OnePlus 6 - a nova aposta da OnePlus já é oficial!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Em 2017 ficaríamos a conhecer os OnePlus plataforma Android Oreo 8.1 da Google.

Os seus antecessores deslumbraram os consumidores com o poder de processamento e rapidez mas a OnePlus quer mais. Mais velocidade. Mais rapidez. Mais fluidez. Melhor qualidade de construção. Toque mais premium. O resultado é este novo smartphone, apresentado em Londres no dia 16 de maio de 2018.

Vê ainda: Huawei Honor 10 | Hands-on e primeiras impressões

Com o sol ainda a raiar sobre a capital inglesa, uma das mais cativantes e jovens empresas de smartphones e dispositivos móveis, OnePlus, apresentou-nos a sua nova coqueluche. São a sua nova aposta para o mercado Android. Mais ainda, são a resposta ao Apple.

O novo OnePlus 6 rompe com o design dos seus antecessores lançados em 2017. Temos aqui uma filosofia de design radicalmente distinta dos dispositivos anteriores. Temos aqui o brilho inconfundível e o toque frio do vidro.

Chegou o novo OnePlus 6!

Temos agora um ecrã que se estende para além do auscultador e da câmara frontal, ousando tocar a margem superior. O resultado? Por um lado é apenas mais um smartphone Android com a notch, recorte, entalhe ou monocelha. Por outro lado é "O" smartphone Android que traz tudo o que poderíamos pedir num topo de gama, até mesmo um preço competitivo. Está disponível em três versões, variando a memória e claro, o preço de venda ao público. Com um novo processador, nova construção, novos materiais e até mesmo novas câmaras o OnePlus 6 é um colosso!

Mais do que nunca a OnePlus socorreu-se do marketing digital através de todos os seus canais oficiais. Desde o início de março que a fabricante chinesa começou a lançar pequenos indícios "teasers" para este OnePlus 6, marcando praticamente dois meses de campanha antes da apresentação.

"A velocidade que tu precisas" - este é o novo OnePlus 6

Ainda assim, a fabricante chinesa fundada em dezembro de 2013 por Qualcomm terás aqui um dos melhores "motores" de 2018.

Design. O que mudou no OnePlus 6?

O design do OnePlus 6 seria um dos parâmetros mais divulgados nos últimos meses. Agora, a apresentação oficial do dispositivo veio confirmar tudo o que avançamos, todas as fugas de informação ou rumores.

As diferenças face aos modelos anteriores são muito significativas. Todo o seu painel traseiro foi alvo de uma reformulação. As câmaras, duplas, conta agora com um alinhamento vertical, alinhado com o logótipo da marca.

Temos ainda, no mesmo alinhamento, o leitor de impressões digitais / sensor biométrico e o flash LED. Mais ainda, as suas laterais e painel traseiro apresentam uma ligeira curvatura que melhorará o conforto de utilização do smartphone Android.

No painel frontal temos diferenças igualmente notórias. É o primeiro smartphone da OnePlus a adotar a Apple. Temos ainda a pequena moldura em redor do smartphone e um pouco notória na parte de baixo mantém-se.

O vidro é o material escolhido para este smartphone Android

Terás à tua escolha um novo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google, disponível em três esquemas de cor. Chegará em Branco ou Silk White com alguns realces em rosa / dourado e um ligeiro brilho. Chega dentro de 3 semanas.

Terás também a versão Midnight Black (Preto Meia Noite), construído em vidro fosco (vidro sem brilho) com uma textura areada. Será um tanto similar ao SandStone que caracterizou o OnePlus One.

Terás também a versão em Mirror Black (Preto espelhado) com o acabamento brilhante em vidro. É o acabamento mais reluzente mas será também o mais susceptível a impressões digitais e outras sujidades.

O ecrã AMOLED, agora com a "notch"

O OnePlus 6 foi apresentado com um ecrã ou tela de 6.28 polegadas de diagonal, tecnologia Optic AMOLED com uma resolução Full-HD+, portanto 1080 por 2280 pixéis. Apresenta uma densidade de 402 pixéis por polegada e um formato / padrão 19:9.

Este ecrã encontra-se protegido pelo vidro certificação IP não especificada. Contudo, na página da OnePlus é referida a utilização do smartphone à chuva. Algo que nos leva a concluir que teremos, provavelmente, IP53. A elegância do vidro está agora protegida contra os rigores do dia-a-dia.

As câmaras, agora com Inteligência Artificial

Utilizamos cada vez mais os nossos smartphones para registar o nosso dia-a-dia e mesmo como câmara principal para viagens e eventos. Ciente da crescente importância de ter uma excelente câmara no seu smartphone, a OnePlus não poupou esforços neste quesito.

Com efeito, temos aqui, na traseira, uma câmara traseira de configuração dupla, composta por dois sensores. O primeiro, com uma resolução de 16MP, possui uma lente com abertura focal de f/1.7, lente equivalente a 27mm. Conta ainda com um sensor de 1/2.8 polegadas e pixéis de 1.12µm. Apresenta estabilização ótica da imagem (OIS).

O segundo sensor (auxiliar), apresenta uma resolução de 20MP de resolução, possui uma lente com abertura focal de f/1.7, um flash dual-LED e deteção de fase. Todavia, é a Inteligência Artificial (IA) que a torna verdadeiramente especial.

De uma forma muito sucinta, com a integração da IA vai permitir ao smartphone Android identificar automaticamente a cena / cenário. Em seguida irá aplicar automaticamente as melhores definições para o caso concreto.

As ramificações da IA serão também utilizadas para o modo de Beleza, particularmente útil para a câmara frontal. Esta apresenta uma resolução de 16MP, lente com abertura focal de f/2.0, lente equivalente a 20mm, pixéis de 1.0µm. Apresenta estabilização eletrónica da imagem (EIS).

Esta câmara é capaz de gravar vídeo em câmara a 480 frames por segundo na qualidade 720p HD. Poderá gravar a 2160p@30/60fps e também a 1080p@30/60/240fps.

Hardware - o poder do Snapdragon 845 com 8GB de RAM

A velocidade, tema principal de todo o evento de apresentação, será garantida pelo processador / plataforma móvel Snapdragon 845 da Qualcomm. Trata-se de um SoC (system on chip) com um total de 8 núcleos de processamento, portanto octa-core divididos em dois clusters (grupos).

O primeiro é dedicado à velocidade com 4 núcleos Kryo 385 com frequências máximas a 2.7GHz. O segundo é dedicado à poupança de energia com 4 núcleos Kryo 385 Silver com frequências de processamento a 1.7GHz.

Podem consultar NPU Hexagon 685 DSP dedicado à Inteligência Artificial.

Três versões de RAM e Armazenamento

Terás à tua escolha um total de três versões no que ao armazenamento interno (não expansível) diz respeito. Desde 64GB até aos 256GB, passando pela versão com um total de 128GB neste smartphone com Android Oreo.

Já a nível de memória RAM teremos 6GB ou 8GB de memória RAM. As configurações serão de 6+64GB; 8GB+128GB e 8GB+256GB. Em nenhuma das variantes poderás utilizar um cartão de memória microSD.

Temos ainda a porta áudio P2 (jack de 3.5mmm), para além de uma porta USB do Tipo C. Conta também com conexão Bluetooth 5.0, NFC, GPS e uma bateria de 3300mAh com o carregamento rápido a 5V/4A a 20W, o Dash Charge. Não tem carregamento sem-fios.

Software - Android Oreo da Google com a OxygenOS

O novo OnePlus 6 está disponível com a mais recente OxgenOS na sua versão 5.

Caso queiras, poderás também utilizar a 1ª versão beta do Android P da Google no teu OnePlus 6 logo que ele te chegue às mãos.

Preço. Quanto custa o OnePlus 6?

Em Portugal e na Europa, através da loja oficial o seu valor será de 519, 569€ ou 629€. Valores para as versões 6GB+64GB, 8GB+128GB e 8GB+256GB.

Outros assuntos relevantes:

d da HMD Global

e no dia 29

Samsung Galaxy S9 chega agora em Dourado e Vermelho Borgonha

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.