OnePlus 6 vs OnePlus 5T, o que mudou em 6 meses no mercado Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O novo OnePlus 6 chegou ao mercado apenas 6 meses depois do OnePlus 5T e com ele partilha muitas características técnicas. Ainda assim, muito é o que os distingue neste mercado Android cada vez mais competitivo.

Cada um destes smartphones te proporcionará uma ótima experiência de utilização. São dos dos melhores topos de gama que encontrarás em circulação, sendo uma presença cada vez mais frequente nas mãos dos consumidores portugueses.

Vê ainda: Huawei Honor 10 | Hands-on e primeiras impressões

Em apenas 6 meses muita coisa mudou. Desde o material de construção, agora o vidro e não o metal, até mesmo o processador. Passamos doQualcomm. Ainda assim, os pontos de contacto são múltiplos entre ambas as gerações.

A principal diferença, visual, é desde logo a presença da "notch", a monocelha, entalhe ou recorte no topo do ecrã. Em segundo lugar temos aqui um novo material de construção, um novo material, o vidro e não só o metal. Este permanece na estrutura do smartphone Android para lhe conferir a necessária solidez.

OnePlus 5T chegou em novembro, OnePlus 6 em maio de 2018

Agora, com o seu novo topo de gama, a OnePlus quer partilhar a melhor tecnologia possível com o máximo de utilizadores. Para tal, trouxe-nos um preço ainda assim agradável e sobretudo um novo ecrã. Maior mas com a notch, algo que poderá não agradar a todos os utilizadores. Ainda assim, acreditamos que com mais área útil possas tirar ainda mais proveito do teu dispositivo móvel. Em seguida poderás encontrar as suas características lado a lado. Cumpre ainda mencionar que apesar de ser em vidro o novo OnePlus 6 tem resistência à água.

Android. OnePlus 6 vs OnePlus 5T

Especificações

OnePlus 6
OnePlus 5T
Ecrã/ Display -6.28 polegadas Optic AMOLED, -Formato 19:9, Full-HD+ -Corning Gorilla Glass 5 -1080 x 2280 pixéis -6.01 polegadas Optic AMOLED, -Formato 18:9, Full-HD+ -Corning Gorilla Glass 5 -1080 x 2160 pixéis
Processador Snapdragon 845 Adreno 630 -Snapdragon 835 -Adreno 540
Memória RAM 6/8GB 6/8GB
Armazenamento 64GB /128 / 256GB 64GB/128GB
Cartão MicroSD Sem expansão Sem expansão
Software / sistema Android Oreo 8.1 com a OxygenOS 5 Versão Beta do Android P Android Oreo 8.1 com a OxygenOS 5
Câmara principal Dupla: 16 MP (f/1.7, 27mm, 1/2.8", 1.12 µm, gyro EIS) + 20 MP (f/1.7, 27mm, 1/2.8", 1 µm) Dupla: 16 MP (f/1.7, 27mm, 1/2.8", 1.12 µm, gyro EIS) + 20 MP (f/1.7, 27mm, 1/2.8", 1 µm)
Câmara secundária 16 MP (f/2.0, 20mm, 1.0 µm) 16 MP (f/2.0, 20mm, 1.0 µm)
Capacidade da Bateria 3300mAh 3300mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm
Cores Midnight Black, Mirror Black, Silk White Preto Meia Noite, Lava Red
Extras Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido Dash Charge Reconhecimento facial, Leitor de Impressões digitais, Carregamento rápido Dash Charge

Qual o balanço final desde "duelo" Android?

Em última análise acaba por ser uma batalha injusta e desnecessária (se a marca não lançasse novos produtos a cada 6 meses). Mais ainda, o OnePlus 5T será descontinuado muito em breve para dar lugar à produção do novo terminal Android.

Os preços subiram um pouco na nova geração dos terminais Android. Ainda assim, o novo smartphone topo de gama é uma aposta sólida de uma marca que se mostra cada vez mais madura e pronta para subir neste competitivo mercado Android.

Vê ainda: já é oficial!

Destaca-se a resistência à água presente agora no novo topo de gama com o Android Oreo da Google. Este último poderá também utilizar a mais recente versão Beta do Android P. São pequenas melhorias que no geram acabam por compor um excelente smartphone.

Ambos os terminais utiliza exatamente a mesma bateria de 3300mAh de capacidade mas podemos esperar algumas melhorias na autonomia. Aqui, devido sobretudo ao novo processador, cerca de 30% de melhorias no consumo energético.

Qual escolherias para ti? OnePlus 5T ou OnePlus 6?

Ainda assim, a OnePlus é uma marca muito jovem, apesar de já ser extremamente popular no segmento premium no 2º maior mercado mundial de dispositivos móveis, a Índia. Aliás, esse bastião também está a ajudar marcas como a Samsung.

E última análise o OnePlus 6 é um smartphone consideravelmente superior ao OnePlus 5T, principalmente no que ao processador diz respeito. Este novo smartphone deverá ser o teu fiel companheiro durante os próximos 2 a 3 anos, caso tudo corra bem.

Já por outro lado, se tens o OnePlus 5T fica seguro de que tens uma poderosa máquina em mãos, com hardware mais do que suficiente para aguentar, sem frustrações, os próximos 2 anos de utilização intensa.

O novo OnePlus 6 chegará à loja oficial a partir do dia 22 de maio de 2018. A partir de aí poderá ser comprado por 519€ até um máximo de 619€.

Numa última nota agradeço ao nosso leitor Nuno Ramos por todas as dicas ao longo dos últimos meses no que ao novo OnePlus 6 diz respeito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Black Shark é o novo líder do Top 10 da AnTuTu em Abril

Xiaomi Mi 7 estará em pré-venda desde o dia 27 de maio na China

Microsoft Surface Hub 2 foi oficialmente apresentado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.