Oneplus 6 já conta com a ROM LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1

Rui Bacelar

OnePlus 6 Android Oreo 4gnews 2Apresentado a 16 de maio de 2018 e á venda desde o dia 22 de maio de 2018, o novo OnePlus 6 pode ser adquirido através do seu site oficial. Entretanto tornou-se num dos smartphones Android do momento, sendo um sucesso de vendas sem precedentes. Agora, recebe uma nova versão alpha da LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo.

Em menos de um mês o novo smartphone Android já vendeu mais de 1 milhão de unidades, tornando-se rapidamente num dos favoritos da comunidade de programadores. Aliás, o interesse da comunidade de programadores e desenvolvedores é tanto que o terminal já pode usufruir de alguns ROM's personalizadas.

Vê ainda: OnePlus, Huawei, Xiaomi…Top 5 topos de gama Android a menos de 500€

Por outras palavras, já temos algumas custom ROM's como a LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1 da Google. Neste momento ainda está em fase experimental, uma versão em fase alpha, compilada pelo programador Phussonda comunidade XDA Developers.

Com efeito, foi o portal XDA a partilhar e a dar a conhecer esta LineageOS 15.1 para este dispositivo móvel. Esta ROM, ainda em testes e fase de desenvolvimento, já se encontra maioritariamente funcional para o smartphone OnePlus 6, com o aspecto visto abaixo.

OnePlus 6 já conta com a ROM LineageOS 15.1

Note-se que para conseguir compilar esta versão inicial da LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo o programador utilizou uma versão genérica de sistema. Isto é, uma imagem genérica do sistema Android que serviu de base para aplicar a estrutura da LineageOS 15.1. Socorrendo-se também de toda a fonte de aplicações e fontes de código aberto que pautam que a ideologia da Google. Ainda assim, não deixa de ser incrível vermos já as primeiras ROM's para este novo smartphone.

OnePlus-6-LineageOS-15.1-Android-Oreo-Google-1.jpgOnePlus-6-LineageOS-15.1-Android-Oreo-Google-2.jpgOnePlus-6-LineageOS-15.1-Android-Oreo-Google-3.jpg

Sendo ainda uma versão alpha, a mesma conta ainda com erros ou bugs. É também uma versão que ainda está instável, carecendo de de constante desenvolvimento para suprimir as imperfeições iniciais.

Neste momento não consideramos esta ROM preparada para uma utilização no dia-a-dia. Ainda assim, caso queiram poderão testar a LineageOS 15.1 no vosso OnePlus 6 já a poderão descarregar neste link.

Por outras palavras, não podemos para já comparar a LineageOS 15.1 à ROM oficial da marca, a OxygenOS. Na prática, por exemplo o leitor de impressões digitais não está funcional. O mesmo sucedendo com os swipes para navegação dentro do smartphone.

Alternativamente os utilizadores poderão também testar a mais recente versão Beta do Android P caso o desejem.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus já corrigiu o bug do bootloader do OnePlus 6

OnePlus reforça a parceria com a Dirac para o seu OnePlus 6

OnePlus 6 arrasou toda a concorrência no AnTuTu

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.