OnePlus 6. O que mudará com os gestos para navegação?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Gestos para navegação no OnePlus 6, mas afinal o que é isso? O que é que vai mudar, de forma radical no próximo flagship killer da empresa cujo lema é "never settle"? Paradoxalmente, nada que já não tivéssemos visto no Apple. Aliás, este será o "mentor" do próximo topo de gama da tecnológica chinesa.

Com a marca a confirmar a inclusão de gestos para navegação no seu OnePlus 6, temos a confirmação de que o seu ecrã será realmente similar ao do iPhone X. Teremos uma tela quase cheia com a única excepção sendo a notch, o entalhe ou monocelha no topo do display. Aí encontraremos o auscultador, câmara frontal e sensores necessários para o dispositivo.

Vê ainda: d

Ora, depois de termos visto a própria marca a confirmar a existência do produto "#OnePlus6" no Twitter, veríamos também um novo chavão ou slogan. “Speed up your experience with gestures." Mais ainda, teríamos também direito a um vídeo que nos dá pistas sobre o funcionamento dos gestos para navegação.

Com efeito, no vídeo em si veríamos um dos gestos para navegação em funcionamento, o swipe ou deslize para cima para voltar ao ecrã inicial. Esta será uma das mudanças e novidades presentes no OnePlus 6. Será uma nova forma de interagir e controlar o OnePlus 6, agora com um ecrã que poderá preencher quase 90% do painel frontal.

O que são os gestos para navegação?

Partindo destas premissas, o ecrã (quase) completo com a notch no topo, já vimos os gestos para navegação na última versão Beta da OxygenOS. Com efeito, os utilizadores do OnePlus 5T seriam os primeiros a poder experimentar este novo comando ou tipo de controlo para o teu smartphone. Para todos os efeitos serão uma alternativa à barra de navegação que caracteriza o sistema operativo Android. Algo que associamos ao triângulo, círculo e quadrado na parte inferior da tela.

Ecrã poderá ocupar quase 90% do painel frontal no OnePlus 6

Ora, já sabemos exatamente o que são e o que farão estes gestos para navegação no OnePlus 6. Teremos um total de 3 gestos ou controlos, um para cada um dos botões tradicionais de navegação. Em primeiro lugar, o previamente citado "gesto" para voltar ao ecrã inicial, à página "Home".

Com um deslize ou swipe de baixo para cima voltarás ao ecrã inicial. Aqui importa referir que o deslize deverá ser relativamente centrado para voltar ao ecrã inicial. Isto porque ao fazer um deslize ou swipe a partir do canto inferior esquerdo ou direito poderá "apenas" Retroceder. Isto é, este gesto desencadeará uma ação similar à do botão Retroceder / voltar atrás, sendo este o 2º gesto de navegação.

O terceiro e último dos gestos para navegação será o equivalente ao botão de "Menu" ou "Aplicações Recentes". Com efeito, ao fazer um deslize ou swipe para cima, mantendo ligeiramente a pressão no ecrã, abrirás o menu das Apps recentes. Aí poderás ver as aplicações abertas ou utilizadas recentemente. Será, para todos os efeitos, o equivalente ao botão "Quadrado" ou de opções para o teu Android.

E se não me habituar aos gestos para navegação?

Não te preocupes, no OnePlus 6 poderás sempre ativar ou desativar esta funcionalidade. Aliás, o mesmo pode ser dito quanto à sua notch ou monocelha. Aqui, podendo o utilizador desligar a parte superior do ecrã caso assim o deseje. Será apenas uma das múltiplas opções de personalização mediadas pela OxygenOS.

O OnePlus 6 deverá ser apresentado com 6GB ou 8GB de memória RAM. De igual forma trará 128GB ou 256GB de armazenamento interno. Contaremos também com uma câmara dupla na sua traseira e a porta áudio jack de 3.5mm continuará presente, pelo menos para já. Espera-se também um pequeno "queixo" na parte inferior do painel frontal do OnePlus 6.

Além disso poderás encontrar um sensor de impressões digitais na sua traseira. Mais ainda, teremos também uma nova textura, segundo os rumores. Todavia, o equipamento continuará a ser construído principalmente em metal. Manterá ainda a capacidade de carregamento rápido o Dash Charge da OnePlus. Já o seu processador será o Snapdragon 845 da Qualcomm.

O OnePlus 6 deverá ser apresentado até ao final do mês de abril com a chega aos mercados a ocorrer em maio. No decurso dos próximos dias teremos mais novidades sobre o terminal. Ainda assim, acreditamos que já pouco reste para conhecer sobre o terminal.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X. Conceito bem peculiar para um smartphone Android

Android. Top 5 smartphones por menos de 140 Euros

Huawei cada vez mais forte, Xiaomi a ganhar terreno no mercado Android

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.