OnePlus 6 já está a receber o Android Pie 9.0 repleto de novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Chegou hoje! Chegou há escassos momentos a mais recente versão do sistema operativo da Google para o meu, muito estimado, OnePlus 6. Após o anúncio oficial do início da sua distribuição chega assim por fim o novo Android Pie 9.0 com a OxygenOS 9.0.

Caso tenhas um destes smartphones então tens motivos para estar entusiasmado, terás várias mudanças e melhorias no teu dispositivo. Em seguida daremos a conhecer todas as principais mudanças além da nova interface, agora mais simples, mais leve e tão mas tão veloz!

Vê ainda: OnePlus 6T: Confirma-se a sua data de apresentação oficial

Em primeiro lugar a atualização está a ser distribuída via OTA (over the air). Todavia podes consultar manualmente a sua disponibilidade nas Definições - Atualizações de Software. Por conseguinte, a atualização deverá estar mesmo a chegar ao teu terminal.

Em segundo lugar poderás forçar a atualização (oficial) ao utilizar uma VPN configurada para o Canadá ou Alemanha. Para tal necessitarás de uma app (aplicação) para o efeito, abundando as alternativas na Google Play Store.

O Android Pie 9.0 já chegou ao OnePlus 6

O mesmo pode ser feito através da utilização da app Oxygen Updater que te vai descarregar o firmware (software de sistema) oficial para o dispositivo. Em seguida vai a Definições - Atualizações de software e, no canto superior direito carrega nos três pontos. Aí encontrarás a opção "Atualização Local", seleciona isso mesmo para que comece a instalação com base no arquivo descarregado pela App. Momentos depois o teu OnePlus 6 pedirá para ser reiniciado, concede-lhe essa benesse e aguarda. Nesse ínterim poderás ter que esperar alguns minutos mas não estranhes, é perfeitamente normal.

A chegada do Android Pie ao OnePlus 6 torna-o num dos primeiros smartphones topo de gama a receber esta versão do sistema operativo. Por conseguinte, para além dos smartphones Pixel e do Essential Phone nenhum outro já se pode arrogar do mesmo!

Em segundo lugar, a disponibilização do novo Android Pie pela Google sucedeu há apenas um mês e meio. Posto isto podemos constatar que a marca chinesa trabalhou afincadamente para surpreender os seus utilizadores.

O que muda com a OxygenOS 9?

Já por outro lado, em média as fabricantes demoram 3 a 4 meses até começar a atualizar os seus mais recentes topos de gama. Aqui, mais uma vez, a OnePlus vem nos surpreender pela positiva com a chegada da OxygenOS 9.

Olhando para o changelog (lista de mudanças) oficial temos o seguinte panorama:

  • Atualização de sistema para Android™ 9.0 Pie™
  • Nova interface do utilizador (UI) para o Android Pie
  • Novo suporte adaptável para a bateria
  • Novo suporte, completo, para a navegação por gestos
  • Atualização do patch de segurança para setembro de 2018

Outras melhorias ao longo do sistema no OnePlus 6:

  • Modo não perturbar ou Do Not Disturb
  • Novo modo Do Not Disturb (DND) com definições personalizáveis
  • Novo Modo de Jogo 3.0
  • Adição do modo de notificação com texto
  • Adição de notificações para chamadas
  • Cor de destaque (Accent)
  • Suporte para a personalização da cor de destaque

Uma das principais mudanças e novidades é a introdução da navegação por gestos, agora suportada nativamente pelo sistema. Todavia, esta função já estava disponível graças à OxygenOS da tecnológica chinesa.

Temos uma nova interface na OxygenOS 9 baseada no Android Pie

Ainda assim, temos agora um aspecto muito mais similar ao do Google Pixel com praticamente todas as formas e caixas a serem arredondadas. Note-se a barra de notificações, o menu descendente com todos os atalhos e controlos, agora a preto e branco.

Em segundo lugar veja-se a nova organização dos menus como o das Definições por cores, uma boa forma de guiar o utilizador. Em terceiro lugar temos também o ecrã de bloqueio cuja caixa de notificações está agora com os cantos arredondados.

Em suma, até mesmo as animações de navegação e deslize entre os menus estão agora mais suaves. Temos novos efeitos de transição, mais rápidos e discretos, dando-nos a sensação de que tudo está mais expedito.

Numa última nota, se ainda não recebeste o Android Pie no teu OnePlus 6 não desesperes, as novidades são distribuídas de forma gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

OnePlus6T pode ter sido parcialmente revelado nestas imagens!

OnePlus6T pode ser anunciado juntamente a 1ª Smart TV

Personaliza o teu smartphone com os wallpapers do Google Pixel 3

via
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.