OnePlus 6 será bem mais do que uma cópia do iPhone X com Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Chegará durante o mês de maio e será o próximo smartphone topo de gama a trazer uma notch para o 'mundo' Android. O OnePlus 6 trará alguns dos traços que associamos ao Apple iPhone X e resta saber quanto do seu design é genuíno e 'honesto'. Agora, o CEO da empresa, Pete Lau, vem a público clarificar isso mesmo.

Através de uma longa publicação no fórum oficial da empresa, Lau desdobra-se em justificações para o aspecto do OnePlus 6. É notória a preocupação em separar-se do Apple iPhone X, uma tarefa algo ingrata quando toda a parte frontal do seu produto 'grita' iPhone X. Até mesmo a notch, entalhe, recorte ou monocelha no topo é bastante similar à da Apple.

Vê ainda: d One

Escusado será dizer que o suposto design que tem sido divulgado em várias fugas de informação nos últimos dias e semanas tem gerado bastante contestação. Todavia, a empresa afirma-se orgulhosa do seu design tal como aqui foi abordada recentemente mas enquanto entusiastas de tecnologia decidimos clarificar o tema. Perante as críticas feitas pelos fãs sentimos que nenhum utilizador da OnePlus quer ter um iPhone X com Android nas suas mãos. Ainda assim, é certo que o próximo terminal Android terá várias semelhanças com o topo de gama da Apple.

OnePlus 6 será construído em vidro - 'Design Honesto'

Depois de 3. Para fazer valer a sua tese, Pete Lau começa por avançar que no busílis de qualquer filosofia de design deve estar a facilidade de utilização do produto. Essa é a primeira premissa do novo design do OnePlus 6. Este rival para o Apple iPhone X será um topo de gama Android que visa dar uma experiência de utilização simples e isenta de frustrações.

"A nossa abordagem ao design honesto" - Carl Pei, CEO da OnePlus

Segundo o CEO da OnePlus, o processo de design do seu novo topo de gama Android foi longo. Foi duro e repleto de desafios. A empresa está ciente das semelhanças com o Apple iPhone X. Todavia, não se assusta com a opinião do mercado ou se deixa vencer pelas atuais tendências. Algo que parece contradizer as linhas do OnePlus 6, algo que ainda hoje volta a ser parcialmente revelado em teaser.

Um trabalho longo e diário para aperfeiçoar até o mais discreto dos pormenores e encaixes no smartphone. Tudo para que o utilizador seja recebido com um novo produto ao nível ou mesmo superior aos atuais topos de gama. Seja o Apple iPhone X ou qualquer outro Android. Aqui, Pete Lau não poupou elogios à sua equipa de design e a todo o trabalho por eles desenvolvido nos últimos meses.

O resultado traduz-se na aplicação de um novo design industrial em que o vidro é a principal estrela do produto. Terá uma estrutura metálica para conferir solidez ao produto e contará também com algum grau de resistência à água. Provavelmente a certificação IP53 tendo em conta o teaser.

Mais do que um Apple iPhone X com Android, um novo OnePlus

A prossecução de um "design honesto" foi o mote para o desenvolvimento deste rival do Apple iPhone X. Mais ainda, Pete Lau afirma-se não só como o CEO da empresa que co-fundou com Carl Pei (VP) em dezembro de 2013. Lau apresenta-se também como Gestor de Produto. Em suma, seria Lau quem teria a última palavra na adopção desde novo design para o OnePlus 6.

O smartphone Android, rival do Apple iPhone X, será apresentado em Maio

Algo que não deixa de ser curiosa é a expressão 'design honesto'. Existirá alguma preocupação, filosófica ou prática em se distanciarem do design do Apple iPhone X? Apesar de Lau nunca o referir, nas entrelinhas é notória esta preocupação.

Ao invés, Lau refere que o novo design do seu topo de gama Android conjuga a forma e a função. Tudo isto num só invólucro de vidro. Com todos os elementos para um smartphone Android extremamente prático, simples de utilizar e sem sacrificar a integridade do mesmo.

O CEO da OnePlus afirma ainda que no OnePlus 6 não temos a introdução de novos elementos só porque sim. Ou muito menos só para aumentar o hype. Esta é a principal justificação para a honestidade do seu design. Todavia, esta informação dá-nos a entender que algum tipo de inovação foi sacrificado para manter-mos a honestidade no design.

Ainda assim, tudo isto não de ser algo irónico. O facto de pelo menos o seu painel frontal, a sua "cara" ser muito parecida com a o Apple iPhone X. Creio que em 2018 seja uma tendência demasiado pungente para alguma marca ousar desafiar o novo padrão. Vimos isto a acontecer em todas as fabricantes Android (relevantes), tirando a Sony.

Android Oreo será o seu sistema operativo, OxygenOS a sua UI

Já a nível de características técnicas contamos com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Teremos ainda 8GB de memória RAM e 6GB de memória RAM. Contamos também com 128 e 256GB de armazenamento interno, não expansível. Na sua traseira teremos uma câmara dupla de alinhamento vertical.

Também o seu leitor de impressões digitais / sensor biométrico agraciará a traseira, agora em vidro. Contamos também com uma bateria ligeiramente maior, agora com 3450mAh face aos 3300mAh de gerações anteriores.

Por último, o produto deverá estar disponível para compra a partir do dia 18 de maio. A sua apresentação deverá ocorrer nos primeiros dias do mês, provavelmente no dia 5 do próximo mês.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 está atrasado devido a problemas no reconhecimento facial

Nokia Moonraker: Um novo olhar ao smartwatch cancelado pela Microsoft

Fonte|

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.