OnePlus deixa antever uma nova função para o OnePlus 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em breve, menos de um mês, ficaremos a conhecer o próximo topo de gama da tecnológica chinesa OnePlus. Fabricante fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau (CEO) e Carl Pei (vice-presidente) que nos trará a 6ª geração do flagship killer, o OnePlus 6. Terminal que nos agraciará com novas especificações técnicas e novos trunfos neste topo de gama Android.

Mais concretamente, ficamos agora a saber, graças a novas informações partilhadas pela própria marca, da existência de novas funcionalidades. Com efeito, uma das características e especificidades deste terminal, será aperfeiçoada agora para o OnePlus 6. Refiro-me aqui ao Interruptor das Notificações.

Vê ainda: d

Até à data, este é um dos poucos terminais Android que proporciona ao utilizador a possibilidade de, a seu bel prazer, alternar entre os vários modos ou perfis. Mais concretamente os modos de Silêncio, Prioridade e Normal / Som. Agora, para 2018 este peculiar botão poderá ganhar novas funcionalidades.

Com efeito, se até agora este botão possuía três etapas, três "cliques" bem distintos, para o OnePlus 6 poderá apresentar um movimento mais suave. Isto para que também possa ser utilizado para focar a imagem ao utilizar a câmara fotográfica em Modo Manual. Note-se que para já é apenas uma possibilidade. Todavia, é algo que nos despertaria imediatamente o interesse e curiosidade.

Câmara fotográfica será um dos trunfos do OnePlus 6

Imagine-se o seguinte cenário. Abrimos a aplicação da câmara fotográfica e, na janela de captura queremos regular o objecto em foto. Sobretudo agora que praticamente todos os terminais, OnePlus 6 inclusive, apresentam duas câmaras fotográficas na sua traseira. Algo que nos permite desfocar, por exemplo, o fundo da imagem. Ora, se até agora temos que tocar no ecrã para selecionar o ponto de focagem, porque não um Foco Manual com o botão das notificações a servir de Slider? Claro, isto não seria possível com o mecanismo que atualmente temos nos dispositivos até ao OnePlus 5T.

Interruptor das Notificações será a chave

Todavia, imagine-se um botão rotativo ou simplesmente um botão com várias etapas, de deslize suave para evitar tremuras na foto. Sinceramente consigo imaginar tal benesse a ser útil no dia-a-dia, sendo perfeito se também tivesse um botão físico para o obturador, tal e qual os Sony Xperia.

Ainda assim, o novo teaser da marca deixa-nos antever que este topo de gama Android contará com o slide to focus. Será uma funcionalidade que permitirá ao botão / interruptor de alertas controlar também o mecanismo de focagem da câmara. Ora, apesar de não revelar muito sobre o funcionamento desta característica, o vídeo deixa antever um funcionamento binário.

Alternar entre os Modos de Captura?

Isto é, um processo com duas etapas que obrigaria a câmara a focar no plano de fundo. Ou, ao invés, obrigar a câmara a focar-se no primeiro plano ou objecto diante de si quando temos a aplicação da câmara aberta. Ora, como não seria ainda descabido vermos este botão a ser programável para alternar entre os Modos de captura favoritos do utilizar. Claro que aqui já estamos a entrar, a pés junto, no reino da especulação mas conhecendo a marca é fácil fazer esta assunção.

Um simples botão, ainda mais útil em 2018?

O Interruptor de alerta é uma das características mais marcantes dos produtos desta fabricante chinesa. Na prática dá-nos um controlo imediato sobre os perfis / modos de som do aparelho. Algo que nos permite trocar, sem ter que ativar / acordar o smartphone, entre os modos de Som, Silêncio, etc. Atalho que se pode revelar extremamente útil em certas situações do dia-a-dia.

É um simples botão que, por incrível que pareça, nenhuma outra fabricante adoptou. É claro que aqui poderíamos fazer uma ponte com o interruptor dos iPhone's e seria uma comparação perfeitamente justa. Isto apenas para frisar a real utilidade desta pequena benesse que mais fabricantes poderiam e deveriam adotar. Mais ainda, veríamos também várias ROM's a dar-lhe outras funcionalidades consoante os desejos e desígnios dos programadores.

Em jeito de conclusão podemos certamente esperar uma apresentação do OnePlus 6 ainda este mês. Com a fabricante já a lançar teasers sobre o produto, é óbvio que o mesmo já está pronto. Agora, é apenas uma questão de tempo (algumas semanas) até que seja finalmente apresentado.

Android Oreo 8.1 com a interface OxygenOS no OnePlus 6

O OnePlus 6 chegará com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Com 8GB de memória RAM. Com 256GB de armazenamento interno. Com um ecrã de formato 19:9, com a notch no topo e uma tela Optic AMOLD. Contará também com outras variantes, com 64 e 128GB de armazenamento interno para além de 6GB de memória RAM. Porém, não deverá contar com possibilidade de expansão da memória via cartão microSD.

Já a nível de dimensões físicas, espera-se que o OnePlus 6 não seja maior do que o OnePlus 5T. Todavia, poderá apresentar um ecrã ainda maior, com cerca de 90% da área do painel frontal a ser ocupada pelo display. Com uma apresentação provável no final do mês de abril é extremamente provável que o produto seja lançado nos mercados em maio.

Até lá certamente teremos mais novidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X. Conceito bem peculiar para um smartphone Android

Android. Top 5 smartphones por menos de 140 Euros

Huawei cada vez mais forte, Xiaomi a ganhar terreno no mercado Android

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.