OnePlus 6 - Tudo o que já sabemos antes da apresentação no dia 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

O smartphone OnePlus 6 será o próximo topo de gama da 5T apresentado pela marca em novembro de 2017.

Vê ainda: Xiaomi cresce 101%, Huawei 14% e Apple 2% – Counterpoint Research

Agora, a cerca de 10 dias da sua apresentação oficial, vamos recapitular tudo aquilo que já sabemos. Tudo o que foi confirmado pela própria marca. Tudo o que as fugas de informação revelaram e tudo o que os testes de benchmark também já foram mostrando.

Estas três principais fontes de informação (marca, fugas de informação e benchmarks) permitem-nos ter uma clara ideia do OnePlus 6. Neste momento, apenas o preço nos ilude e possivelmente alguns novos "truques" de software que a marca possa implementar no seu smartphone.

Tudo o que já sabemos sobre o OnePlus 6

Começando deste já pelo seu UI) própria da OnePlus, a sua OxygenOS na versão 5. Algo de que a empresa se orgulha pela simplicidade e rapidez de toda a interface gráfica. Teremos uma interface limpa, com algumas adições ao ambiente de Android "puro" mas sem nunca fugir muito a este premissa, ou melhor a 3 premissas. A simplicidade, rapidez e economia de energia.

Software - Android Oreo da Google com a OxygenOS

Garantindo que o sistema Android Oreo 8.1 da Google é perfeitamente otimizado pela sua OxygenOS, o OnePlus 6 será extremamente rápido. Aliás, o slogan ou "lema" do smartphone é "a velocidade que tu precisas" numa tradução liberal de "The Speed You Need".

A fabricante Android que nos habitou a uma ótima relação preço / qualidade nos seus smartphones não deverá desiludir. A nível de hardware contamos com todas as melhores características e especificações técnicas disponíveis. É identificado pelo seu número de modelo – A6000.

Hardware - Snapdragon 845 da Qualcomm

Começando pelo seu "coração", o seu processador / plataforma móvel ou SoC (system on chip) temos aqui o Qualcomm no seu interior. Este é o mais recente chip da fabricante norte-americana e também o mais poderoso.

É composto por um total de 8 núcleos de processamento, portanto um octa-core composto por dois clusters (grupos) de núcleos. O primeiro (4 núcleos) com frequências máximas de 2.7GHz para um desempenho irrepreensível e para dar conta das tarefas pesadas. São núcleos Kryo 385 Gold.

O segundo cluster é composto pelos restantes 4 núcleos com uma frequência máxima de processamento a 1.7GHz, sendo aqui otimizado para a poupança de energia. Estes são os núcleos que entram em ação para dar conta das tarefas simples como as comunicações. São núcleos Kryo 385 Silver.

Não descurando a performance gráfica temos aqui a .

Bateria e Autonomia no OnePlus 6

Quesito onde podemos apenas referir a presença de uma bateria de 3300mAh de capacidade, tal como no seu antecessor. Apesar de os relatos iniciais sugerirem uma bateria de 3450mAh, a agência TENAA certificou o OnePlus 6 com uma bateria de 3300mAh.

Ainda assim, não será de todo impensável ver uma melhoria de autonomia tendo em conta que o novo processador (SD845) é mais eficiente do que o anterior (SD835). Mais ainda, teremos aqui o carregamento rápido Dash Charge. Não é provável que traga carregamento sem-fios.

De que será feito este OnePlus 6?

Vidro. Metal. Estes serão os dois materiais de construção utilizados no OnePlus 6. O próximo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google trará uma estrutura metálica para lhe conferir a necessária rigidez.

Todavia, este ano passaremos do metal para o vidro como principal material de construção, algo que já foi indiciado pela própria marca. O brilho inconfundível deste material pode ser visto em vários teasers partilhados pela empresa nas últimas semanas.

Podemos também aferir a presença da porta headphone jack, a porta áudio de 3.5mm, para além de uma porta USB do Tipo C. Teremos também um altifalante, único, na sua aresta inferior.

O Android Oreo da Google terá um toque especial neste OnePlus 6

Sabemos também que o novo smartphone OnePlus 6 terá algum tipo de resistência aos elementos. Refiro-me aqui à resistência à agua, ou pelo menos a salpicos – Certificação evleaks).

Para além das versões convencionais do OnePlus 6 teremos também a edição especial e limitada, a "Avengers Infinity War Edition". Espera-se que esta versão seja um exclusivo para o mercado indiano e/ou chinês.

Memória interna e RAM no OnePlus 6

Teremos um total de 6GB de memória RAM na versão base deste smartphone Android. De igual forma, esta versão será acompanhada por 64GB de armazenamento interno, não expansível via cartão de memória microSD.

Contamos também com duas versões de topo, ambas com um total de 8GB de memória RAM. Contarão também com 128GB ou 256GB de memória interna, existindo ainda algumas dúvidas relativamente ao esquema exato de memórias.

Fotografia e vídeo neste smartphone com o Android Oreo da Google

A nível de câmaras teremos uma configuração dupla na sua traseira com 16MP+20MP. Na parte frontal teremos um sensor de 20MP. Posto isto, poderemos ter exatamente a mesma configuração presente no seu antecessor, o 5T.

Ainda assim, esperamos que a marca traga uma nova aposta neste quesito, mantendo a resolução mas melhorando o processamento da imagem. De igual forma, é esperado que o terminal traga finalmente a estabilização ótica da imagem (OIS). Algo que ainda não foi confirmado.

Ecrã / Display do OnePlus 6

O novo smartphone Android trará um ecrã com tecnologia AMOLED (Optic). Aqui com uma resolução total de 2280 x 1080 pixéis, portanto o padrão Full-HD+. Apresentará o formato / padrão 19:9 para acomodar o entalhe / notch no topo do ecrã. Em seguida podemos ver o seu aspecto.

Estas foram as informações confirmadas recentemente pela TENAA, alusivas ao ecrã. Já segundo os rumores, o seu ecrã terá 6.28 polegadas de diagonal, sendo revestido pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning.

Já a nível de dimensões físicas o OnePlus 6 medirá 155.7 x 75.35 x 7.75mm (altura x largura x espessura). Ficamos também a saber que este smartphone com a plataforma Android Oreo da Google pesará 179 gramas.

Infelizmente, pelo menos para já, o preço do OnePlus 6 permanece um total mistério, sobretudo para os mercados europeus. Já para o mercado indiano, recentemente vimos uma fuga de informação a sugerir um aumento de preços.

Algo que já não suscita dúvidas é a sua data de apresentação. A fabricante Android confirmou o evento de apresentação para o dia 16 de maio em Londres com eventos do dia 17 na China e na Índia.

Por último importa deixar bem claro que todas estas informações só poderão ser totalmente confirmadas com a apresentação do produto. Interpretem todas estas linhas com uma boa dose de ceticismo e espírito crítico.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei com o Kirin 970 tem a melhor NPU face ao Snapdragon 845

e só perde para o Facebook em número de utilizadores

Apple iPhone X foi o smartphone mais vendido do mundo no 1.º trimestre do ano

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.