Home Android

OnePlus 6. Temos mesmo que falar de ecrãs e da notch?

Agora é uma questão de esperar e aguardar pacientemente a sua chegada e dizer "Amen".

OnePlus 6 Android Oreo notch
Mas o que é que há para falar? O próximo topo de gama terá a notch. Já está decidido.

Vamos falar sobre o OnePlus 6? Para uma marca cujo slogan é “Never Settle”, a OnePlus foi bem expedita em seguir todas as tendências do mercado como a notch. É caso para dizer, cuidado com o que dizes ou com o que afirmas. Por vezes as tuas próprias palavras podem ser o teu pior inimigo.

Há um bom ditado tipicamente português “Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho.” Agora, depois de Carl Pei, vice-presidente e co-fundador ter garantido a presença da notch, “monocelha” ou entalho no topo do ecrã do OnePlus 6, a marca “quer…falar”. Mas falar sobre quê se a decisão já foi tomada?

Vê ainda: Google Play Store: 48 novas aplicações Android temporariamente grátis

Em declarações ao The Verge , Carl Pei detalharia os pormenores da notch, dizendo que a sua é menor do que a do Apple iPhone X. É impossível fechar os olhos ao que se está a passar com esta marca. Todos os anos temos uma nova desculpa para algo que a marca consegue ou não consegue fazer. No ano passado seriam os ecrãs 18:9 quando um OnePlus 5T já estava a ser preparado, com o dito ecrã 18:9.

Este ano a nova moda é a da notch e entenda-se que não estou a criticar a notch em si, apenas a analisar o comportamento da marca. Em primeiro lugar, por “notch” entenda-se a secção / área no topo do ecrã interrompida pela secção dedicada aos sensores e câmara frontal. Algo que seria popularizado pelo iPhone X da Apple depois de o Essential Phone ter introduzido o conceito.

“Aprendam a amar a notch” – Carl Pei

Ora, Carl Pei exortou-nos a “aprender a gostar da notch“. Afirmações ousadas, dignas de Tim Cook quando nos quis dar a entender que o jack de 3.5mm era a tecnologia mais inútil do mundo. Note-se que todo o termo “notch” tem um tom muito depreciativo. Sendo associado a uma “extensão” das margens ou dos bezels para cima do ecrã quando na realidade é o inverso. É uma penetração do ecrã onde outrora só existia bezel, margem, área inútil para o utilizador. Nesse aspecto (mais área útil para o utilizador), sou totalmente a favor da notch, tal como deveria ser a maioria dos utilizadores.

Carl Pei OnePlus 6 Android Oreo notch iPhone X
Esta será a “monocelha” ou notch presente no próximo topo de gama da fabricante chinesa ©TheVerge

Contudo, é a atitude da marca que começa a irritar-me seriamente. Todos os anos se justificam a fazem exatamente o que lhes apetece. Desde o ciclo de lançamentos de novos topos de gama de 6 em 6 meses até à recente questão da notch. Basta ver qualquer canal oficial da OnePlus, do seu Twitter à página de Facebook e gastar uns minutos a ler os comentários, o feed-back dos fãs.

Este é o OnePlus 6. Ou melhor, a sua notch e parte superior

A última coisa que querem no seu flagship killer é que ele seja igual a todos os outros. Não consigo imaginar algo que vá tão ao desencontro do chavão “Never Settle” como o contentamento em seguir tendências. Especialmente se a notch for acompanhada de um notório queixo, algo que também já foi confirmado por Pei.

OnePlus 6 Carl Pei notch Android Oreo
Carl Pei, co-fundador e vice-presidente da fabricante chinesa ©XDA Developers

Mesmo antes de Carl Pei constatar óbvio já sabíamos que a notch marcaria presença no OnePlus 6. Sobretudo depois de ficarmos a conhecer o OPPO R15, smartphone que certamente influenciará parte do design do OnePlus 6. Assim foi com o OPPO R11 e o OPPO R11s, dispositivos que influenciariam o OnePlus 5 e 5T.

E até até tudo bem, a marca tem todo o direito para lançar quantos dispositivos bem lhe apetecer e com o design que desejar. Se querem implementar a notch, força, não precisam da nossa aprovação. Agora…não nos digam o contrário. Não nos atirem areia para os olhos e digam “Vamos falar sobre a noch”. Mas para quê se a decisão já está tomada? Para nos fazer perder tempo com promessas falsas?

OnePlus 6 já poucas surpresas guarda. Pode chegar mais cedo em 2018

Para uma marca que tanto valoriza o feed-back dos utilizadores é manifestamente gritante a hipocrisia latente na questão da notch. O caso agrava-se quando olhamos para o Twitter de Carl Pei no qual publicaria a frase “learn to love the notch”. O feed-back dos utilizadores foi uma ode ao sarcasmo e um belo roast em praça pública. Pei apagaria o Tweet pouco depois.

OnePlus 6 Android Oreo notch
Apenas um exemplo do belíssimo “roast” que está a ter lugar neste tópico.

Em suma, veja-se também o recém criado tópico no fórum oficial relativamente à notch e ao OnePlus 6. Carl Pei e a marca sofrerão as consequências das suas ações a partir do próximo lançamento. Acredito firmemente que o OnePlus 6 seja um dispositivo incrível, com ótima relação preço / qualidade e isso fará dele um dos best-sellers da marca.

OnePlus 6 pode chegar já em abril

Todavia, isso não mudará o facto de Pei e a marca se estarem pouco marimbando para o que os utilizadores querem. Pelo menos neste caso. Aliás, todo o tópico mais não é do que um conjunto de desculpas. Pontos de doutrinação para que também nós, passemos a “amar a notch”. Essa expressão vai assombrar Carl Pei durante uns bons anos.

Em jeito de conclusão – Sou a favor do máximo aproveitamento do ecrã para que o utilizador dele possa tirar proveito. Se isso implicar a utilização de uma notch, então seja! Agora, não nos peçam / obriguem para gostar da notch. Ou muito menos a querer um smartphone igual a tantos outros.

Ps: a porta áudio jack de 3.5mm vai desaparecer. É uma questão de tempo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei apostará na Europa para alcançar a Apple e Samsung

Samsung Galaxy S9 já está a receber nova atualização

Xiaomi trará novo smartphone Android com o MediaTek Helio P60

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia