OnePlus 6 Android Oreo
Está na hora de recapitular aquilo que já sabemos sobre o próximo topo de gama da empresa.

Rumores. Fugas de informação. Teasers. Especulação. Quatro vetores que já nos “pintaram” uma imagem bem completa daquele que será o próximo topo de gama Android da fabricante chinesa. De se nome OnePlus 6 será o próximo flagship killer da marca fundada em dezembro de 2013 por Carl Pei e Pete Lau.

Nos últimos dias temos assistido a um grande volume de teasers, pequenos vídeos e mensagens publicadas pela própria marca. O seu objectivo é simples, criar antecipação, curiosidade e desejo pelo seu próximo topo de gama Android. Chegará entre abril e maio (a 6 de maio) segundo as últimas informações. Ora, sensivelmente 5 meses após a apresentação do OnePlus 5T.

Vê ainda: 19 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O OnePlus 6 será o primeiro lançamento de 2018 com o 6T já agendado para a segunda metade do ano, a chegar provavelmente entre outubro e novembro. Até lá, vejamos tudo aquilo que já se sabe, e se espera, relativamente ao dispositivo que será conhecido por OnePlus 6.

Em primeiro lugar, o próximo dispositivo Android terá que superar o seu antecessor. posto isto esperamos uma bateria com maior capacidade. Um ecrã com maior definição e/ ou tamanho ao mesmo tempo que as margens se esperam menores. Será um ecrã que se estende além do auscultador, câmara frontal e sensores de forma que terá aquilo a que chamamos “notch” ou monocelha.

O que trará de novo o OnePlus 6?

Ora, com o passar do tempo temos assistido ao redobrar dos esforços da OnePlus para ter sempre as melhores especificações técnicas. Sempre os melhores processadores e mais RAM do que todos os outros. Agora que já conseguiu atingir estes objectivos com o seu flagship killer, a OnePlus quer tornar-se numa Apple do mundo Android. Qualidade premium mas mantendo os preços competitivos (aqui ao invés da Apple). Em seguida podemos ver uma das primeiras imagens (reais) da “notch” do dispositivo Android.

OnePlus 6 Android Oreo
Este é o próximo topo de gama da empresa chinesa. Contará, também ele, com a notch bem visível no topo do ecrã.

Espera-se que a OnePlus nos apresente uma nova versão do Face Unlock, a sua tecnologia de reconhecimento facial para desbloqueio do smartphone. Mais ainda, para o OnePlus 6 poderemos ter agora o reconhecimento facial 3D, tecnologia similar ao Face ID do iPhone X. Entretanto veríamos também o registo deste dispositivo Android na plataforma de testes AnTuTu onde quebraria recordes e confirmaria o ecrã 19:9.

Carl Pei já confirmou a “notch” no OnePlus 6

Com efeito, no OnePlus 6 teremos um ecrã de 6.28 polegadas de diagonal. Contará com uma resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2280 pixéis. Mais ainda, fará uso de um display AMOLED (Optic), provavelmente com uma densidade de 402 pixéis por polegada. No topo, já sem surpresas, teremos uma “notch” ou monocelha similar à do iPhone X. Todavia será mais pequena e discreta.

Algo que já foi confirmado pelo vice-presidente da empresa, Carl Pei durante uma entrevista à publicação TheVergeMais ainda, será algo que os utilizadores poderão desativar a seu bel-prazer, ficando o ecrã similar ao do OnePlus 5T. Ainda assim, a “notch” trará um pouco mais de ecrã para ser aproveitado pelo utilizador final do dispositivo.

gestos para navegação Android Oreo OnePlus 6 OnePlus 7 OnePlus 8 Pete Lau Carl Pei OnePlus 6 Android Oreo notch iPhone X
Esta será a “monocelha” ou notch presente no próximo topo de gama da fabricante chinesa ©TheVerge 

Esta será a “notch” que nos trará um novo sistema de Face Unlock que ficaríamos a conhecer com o 5T, o dispositivo que em breve será substituído. Todavia, ao contrário do iPhone X teremos um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico. Infelizmente ainda não estará embutido / sob o ecrã mas sim no painel traseiro (traseira) do smartphone Android em si.

Face Unlock, agora 3D como no Face ID da Apple

Segundo os rumores, o novo Face Unlock imitará o Face ID. Aqui, ao utilizar uma câmara de infravermelhos 3D para mapear o rosto do utilizador. Desta forma, a tecnologia de autenticação funcionará mesmo no escuro. Mais ainda, poderá ser utilizada para autenticar pagamentos e/ou operações sensíveis. Note-se que neste momento a tecnologia Face Unlock, apesar de rápida não é considerada segura o suficiente para este tipo de ações.

Inspiração no OPPO R15?

Em cima da mesa está também a possibilidade de o OnePlus 6 se inspirar um pouco no recém apresentado OPPO R15. Note-se que já no passado veríamos o OnePlus 5 a inspirar-se no OPPO R11. Mais ainda, o OnePlus 5T bebeu inspiração do OPPO R11s pelo que não seria de estranhar vermos um OnePlus 6 similar ao dispositivo que se segue.

Também ele conta com um ecrã de 6.28 polegadas, display OLED com formato 19:9 e a notch do iPhone X. Podemos também apontar o facto da OnePlus, OPPO e Vivo serem detidas pela multinacional chinesa, a BBK Eletronics.

Quais as demais características técnicas deste Android?

Com a marca a utilizar ecrãs / displays Full-HD (1080p) há várias gerações. Isto para manter o preço em conta, não esperamos que isso mude com o OnePlus 6. Ainda assim, vimos também alguns rumores de que a marca poderá apresentar uma versão premium com um display Quad-HD+.

Com efeito, a variante de topo poderia assim ser aproveitada para usufruir de alguns conteúdos em VR (Realidade Virtual). Tirando isso, acreditamos que a maioria dos utilizadores prefira um smartphone com ecrã Full-HD+. Sobretudo se o preço continuar competitivo em 2018.

Software – Android Oreo com a Oxygen OS (interface)

Ainda assim, algo que já não suscita dúvidas é a presença da notch no topo do ecrã que agora preencherá perto de 90% do painel frontal. Será sem dúvida “mais um” num já povoado “mar” de iPhone’s X. Já por outro lado, ter mais ecrã por si só é algo bastante positivo. Ainda assim, percebemos que o público não queira apenas “mais um” Android a imitar o iPhone X.

OnePlus 6 Android Oreo
Esta será a primeira imagem real do dispositivo móvel em si  ©idevice.ro

Preenchendo perto de 90% da área do painel frontal. Isto claro, caso este seja efetivamente o OnePlus 6 então será um belo dispositivo Android. Note-se que até o seu “queixo” será bem discreto, com margens laterais muito reduzidas. Mais ainda, tendo em conta o seu grande ecrã teremos a introdução dos Gestos para Navegação, algo que já aqui foi confirmado.

Hardware – Snapdragon 845 da Qualcomm

Com efeito, no interior deste smartphone Android teremos o mais poderoso processador da norte-americana Qualcomm até à data, o Snapdragon 845. Trata-se de um SoC (system on chip) com 8 núcleos de processamento, portanto octa-core (4x2.7GHz Kryo 385 Gold & 4×1.7 GHz Kryo 385 Silver). Mais ainda, temos aqui a gráfica Adreno 630 a acompanhar o procesador.

Em 2018, pela primeira vez na história da marca teremos um total de 3 variantes. 3 versões para este OnePlus 6. Com efeito, teremos 64GB, 128GB ou 256GB à escolha do utilizador. De igual forma, teremos também as versões com 6GB ou 8GB de memória RAM. Tal como já é hábito, não teremos aqui suporte para expansão de memória com um cartão microSD.

Note-se que a versão “premium” contará com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento não expansível. Mais ainda, nas três versões teremos também o sensor de impressões digitais, logo abaixo das câmaras e respectivo flash.

Câmara – Imagem e vídeo no OnePlus 6

No departamento fotográfico não deveremos ter grandes mudanças. Com efeito, contamos com um sensor duplo na sua traseira com a mesma configuração do OnePlus 5T. Relembro que este terminal conta com uma câmara dupla. Mais concretamente com 16MP (f/1.7, 27mm, 1/2.8″, 1.12 µm, gyro EIS) + 20MP (f/1.7).

Sem esquecer a câmara frontal de 16MP (f/2.0). Espera-se que finalmente seja incluída a estabilização ótica da imagem (OIS) em pelo menos um dos sensores. A aposta nas selfies também não será esquecida para a próxima geração.

Neste quesito, apesar de o OnePlus 5T já ter melhorado consideravelmente o desempenho fotográfico face ao OnePlus 5, sentimos que poderia ser ainda melhor. Agora, para o OnePlus 6 contamos com uma séria aposta na câmara deste Android. Mais do que nunca, precisamos de um OnePlus digno do Top 10 da DxOMark.

O que mais esperar deste topo de gama Android?

Espera-se ainda que o OnePlus 6 apresente uma bateria de maior capacidade face à bateria de 3300mAh presente no seu antecessor. Todavia, não esperamos que o próximo topo de gama Android conte com carregamento sem-fios. Mais ainda, o seu material de construção deverá continuar a ser o metal, agora com um novo acabamento. Em seguida temos a imagem partilhada recentemente pelo responsável pela conta de Twitter de Evan Blass.

gestos para navegação Carl Pei OnePlus 6 Android Oreo notch
Imagem partilhada recentemente por Evan Blass daquele que se acredita ser o próximo topo de gama da marca chinesa 

Quando chega este topo de gama Android?

Apesar de a autonomia de bateria não desiludir nos mais recentes dispositivos desta marca, queremos sempre que o smartphone aguente mais. Ainda por cima à medida que se vão tornando mais poderosos e capazes, não lhes damos descanso. Posto isto poderemos contar com a tecnologia de carregamento rápido da marca, o Dash Charge.OnePlus 6 Android Oreo

Para este terminal espera-se que a capacidade da bateria aumente para 3400 a 3500mAh, ainda sem provas suficientemente concretas. Já por outro lado, poderemos contar com otimizações de todo o sistema Android e a interface OxygenOS. Algo que ajudará a “espremer” mais energia desta bateria.

Mais ainda, cumpre salientar que o novo processador Snapdragon 845 é mais eficiente do que o Snapdragon 835 utilizado no OnePlus 5T. Posto isto, apesar de sentida, a ausência do carregamento sem-fios poderá ser perfeitamente mitigada. Ora, por falar em OxygenOS também já sabemos que essa será a sua interface, baseada já no Android Oreo da Google.

Na imagem à esquerda podemos ver aquela que se acredita ser a imagem que nos convida a esperar pelo dia 6 maio. Com efeito, acredita-se que a marca possa apresentar este dispositivo móvel no final do mês de abril. Mais ainda, a sua chegada aos mercados deverá ocorrer durante o mês de maio, chegando assim mais cedo em 2018.

Relembro ainda que a marca tem apresentado os seus terminais em junho e em novembro nos últimos dois anos. Ainda assim, já surgiram vários rumores que apontam a sua apresentação para este mês de abril.

 

 

Tabela com o preço (provável) para as variantes do OnePlus 6

MemóriaPreço – RupiasPreço – DólaresPreço – Euros

Memória Preço – Rupias Preço – Dólares Preço – Euros
OnePlus 6 64GB 33,999 – 36,999 523 – 569$ 427 – 465€
OnePlus 6 128GB 38,999 – 42,999 600 – 661$ 490 – 540€
OnePlus 6 “Pro” 256GB 44,999 – 48,999 692 – 754$ 565 – 616€

 

Por último importa frisar que muitas do que aqui avançamos se baseia em rumores. Utilizamos também várias fugas de informação cuja veracidade não podemos confirmar. Posto isto, aconselhamos sempre uma boa dose de cepticismo até que o produto seja apresentado oficialmente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Lite vs ASUS ZenFone 5 Lite – Android por 399€

Google Chrome com os emojis do Android, faz algum sentido?

Xiaomi Mi MIX 2S pode destronar os gama média a 500€

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).