A OnePlus acaba de anunciar a disponibilização da OxygenOS 11 Open Beta 1, baseada na versão Android 11 do sistema operativo da Google. A todos os interessados com um smartphone OnePlus 6 e OnePlus 6T é agora possível instalar a versão de testes.
O anúncio chega como uma surpresa, bem-vinda, uma vez que de acordo com o agendamento prévio este software só chegaria nos últimos meses de 2021. No entanto, a fabricante chinesa aparenta ter cedido à pressão dos utilizadores e agilizado os trabalho.
O Android 11 será a última paragem oficial para os OnePlus 6 e OnePlus 6T
Importa realçar que o anúncio foi feito através do fórum oficial da fabricante onde a comunidade de utilizadores expressa também as suas preocupações e sugestões. Vemos assim, mais detalhes na publicação em questão, bem como as instruções de instalação.
Mais concretamente, está agora disponível a OxygenOS 11 Open Beta 1. Note-se que esta versão do firmware é baseada no Android 11 da Google, versão disponibilizada em meados de 2020 pela tecnológica norte-americana.
Atualmente a Google trabalha no Android 12, versão que deverá ser oficialmente apresentada e disponibilizada no próximo mês de agosto. Portanto, não se pode dizer que a OnePlus tenha sido particularmente ágil a disponibilizar o Android 11 a estes smartphones.
A OxygenOS 11 Open Beta 1 está disponível para ambos os OnePlus 6
O processo de instalação da OxygenOS 11 Open Beta 1 não carece de uma formatação geral do smartphone. Isto é, qualquer interessado pode fazer o download através da página dedicada, sem necessitar de apagar todos os seus dados do telefone.
Ainda assim, é recomendada uma cópia de segurança antes de instalar esta versão de testes para o mais recente firmware baseado no Android 11. De igual modo e a qualquer momento, os utilizadores insatisfeitos com a versão de testes (beta) podem voltar a instalar o firmware público e estável, bastando para tal fazer o download do firmware adequado ao seu modelo.
Todavia, ao reverter a instalação para a versão estável todos os dados do utilizador serão aí eliminados. Mais uma vez, tal só sucederá caso queiram voltar à versão estável por qualquer motivo.
O software de testes traz várias novidades gráficas e as melhorias do Android 11
Importa ainda frisar que as compilações Open Beta servem para os utilizadores testarem as novidades antes de estas estarem prontas para o grande público. Em síntese, é uma janela de oportunidade para os mais curiosos e entusiastas do Android.
De qualquer modo, a OnePlus recomenda cautela na instalação da OxygenOS 11 Open Beta 1, ainda que o procedimento seja relativamente simples.
Por fim, não há para já previsão para a data de disponibilização da versão estável e global da OxygenOS 11. Por via da regra, a fase de testes demora entre um a dois meses, mas podendo este período variar bastante consoante o modelo.
Remetemos os interessados para a página dedicada no fórum da fabricante. Aí terão mais instruções detalhadas, bem como o changelog oficial desta compilação.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp prepara-se para incluir função que te vai salvar o dia
- Xiaomi Mi Pad 5: esta é a primeira imagem real do tablet
- Apple abandonará caraterística única nos próximos portáteis MacBook Pro