Software - Android Oreo da Google no Nokia X e no OnePlus 6

Aqui, ao passo que quase todos os novos smartphones da Nokia já utilizam o programa Android Go, não sabemos se o Nokia X seguirá o mesmo rumo.

Caso o terminal chegue aos mercados internacionais trará certamente a plataforma "One" mas caso permaneça um exclusivo da China o cenário será distinto. Algo que já não suscita dúvidas são as suas especificações técnicas.

O que trará de novo o Nokia X?

Com uma câmara dupla na sua traseira a ser completada pelo seu flash LED, o smartphone segue um design bastante cuidado. Podemos ver também a presença do leitor de impressões digitais / sensor biométrico na traseira do dispositivo.

Temos também a presença dos botões para controlo do volume e o botão On/Off na lateral direita do smartphone Android. Ambos em metal e bem demarcados da estrutura do smartphone. Mais ainda, segundo as fugas anteriores vimos uma porta microUSB 2.0 na sua aresta inferior.

OnePlus 6 e Nokia X - unidos pela "notch"

O smartphone Nokia X segue uma das maiores tendências de 2018 e adotará um ecrã com entalhe, recorte, monocelha ou notch. Aí teremos a sua câmara frontal, auscultador e sensores necessários. Na parte inferior temos um queixo suficientemente grande para acomodar o logótipo "Nokia".

Com o número de modelo Nokia TA-1099 o smartphone já foi aprovado por duas entidades distintas na China, a TENAA e a 3C. Aí veríamos a confirmação de todas as informações que acabamos de frisar.

Face ao OnePlus 6, o Nokia X será mais compacto. Contará com um ecrã de 5.8 polegadas com a notch no topo. Por sua vez o OnePlus 6 oferecerá um ecrã de 6.28 polegadas de diagonal, aqui com tecnologia AMOLED face ao ecrã IPS LCD do Nokia.

O seu ecrã, de 5.8 polegadas usufruirá de uma resolução Full-HD+, portanto 2280 x 1080 pixéis com o formato 19:9. Destacar-se-á pelas margens / molduras muito reduzidas.

Nokia X terá um SoC MediaTek e um SoC Qualcomm

Já no interior do Nokia X encontraremos dois processadores distintos. Na sua versão base, mais económica, teremos oSnapdragon 636 da Qualcomm no seu interior, este último sendo um SoC octa-core a 1.8Ghz.

Na sua versão base teremos 3GB de memória RAM com 32GB de memória interna. Aqui ao passo que na versão de topo teremos 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Em ambos os casos poderemos utilizar um cartão de memória microSD.

Teremos também uma bateria de 3000mAh de capacidade e o sistema operativo Android Oreo 8.1. De momento, tal como referido supra, não sabemos se o mesmo será, ou não, lançado ao abrigo do programa Android One.

Contamos ainda com uma câmara dupla de 16MP no seu painel traseiro. De igual forma, esperamos ver uma câmara frontal de 16MP. Estará disponível em Branco e Azul.

Ambos os terminais serão apresentados oficialmente em breve, no dia 16 de maio.