OnePlus 6 com "monocelha" volta a ser detectado no firmware Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em 2018 uma das mais árduas tarefas será encontrar um smartphone Android que não seja agraciado com uma monocelha no topo do ecrã. Por monocelha entenda-se o recorte, entalhe ou notch que interrompe o ecrã para acomodar a câmara frontal e os sensores. Algo que seria impulsionado pelo Apple iPhone X. Agora, com base na análise ao firmware Android do suposto OnePlus 6 a sua presença está praticamente garantida.

Para o seu próximo topo de gama também a fabricante chinesa OnePlus deverá adoptar esta solução. Note-se que apesar de não ser propriamente original, o consumidor acaba por poder usufruir de uma maior área de ecrã. Nesse sentido, não vejo qualquer problema na monocelha. Já por outro lado, compreendo que seja uma parecença demasiado óbvia com o topo de gama de Cupertino, o iPhone X.

Vê ainda: d

Relembro ainda que tanto a OPPO como a Vivo ou a OnePlus são marcas independentes que pertencem à multinacional chinesa BBK Electronics. Algo que as configura como "empresas irmãs" e no passado vimos vários smartphones da OPPO a inspirar as ofertas da OnePlus como o "5" e o "5T".

Agora, para 2018 já sabemos que os OPPO F7, OPPO R15, R15 Dream Mirror Edition, Vivo V9 e o Vivo X21 terão todos eles a monocelha. As respectivas marcas já o confirmaram e nem é preciso estudar o seu firmware para saber que os seus próximos Android's terão esta característica. O mesmo sucederá com o OnePlus 6 com uma grande probabilidade.

OnePlus 6 deverá chegar com a monocelha do iPhone X

Aliás, neste momento ficaria extremamente surpreendido se a empresa de Pete Lau e Carl Pei seguisse um rumo que não esse. A adopção da monocelha está generalizada em todo o mercado Android e se isso significar um ecrã maior sem aumentar as dimensões físicas, então seja! Agora, o mais recente relato e prova no sentido da existência da monocelha surge do portal XDA Developers. Os programadores desta comunidade examinaria o firmware (software de sistema) mais recente da marca, as novas Open Beta.

Firmware Android (Open Beta) já inclui o suporte para a monocelha

Além de já serem baseadas no Android Oreo 8.1 para o OnePlus 5T e OnePlus 5, contêm provas de que a OxygenOS já está preparada para a monocelha. Isto só pode querer dizer uma coisa, o próximo OnePlus 6 terá este traço. Já por outro lado (e porque há sempre uma segunda opinião), pode apenas ser um firmware de testes (e sendo uma Open Beta é provável).

Perfil da monocelha avançada pelo portal XDA Developers

Pode ser um firmware generalista e preparado para um dos protótipos do OnePlus 6. Já vimos fotografias de um protótipo do OnePlus 6 com este traço, a monocelha no topo do seu painel frontal. Acima podemos ver também a referência ao nome de código para o OnePlus 6, o "enchilada". Note-se que a fabricante chinesa costuma utilizar nomes de comidas para os seus smartphones em desenvolvimento. Daí a "enchilada".

Fotografias do suposto OnePlus 6

Foi com base nesta análise ao firmware baseado no Android Oreo 8.1 que seriam encontradas as referências. Não só ao OnePlus 6 mas também à monocelha. Neste momento, perante o acumular das provas creio que possamos esperar esta característica no OnePlus 6. À medida que mais fabricantes vão adotando a função (monocelha) nos seus dispositivos, parece-me já inevitável a sua presença também no OnePlus 6.

OnePlus 6 chegará em junho com o firmware Android Oreo

O firmware por si só mostra apenas que os programadores da empresa já estão a preparar o software de sistema para os próximos produtos. Neste caso seria o OnePlus 6, um smartphone que será apresentado (provavelmente) em junho de 2018. A sua chegada ao mercado ocorrerá no mesmo mês. Isto se não ocorrer nenhum imprevisto na sua produção.

Acredita-se que o OnePlus 6 traga uma câmara reformulada, sendo esse um dos objectivos primordiais da empresa. Câmara esta que poderá agora adotar um alinhamento vertical, contrário ao "5" e "5T", ambos com um alinhamento horizontal. Caso o protótipo acima seja efetivamente o design final do produto teremos também um novo formato para o leitor de impressões digitais. Este será agora oval, alinhado com as câmaras traseiras que continuam um pouco salientes do corpo do produto.

Por último, sabemos que este smartphone Android chegará com o processador Qualcomm Snapdragon 845. Trará também 6 a 8GB de memória RAM e pelo menos 128GB de memória interna. Espera-se que mantenha o metal como principal material de construção. Algo que o impede de adotar o carregamento sem-fios (indução magnética).

O seu ecrã, esse certamente terá uma monocelha. Contará com o formato 18:9 (ou 19:9 para acomodar a monocelha). Empregará uma tela OLED como já é hábito e deverá manter a resolução Full-HD+ que já temos no atual 5T.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi MIX 2S, dois colossos da fotografia?

d

5T nos níveis de radiação emitida (SAR)

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.