Home Android

OnePlus 6 será o maior rival para o Samsung Galaxy S9 – Counterpoint

Poderão os resultados do mercado indiano reflectir-se noutros pontos do globo?

Xiaomi Samsung Galaxy S9 spot publicitário OnePlus 6 Android Oreo
A velocidade será um dos grandes pontos fortes deste smartphone Android da fabricante chinesa.

Na Índia, o segundo maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis, a Xiaomi já destronou a Samsung no último trimestre de 2017. Reforçando a sua liderança no 1º trimestre de 2018, os Samsung Galaxy S9 terão em breve, nos OnePlus 6, um dos seus maiores rivais.

Quem o diz é a agência de análise de mercado, a Counterpoint Research que estudou os hábitos de consumo nesse país, concluindo que também o segmento premium está a escapar à Samsung e aos seus Samsung Galaxy S9.

Vê ainda: Huawei P20 Pro não deve ser utilizado sem película de proteção do ecrã

Tal como salienta a agência Counterpoint, depois de se tornar a líder de mercado na Índia, a Xiaomi tem vindo a alargar a sua vantagem sobre a Samsung. Já por outro lado, temos também a OnePlus que se afirma cada vez mais como a escolha dos consumidores no segmento de topo – segmento premium.

Neste mercado a Xiaomi é conhecida pelas suas ofertas de baixo custo. Tal como é evidenciado pelos dados da AppBrain, os seus Xiaomi Redmi Note catapultaram a marca para o pódio. O segmento de gama baixa / entrada e gama média pertence cada vez mais à Xiaomi.

Samsung e OnePlus dominam o segmento “Premium”

Ainda assim, a Samsung conseguiu crescer, tangencialmente, mantendo firme o seu segundo lugar. Já por outro lado, a Xiaomi não se está a sair bem no segmento de gama alta. Nesse segmento domina o OnePlus 5T bem como o Samsung Galaxy S9 e o Samsung Galaxy S9 Plus. Com efeito, Lei Jun, CEO da Xiaomi, reconheceu que o seu Xiaomi Mi MIX 2 não foi bem recebido no mercado indiano. Agora, segundo o mais recente relatório da Counterpoint Research o segmento de topo foi dominado pelos Samsung Galaxy S9 mas também pelo OnePlus 5T. Isto durante o primeiro trimestre de 2019.

OnePlus 6 Samsung Galaxy S9 Xiaomi
As quotas de mercado referentes ao segmento premium / gama alta.

Com 12% + 17% do segmento de topo, a Samsung manteve-se assim acima da OnePlus  (25%) por dois pontos percentuais nas quotas de mercado. Dados alusivos ao segmento de topo no mercado indiano durante o primeiro trimestre de 2018. Informação recolhida pela agência Counterpoint Research.

Samsung, OnePlus e Apple, as 3 maiores no segmento Premium, Xiaomi de fora

Cumpre ainda salientar que, segundo esta mesma agência, o segmento premium representa apenas 4% do mercado indiano. Mais ainda, frisam que a Samsung, OnePlus e Apple são as três maiores fabricantes no segmento de topo, agregando 95% das vendas nesta gama.

OnePlus 6 Samsung Galaxy S9 Xiaomi
Apple, Samsung e OnePlus são as três maiores marcas no segmento de topo.

Note-se ainda que no último trimestre de 2017 a Apple conseguiu impor-se perante a Samsung e superar a OnePlus. Isto devido ao lançamento de smartphones como a gama iPhone 8 e o iPhone X.

Entretanto a Apple caiu para a terceira posição. Isto devido à queda na procura pelos seus modelos, algo que seria agravado pelas novas taxas aplicadas pelo governo indiano aos produtos importados. A procura pelos modelos mais antigos da Apple mantém-se estável.

OnePlus 6 será o próximo rival para os Samsung Galaxy S9

Agora, para os próximos trimestres, o OnePlus 6 será o grande rival dos Samsung Galaxy S9 na Índia. Com efeito, espera-se que este OnePlus 6 venha capitalizar com a fama e popularidade do seu antecessor. O 5T lançado no mercado em novembro de 2017.

Ao mesmo tempo que a Xiaomi se debate com dificuldades em apelar aos consumidores que procuram o smartphone de topo, a OnePlus e o seu OnePlus 6 não perderão a oportunidade. Entretanto, a procura pelos Samsung Galaxy S9 mantém-se muito positiva neste mercado.

OnePlus 6 Xiaomi Samsung Galaxy S10 smartphone Android Portugal Samsung Galaxy S9 Android
A traseira em vidro do novo topo de gama Android da fabricante sul-coreana. Aqui em azul. Cortesia da iFixit

A popularidade da Samsung neste segmento de mercado saiu reforçada perante a Apple. Algo que permitiu à empresa sul-coreana crescer 16% de ano para a ano. Os dados da CounterPoint mostram ainda que a OnePlus é cada vez mais uma força a ser tida em conta. Aqui, no segmento dos topos de gama.

Samsung Galaxy S9 e Galaxy A8+ são muito procurados

Em breve, no dia 17 de maio, chegará o OnePlus 6 à cidade de Mumbai, na Índia. Aí, a fabricante chinesa quer reforçar a sua já estável posição tal como o demonstram os últimos três trimestres. Uma proeza notável para esta jovem empresa.

A fórmula de sucesso passa pela relação preço / qualidade dos seus smartphones, algo que poderá estar em risco com o OnePlus 6. Mais ainda, a aposta nas edições especiais e limitadas provou ser um sucesso. Desde o Vermelho Lava, o Star Wars e agora a edição Avengers para o OnePlus 6.

Edições limitadas a quantidades reduzidas que criam autênticos fenómenos de procura relâmpago. Enquanto isso os Samsung Galaxy S9 e toda a nova gama de iPhone’s apresenta um alinhamento estável.

Espera-se agora que o OnePlus 6 venha aumentar a procura pelos produtos desta empresa chinesa. Temos agora novas lojas física da OnePlus que certamente ajudarão a catapultar a marca para novos patamares.

Poderão os resultados do mercado indiano reflectir-se noutros pontos do globo?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Possível preço do OnePlus 6 desperta o pior receios nos fãs

Xiaomi Mi 7 terá uma ”cara” muito semelhante à do iPhone X da Apple

Huawei P20 Pro não deve ser utilizado sem película de proteção do ecrã

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).