OnePlus tenta justificar a inclusão da notch no OnePlus 6 - Carl Pei

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Carl Pei, Apple.

Carl Pei diz-nos que a sua é diz-nos que a sua é mais pequena, do que a da Apple, sendo maior do que a da Essential. A implementação da notch no OnePlus 6 será diferente, com mais cuidado e atenção aos detalhes para que as expectativas dos utilizadores sejam respeitadas. Carl Pei mostraria também uma admiração pela notch do Essential Phone, uma das mais elegantes no mercado.

Vê ainda: . Eis o porquê!

Contudo, tal como Carl Pei frisaria, não poderia utilizar uma notch tão pequena no OnePlus 6 sem comprometerem a qualidade do auscultador. Algo essencial em todo e qualquer smartphone ou telemóvel, a qualidade da chamada. Apontaria também que a câmara frontal acabaria por sofrer alguns compromissos com um espaço tão reduzido para ser alojada.

Mais ainda, no OnePlus 6 a notch será um pouco maior para também poder acomodar o LED para as notificações e os sensores. Teremos aqui o sensor de luminosidade e o de proximidade. Ainda assim, Carl Pei frisaria que a notch será bem menor do que a utilizada no Apple iPhone X, avançando também as dimensões exatas para este entalhe no seu próximo smartphone.

OnePlus 6 chegará com uma notch - Carl Pei

Com efeito, no OnePlus 6 teremos uma notch com exatamente 19.616mm x 7.687mm. Estes foram os números avançados pelo CEO da marca para a notch do seu OnePlus 6. Mas há mais. Muito mais aliás. Veja-se por exemplo o desenvolvimento e testes de software para aferir a compatibilidade da notch com as mais diversas aplicações. Aqui, Carl Pei afirma que para o OnePlus 6 a equipa testou manualmente as 1000 aplicações mais populares na Google Play Store. Tudo isto para determinarem como deveria ser aplicada a otimização de software para que a notch não se torne num empecilho para o utilizador.

Imagem oficial do OnePlus 6 e respectiva notch

No OnePlus 6 terás o relógio no lado esquerdo da notch no topo do ecrã. Terás os ícones da barra de estado na seção direita. Tudo isto para libertar mais espaço para o ecrã, para que possas aproveitar uma maior área de display para jogar, ver vídeos ou simplesmente utilizar o teu novo OnePlus 6.

Nas palavras de Filipe Alves, utilizador de iPhone X, a notch torna-se notória e um certo empecilho quando estás por exemplo ver um vídeo. Dá-nos a sensação de o vídeo estar um pouco cortado ou então parcialmente escondido atrás da monocelha. Mais uma vez, Carl Pei afirma que o OnePlus 6 dará ao utilizador mais área para que ele desta possa usufruir. Na prática será mais uma pequena porção de ecrã que poderá ser preenchido com conteúdo.

"Terás mais espaço útil no ecrã do OnePlus 6" - Carl Pei

A OnePlus implementará, para quem quiser utilizar, os gestos para navegação em ecrã completo. Algo que já está a ser testado nas compilações Beta com o mais recente software Android nas Open Beta da OxygenOS. Serão uma alternativa aos botões de navegação convencionais do sistema Android.

"Vimos a implementação (dos gestos) no iPhone", admite Carl Pei. "Possivelmente demoraria mais algum tempo até que o Android implementasse estes gestos se a Apple não o tivesse feito". A mesma resposta seria utilizada para definir a chegada da notch ao sistema Android. "Se a Apple não o tivesse feito, provavelmente demoraria um pouco mais".

"iPhone X é o único dispositivo com notch e sem queixo" - Carl Pei

Para além da notch (monocelha) seriam abordados também os queixos (parte inferior) dos smartphones Android. Nesse aspecto, Carl Pei afirma que "o único equipamento no mercado que tem uma notch e não tem um queixo é o iPhone X". Isto porque no fundo de cada ecrã temos um cabo que liga à motherboard de cada smartphone. A solução encontrada pela Apple passa pela utilização de um ecrã OLED, flexível com uma curvatura para dentro. Desta forma, o cabo está voltado para dentro e não para baixo. Sem queixos.

OnePlus 6 pode chegar antes de junho de 2018

Para as fabricantes Android não existe uma solução "com notch e sem queixo". Nem mesmo a Samsung que produz os ecrãs para a Apple ousou implementar esta abordagem nos seus novos S9. O bezel ou aresta inferior estará lá e o máximo que se pode fazer é tentar diminuir o seu tamanho.

A solução é diminuir a aresta superior e isso implica adotar uma "monocelha" para o OnePlus 6, avança Car Pei. Mais ainda "é uma decisão muito clara, temos mais espaço útil para o utilizador, aprendam a gostar da notch".

A OnePlus não revelou mais detalhes sobre o OnePlus 6. Aliás, nem sequer mencionaria o seu nome durante toda a entrevista cedida à equipa do The Verge. Todavia, esta defesa preventiva da monocelha parece indicar que a marca o lançará ainda mais cedo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

d

não conseguiu

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.