OnePlus 6 e 6T recebem o Android 10 graças à atualização do LineageOS 17

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A OnePlus continua a surpreender os seus fãs com a disponibilização de atualizações extremamente rápidas. Depois de ser confirmado que a versão beta do Android 10 (oficial) irá chegar ainda durante este mês ao OnePlus 6 e 6T, excelentes novidades chegam da equipa do LineageOS.

Para quem não está disposto a esperar pela atualização lançada pela marca, já podem instalar no OnePlus 6 e 6T o novo LineageOS 17, que tem como base o Android 10. Este é um software desenvolvido por 'developers independentes', oferecendo funcionalidades adicionais não presentes nas versões oficiais.

Para quem é este LineageOS 17?

Antes de mais, é importante realçar que este tipo de ROMs não-oficiais, apesar de serem extremamente bem desenvolvidas, podem colocar em risco a integridade do teu smartphone. Especialmente para utilizadores menos experientes, todo o processo de instalação poderá resultar em brick do smartphone, ou seja, deixa de funcionar por completo.

Por isso, aconselhamos que apenas utilizadores experientes procedam com a instalação deste tipo de sistema operativo. Além disso, visto que esta é ainda uma versão muito recente, é provável que chegue ainda com diversos bugs e algumas funcionalidades poderão não estar 100% funcionais.

Se sabes o que estás a fazer, e não queres esperar pela versão oficial do Android 10 para o teu OnePlus, segue as instruções nas respetivas threads no forum do XDA Developers (em inglês):

  • OnePlus 6 (Android 10/LineageOS 17)
  • OnePlus 6T (Android 10/LineageOS 17)

LineageOS deixa-tel instalar a mais recente versão do Android em smartphones mais antigos

Esta é uma das grandes maravilhas do sistema operativo Android, a possibilidade de basicamente fazeres tudo o que quiseres com o teu smartphone. Essa liberdade, desenvolveu uma grande comunidade de developers ao longo dos anos, que se dedicaram a criar versões personalizadas do sistema operativo para os mais diversos smartphones.

No caso do LineageOS, surgiu como sucessor natural do popular CyanogenOS, que foi mesmo escolhido como sistema operativo oficial do OnePlus One.

Como deves saber, os smartphones normalmente recebem apenas duas grandes atualizações durante o tempo em que recebem suporte oficial das fabricantes. No entanto, este tipo de ROMs personalizadas consegue expandir consideravelmente o tempo de vida dos smartphones.

Por exemplo, graças ao LineageOS, consegui com sucesso instalar o Android Pie no meu 'velhinho' OnePlus 2. Até para a minha surpresa, ficou extremamente fluído e tornou-se uma vez mais um smartphone funcional.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smart TV da OnePlus também vai ser compatível com a assistente virtual Alexa!
  • OnePlus 7T e OnePlus 7T Pro terão designs de câmara diferentes
  • O teu smartphone OnePlus ficará ainda melhor com novas medidas da marca!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.