlus 6 – Tudo o que precisas de saber sobre o ”flagship killer”

"A velocidade que precisas" e agora o rigor que mereces na informação.

OnePlus 6 Android Oreo Google
O dia 16 foi repleto de novidades. Agora, podes ficar a saber tudo com o rigor que mereces.

A OnePlus apresentou oficialmente o seu novo flagship ou topo de gama com a plataforma Android Oreo da Google. O novo OnePlus 6 vem suceder o OnePlus 5T lançado em novembro de 2017. Por sua vez, este veio substituir o OnePlus 5, lançado em junho do mesmo ano.

Olhando agora para o novo OnePlus 6 vemos os mesmos valores basilares da marca fundada por Carl Pei e Pete Lau em dezembro de 2013. Trata-se de um topo de gama Android, extremamente poderoso com todas as melhores características técnicas disponíveis no mercado.

Vê ainda: 44 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Temos ainda um design que vai ao encontro das atuais tendências em 2018. Aqui, por exemplo, em 2017 assistimos à generalização da câmara dupla. Já este ano assistimos à inclusão da “notch”, recorte, entalhe ou monocelha no topo do ecrã.

Ainda assim, neste novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google destaca-se sobretudo pelo novo design. É aqui que sentimos o factor “WOW”, o factor “X” ou a grande surpresa. Isto sem desvirtuar as melhorias no seu interior e otimizações de software.

Tudo o que precisas de saber sobre o novo OnePlus 6

Estas melhorias de software fazem-se sentir por exemplo na câmara fotográfica e experiência de fotografia. Este tem sido um dos principais vetores de desenvolvimento na OnePlus e com o OnePlus 6 temos a inclusão de várias melhorias para a câmara. Esta continua a ser dupla mas tanto a sua posição como a orientação mudaram. Estão agora ao centro, com alinhamento vertical.

OnePlus 6 Android Oreo Google
Está na hora de descobrires tudo sobre o novo topo de gama Android. Em branco e preto (brilhante ou fosco).

Separam-se assim da imagem associada aos OPPO e iPhone da Apple. Já por outro lado a OnePlus mantém várias das suas “traves mestras” como o carregamento rápido “Dash Charge”. E claro, o preço competitivo para o mercado atual.

As especificações técnicas do OnePlus 6

Em primeiro lugar, o ecrã é composto por um painel OLED tal como os seus antecessores mas conta agora com um formato diferente e um display maior. Com efeito, no OnePlus 6 temos um ecrã de 6.28 polegadas com resolução Full-HD+, portanto 2280 x 1080 pixéis.

A OnePlus apelida-o de display Optic AMOLED e apresenta um formato / padrão de 19:9 que nos dá um aspecto bastante esticado. Será relativamente fácil utilizar este smartphone com uma só mão, sobretudo com os gestos para navegação.

O smartphone utiliza um dos mais poderosos processadores do mercado. Trata-se do Snapdragon 845 da Qualcomm. Este SoC é composto por 8 núcleos (octa-core) de processamento com frequências máximas de 2.8GHz, uma plataforma a 64-bits. Temos também a gráfica Adreno 630.

Vidro Gorilla Glass 5 da Corning protege todo o OnePlus 6

OnePlus 6 Android Oreo Google
Podemos aqui ver os 3 acabamentos, em Preto Fosco, Branco e Preto Brilhante. Todos eles em vidro.

Já a nível de memória RAM e armazenamento temos um total de 3 variantes para o OnePlus 6. A primeira vem com 6GB de memória LPDDR4X RAM e 64GB de armazenamento interno não expansível.

Em seguida temos duas variantes com 8GB de memória RAM. Uma com 128GB de armazenamento interno e a segunda com 256GB de armazenamento interno (memória com o padrão USF 2.1). Em nenhuma das variantes poderás utilizar um cartão de memória microSD para expansão.

O smartphone com a plataforma Android Oreo da Google conta ainda com uma bateria de 3300mAh de capacidade que será carregada rapidamente. Com efeito, apesar de não ter carregamento sem-fios temos aqui o carregamento Dash Charge.

O OnePlus 6 tem conectividade dual-SIM (nano-SIM), além de um leitor de impressões digitais / sensor biométrico na sua traseira. Temos também conectividade Bluetooth 5.0 e uma porta USB do Tipo C além da entrada para auscultadores (porta P2).

 Software – Android Oreo da Google com a OxygenOS 5

O novo OnePlus 6 utiliza o sistema operativo Android Oreo 8.1 da Google, a sua mais recente versão, presente em menos de 1% de todos os dispositivos. Conta também com a interface própria da marca, a OxygenOS 5.1.

OnePlus 6 Android Oreo Google
Todos os esquemas de cor para o novo topo de gama com a plataforma Android Oreo da Google.

Na traseira deste smartphone Android temos uma câmara dupla composta por um sensor Sony IMX519 com 16MP de resolução. Conta ainda com uma abertura focal de f/1.7 e pixéis de 1.22um. O segundo sensor, de 20MP tem uma abertura focal de f/1.7.

Além do Android Oreo podes usar a versão beta do Android P da Google

Temos aqui dois sensores RGB, sendo o segundo dotado de zoom ótico de 2X. Já na parte frontal temos uma câmara de 16MP para as selfies e video-chamadas com abertura focal de f/2.0.

A nível de dimensões o OnePlus apresenta 155.7 x 75.35 x 7.75 mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 177 gramas e conta com antenas 4×4 MIMO, algo que se reflectirá na conexão Wi-Fi, entre outras.

Design – o “fator X” do OnePlus 6

Apesar de o ADN do OnePlus 5 continuar presente no novo OnePlus 6, temos várias mudanças neste quesito. Agora, para 2018 temos um look mais contemporâneo com o vidro a substituir em grande parte o metal – este continua presente na estrutura.

As mudanças são particularmente notórias quando olhamos para o painel frontal, para a sua notch onde está a câmara frontal, o auscultador e sensores. Mais ainda, as margens estão muito, muito reduzidas, tanto na parte frontal como na parte superior.

A “notch” é uma etapa necessária até chegarmos à época dos ecrãs completos. Até lá, será a solução para termos ainda mais ecrã disponível para o utilizador mas claro que nem todos gostarão do seu aspecto. Nas definições poderás desativar a notch.

Na traseira, para além do alinhamento vertical das câmaras temos agora o seletor / interruptor das notificações na lateral direita. Trata-se de uma posição mais ergonómica, acessível com o teu polegar.

Já a nível de esquemas de cor temos o Mirror Black (preto espelhado), Midnight Black (preto fosco) e Silk White (branco). O primeiro tem um acabamento brilhante, oposto ao segundo. Por último, no Silk White temos um pouco de rosa à mistura com o dourado. Cumpre ainda salientar que esta versão (Silk White) chega à loja a partir de 5 de junho.

Câmaras – A grande incógnita ou a maior promessa?

Perfeitamente ciente da importância de uma ótima câmara fotográfica nos topos de gama de 2018, a OnePlus equipou o OnePlus 6 com novos trunfos. Com o hardware supra-citado, temos aqui a Inteligência Artificial ao serviço da câmara.

Esta será capaz de identificar o tipo de cenário que tem diante de si e ajustar as definições da câmara. Temos também um flash dual-LED para iluminar a cena, entre as câmaras e o leitor de impressões digitais.

OnePlus 6 Android Oreo Google
O novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google chega no dia 22 à loja.

Com um hardware idêntico ao do OnePlus 5T, as câmaras contam agora com novos “truques”. Em primeiro lugar, terás aqui o “Deslize para focar” que utiliza o interruptor lateral das notificações para ajustar a focagem.

Tens também os Modos de Beleza com a inteligência artificial ao serviço das câmaras. Mais ainda, tal como os Samsung Galaxy S9 e Sony Xperia XZ2 temos aqui a gravação de vídeo em câmara lenta.

Com efeito, este smartphone com a plataforma Android Oreo da Google é capaz de gravar a 480fps durante 1 minuto. Após capturares o vídeo poderás decidir quais as seções que queres desacelerar.

O OnePlus 6 é uma notória ausência do ranking da DxOMark.

As suas câmaras traseiras de 16MP e 20MP contam ainda com OIS (estabilização ótica da imagem) e EIS (estabilização eletrónica da imagem). Ambos os mecanismos vão contribuir para melhores fotos noturnas e para melhores vídeos (menos tremuras).

OnePlus 6 Android Oreo Google
Estes são os preços e configurações do novo topo de gama Android

Relativamente aos seus preços, o OnePlus 6 está mais caro. É um facto. O seu antecessor começava nos 499€ e na versão de topo chegava aos 549€. Agora, a fasquia está mais elevada mas ainda assim terás aqui ainda mais “trunfos” no novo flagship killer. Temos até uma edição especial inspirada no mais recente filme dos Avengers da Marvel.

O preço subiu mas continua competitivo. Esperemos agora para ver como se porta o terminal no dia-a-dia com uma utilização normal. Chegará em breve à 4gnews para o uma análise em que se usa o produto e não se faz mera publicidade à marca.

Até lá, podem acompanhar todas as novidades aqui, no teu portal de tecnologia falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo apresenta o novo Motorola Moto 1S com o Snapdragon 450

Google Pixel 3 também deverá trazer a tão criticada ”notch”

Modo retrato do iPhone X é o destaque da nova publicidade da Apple

Fonte

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).