OnePlus 6 - Tudo o que precisas de saber sobre o ''flagship killer''

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A OnePlus apresentou oficialmente o seu novo flagship ou topo de gama com a plataforma Android Oreo da Google. O novo OnePlus 6 vem suceder o OnePlus Pete Lau em dezembro de 2013. Trata-se de um topo de gama Android, extremamente poderoso com todas as melhores características técnicas disponíveis no mercado.

Vê ainda: d

Temos ainda um design que vai ao encontro das atuais tendências em 2018. Aqui, por exemplo, em 2017 assistimos à generalização da câmara dupla. Já este ano assistimos à inclusão da "notch", recorte, entalhe ou monocelha no topo do ecrã.

Ainda assim, neste novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google destaca-se sobretudo pelo novo design. É aqui que sentimos o factor "WOW", o factor "X" ou a grande surpresa. Isto sem desvirtuar as melhorias no seu interior e otimizações de software.

Tudo o que precisas de saber sobre o novo OnePlus 6

Estas melhorias de software fazem-se sentir por exemplo na câmara fotográfica e experiência de fotografia. Este tem sido um dos principais vetores de desenvolvimento na OnePlus e com o OnePlus 6 temos a inclusão de várias melhorias para a câmara. Esta continua a ser dupla mas tanto a sua posição como a orientação mudaram. Estão agora ao centro, com alinhamento vertical.

Separam-se assim da imagem associada aos Apple. Já por outro lado a OnePlus mantém várias das suas "traves mestras" como o carregamento rápido "Dash Charge". E claro, o preço competitivo para o mercado atual.

As especificações técnicas do OnePlus 6

Em primeiro lugar, o ecrã é composto por um painel Qualcomm. Este SoC é composto por 8 núcleos (octa-core) de processamento com frequências máximas de 2.8GHz, uma plataforma a 64-bits. Temos também a gráfica Adreno 630.

Vidro Gorilla Glass 5 da Corning protege todo o OnePlus 6

Já a nível de memória RAM e armazenamento temos um total de 3 variantes para o OnePlus 6. A primeira vem com 6GB de memória LPDDR4X RAM e 64GB de armazenamento interno não expansível.

Em seguida temos duas variantes com 8GB de memória RAM. Uma com 128GB de armazenamento interno e a segunda com 256GB de armazenamento interno (memória com o padrão Dash Charge.

O OnePlus 6 tem conectividade dual-SIM (nano-SIM), além de um leitor de impressões digitais / sensor biométrico na sua traseira. Temos também conectividade Bluetooth 5.0 e uma porta USB do Tipo C além da entrada para auscultadores (porta P2).

Software - Android Oreo da Google com a OxygenOS 5

O novo OnePlus 6 utiliza o presente em menos de 1% de todos os dispositivos. Conta também com a interface própria da marca, a OxygenOS 5.1.

Na traseira deste smartphone Android temos uma câmara dupla composta por um sensor Sony IMX519 com 16MP de resolução. Conta ainda com uma abertura focal de f/1.7 e pixéis de 1.22um. O segundo sensor, de 20MP tem uma abertura focal de f/1.7.

Além do Android Oreo podes usar a versão beta do Android P da Google

Temos aqui dois sensores RGB, sendo o segundo dotado de zoom ótico de 2X. Já na parte frontal temos uma câmara de 16MP para as selfies e video-chamadas com abertura focal de f/2.0.

A nível de dimensões o OnePlus apresenta 155.7 x 75.35 x 7.75 mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 177 gramas e conta com antenas 4x4 MIMO, algo que se reflectirá na conexão Wi-Fi, entre outras.

Design - o "fator X" do OnePlus 6

Apesar de o ADN do OnePlus 5 continuar presente no novo OnePlus 6, temos várias mudanças neste quesito. Agora, para 2018 temos um look mais contemporâneo com o vidro a substituir em grande parte o metal - este continua presente na estrutura.

As mudanças são particularmente notórias quando olhamos para o painel frontal, para a sua notch onde está a câmara frontal, o auscultador e sensores. Mais ainda, as margens estão muito, muito reduzidas, tanto na parte frontal como na parte superior.

A "notch" é uma etapa necessária até chegarmos à época dos ecrãs completos. Até lá, será a solução para termos ainda mais ecrã disponível para o utilizador mas claro que nem todos gostarão do seu aspecto. Nas definições poderás desativar a notch.

Na traseira, para além do alinhamento vertical das câmaras temos agora o seletor / interruptor das notificações na lateral direita. Trata-se de uma posição mais ergonómica, acessível com o teu polegar.

Já a nível de esquemas de cor temos o Mirror Black (preto espelhado), Midnight Black (preto fosco) e Silk White (branco). O primeiro tem um acabamento brilhante, oposto ao segundo. Por último, no Silk White temos um pouco de rosa à mistura com o dourado. Cumpre ainda salientar que esta versão (Silk White) chega à loja a partir de 5 de junho.

Câmaras - A grande incógnita ou a maior promessa?

Perfeitamente ciente da importância de uma ótima câmara fotográfica nos topos de gama de 2018, a OnePlus equipou o OnePlus 6 com novos trunfos. Com o hardware supra-citado, temos aqui a Inteligência Artificial ao serviço da câmara.

Esta será capaz de identificar o tipo de cenário que tem diante de si e ajustar as definições da câmara. Temos também um flash dual-LED para iluminar a cena, entre as câmaras e o leitor de impressões digitais.

Com um hardware idêntico ao do OnePlus Sony Xperia XZ2 temos aqui a gravação de vídeo em câmara lenta.

Com efeito, este smartphone com a plataforma Android Oreo da Google é capaz de gravar a 480fps durante 1 minuto. Após capturares o vídeo poderás decidir quais as seções que queres desacelerar.

O OnePlus 6 é uma notória ausência do ranking da DxOMark.

As suas câmaras traseiras de 16MP e 20MP contam ainda com OIS (estabilização ótica da imagem) e EIS (estabilização eletrónica da imagem). Ambos os mecanismos vão contribuir para melhores fotos noturnas e para melhores vídeos (menos tremuras).

Relativamente aos seus preços, o OnePlus 6 está mais caro. É um facto. O seu antecessor começava nos 499€ e na versão de topo chegava aos 549€. Agora, a fasquia está mais elevada mas ainda assim terás aqui ainda mais "trunfos" no novo flagship killer. Temos até uma edição especial inspirada no mais recente filme dos Avengers da Marvel.

O preço subiu mas continua competitivo. Esperemos agora para ver como se porta o terminal no dia-a-dia com uma utilização normal. Chegará em breve à 4gnews para o uma análise em que se usa o produto e não se faz mera publicidade à marca.

Até lá, podem acompanhar todas as novidades aqui, no teu portal de tecnologia falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo apresenta o novo Motorola Moto 1S com o Snapdragon 450

e Pixel 3 também deverá trazer a tão criticada ”notch”

Modo retrato do iPhone X é o destaque da nova publicidade da Apple

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.