OnePlus 6 já recebeu a LineageOS baseada no Android 'stock' AOSP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A implementação do Projeto Treble pela Google visa acabar gradualmente com a fragmentação que pauta o sistema operativo Android. Agora, para o OnePlus 6, lançado já com o Android Oreo o Treble já é suportado por predefinição. Graças a ele, já é possível ver o aspecto da LineageOS neste terminal, bem como outras ROM's.

Todas elas baseadas nas imagens genéricas de sistema (GSI), algo que pode ser simplesmente instalado no smartphone. Note-se que ao contrário das ROM's personalizadas (custom ROM's) convencionais, as ROM's baseadas numa imagem genérica de sistema pode ser instaladas praticamente no dia em que o smartphone é apresentado.

Vê ainda: Leitores 4gnews preferem o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition ao OnePlus 6

Num cenário perfeito, poderás instalar uma versão genérica do sistema num dispositivo que já suporte o Projeto Treble. Entre eles temos o OnePlus 6 e entre as ROM's baseadas no AOSP temos por exemplo a LineageOS.

Com estas "ferramentas" na mão, o pessoal do portal XDA Developers resolveu instalar uma versão genérica do sistema utilizada para far forma à LineageOS. Em seguida instalaram essa mesma GSM (generic system image) no OnePlus 6, providenciando-nos com um look ao aspecto desta ROM.

Esta é a LineageOS baseada no Android Oreo 8.1 para o OnePlus 6

Ainda assim e para refrear qualquer tentativa de instalação de uma GSI na partição de sistema do OnePlus 6 importa frisar que o processo não é tão simples quanto parece. Aliás, terá levado cerca de uma semana até que o programador tutorial para instalação de uma imagem genérica de sistema. Em suma, neste momento é aconselhável a que esperes pela versão convencional da LineageOS, estável. Ainda assim, o seu aspecto no OnePlus 6 já pode ser visto nestas imagens.

A equipa de programadores começou por testar todo o tipo de conectividades no OnePlus 6 após a instalação desta versão da LineageOS. Sendo baseada numa imagem genérica de sistema Android Oreo, concluem que não está tão fluída como a ROM nativa da marca, a OxygenOS.

LineageOS para o OnePlus 6

Mais ainda, tal como pode ser visto pela imagem acima, a LineageOS ainda carece de aperfeiçoamentos para se adaptar à "notch". Note-se que os ícones na barra de estado ficam ocultos atrás da "notch".

Estas imagens mostram-nos também o aspecto do menu das Definições, menu das aplicações e o ecrã inicial do OnePlus 6. Podemos ver aqui vários dos seus menus, bem como a indicação da versão de sistema utilizada - Android Oreo 8.1.

Em suma, segundo os peritos da XDA Developers, é aconselhável esperar por uma versão estável da LineageOS ou de qualquer outra ROM. Ainda assim, louvam o elevado grau de funcionalidade que é possível obter a partir de uma imagem genérica de sistema.

Numa última nota, a análise ao novo topo de gama da fabricante chinesa está a ser ultimada. Sempre com base na utilização real do dispositivo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

começa a ser uma visão rara na sua loja oficial

S 15.1 e a ROM Resurrection Remix

d

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.