OnePlus 6 - Tudo o que já sabemos antes da apresentação no dia 16

Rui Bacelar
OnePlus 6 OnePlus 5T design
A fabricante chinesa tem-nos dado bastantes pistas sobre o seu próximo terminal Android. Chega dia 16 de maio.

O smartphone OnePlus 6 será o próximo topo de gama da fabricante chinesa fundada em 2013 por Pete Lau e Carl Pei. Será apresentado oficialmente no dia 16 de maio de 2018, em Londres, capital do Reino Unido. Até lá, já ficamos a saber praticamente tudo sobre este dispositivo com o sistema operativo Android Oreo da Google.

Este será o primeiro de dois smartphones topo de gama a ser lançados pela empresa no decurso deste ano. Com efeito, o "6" chega em breve para substituir o OnePlus 5T apresentado pela marca em novembro de 2017.

Vê ainda: Xiaomi cresce 101%, Huawei 14% e Apple 2% – Counterpoint Research

Agora, a cerca de 10 dias da sua apresentação oficial, vamos recapitular tudo aquilo que já sabemos. Tudo o que foi confirmado pela própria marca. Tudo o que as fugas de informação revelaram e tudo o que os testes de benchmark também já foram mostrando.

Estas três principais fontes de informação (marca, fugas de informação e benchmarks) permitem-nos ter uma clara ideia do OnePlus 6. Neste momento, apenas o preço nos ilude e possivelmente alguns novos "truques" de software que a marca possa implementar no seu smartphone.

Tudo o que já sabemos sobre o OnePlus 6

Começando deste já pelo seu sistema operativo teremos aqui o Android Oreo 8.1 da tecnológica norte-americana, a Google. Neste ponto não existem dúvidas. Mais ainda, teremos a interface (UI) própria da OnePlus, a sua OxygenOS na versão 5. Algo de que a empresa se orgulha pela simplicidade e rapidez de toda a interface gráfica. Teremos uma interface limpa, com algumas adições ao ambiente de Android "puro" mas sem nunca fugir muito a este premissa, ou melhor a 3 premissas. A simplicidade, rapidez e economia de energia.

Software - Android Oreo da Google com a OxygenOS

Garantindo que o sistema Android Oreo 8.1 da Google é perfeitamente otimizado pela sua OxygenOS, o OnePlus 6 será extremamente rápido. Aliás, o slogan ou "lema" do smartphone é "a velocidade que tu precisas" numa tradução liberal de "The Speed You Need".

Android Oreo Google Nokia X OnePlus 6 Android velocidade spot Android Oreo
A nova geração deste smartphone com a plataforma Android Oreo da Google chega em maio de 2018

A fabricante Android que nos habitou a uma ótima relação preço / qualidade nos seus smartphones não deverá desiludir. A nível de hardware contamos com todas as melhores características e especificações técnicas disponíveis. É identificado pelo seu número de modelo – A6000.

Hardware - Snapdragon 845 da Qualcomm

Começando pelo seu "coração", o seu processador / plataforma móvel ou SoC (system on chip) temos aqui o Snapdragon 845 da Qualcomm no seu interior. Este é o mais recente chip da fabricante norte-americana e também o mais poderoso.

É composto por um total de 8 núcleos de processamento, portanto um octa-core composto por dois clusters (grupos) de núcleos. O primeiro (4 núcleos) com frequências máximas de 2.7GHz para um desempenho irrepreensível e para dar conta das tarefas pesadas. São núcleos Kryo 385 Gold.

O segundo cluster é composto pelos restantes 4 núcleos com uma frequência máxima de processamento a 1.7GHz, sendo aqui otimizado para a poupança de energia. Estes são os núcleos que entram em ação para dar conta das tarefas simples como as comunicações. São núcleos Kryo 385 Silver.

Não descurando a performance gráfica temos aqui a Adreno 630 que neste momento é uma das gráficas (unidade de processamento gráfico) mais capazes. Será capaz de correr todo e qualquer jogo que possas encontrar na Google Play Store.

Bateria e Autonomia no OnePlus 6

Quesito onde podemos apenas referir a presença de uma bateria de 3300mAh de capacidade, tal como no seu antecessor. Apesar de os relatos iniciais sugerirem uma bateria de 3450mAh, a agência TENAA certificou o OnePlus 6 com uma bateria de 3300mAh.

Ainda assim, não será de todo impensável ver uma melhoria de autonomia tendo em conta que o novo processador (SD845) é mais eficiente do que o anterior (SD835). Mais ainda, teremos aqui o carregamento rápido Dash Charge. Não é provável que traga carregamento sem-fios.

De que será feito este OnePlus 6?

Nokia X Huawei Honor 10 Android Oreo da Google Apple iPhone X OnePlus 6 Android Oreo smartphone
A fabricante fundada por Pete Lau e Carl Pei apresentar-nos-á um novo design.

Vidro. Metal. Estes serão os dois materiais de construção utilizados no OnePlus 6. O próximo smartphone com a plataforma Android Oreo da Google trará uma estrutura metálica para lhe conferir a necessária rigidez.

Todavia, este ano passaremos do metal para o vidro como principal material de construção, algo que já foi indiciado pela própria marca. O brilho inconfundível deste material pode ser visto em vários teasers partilhados pela empresa nas últimas semanas.

Podemos também aferir a presença da porta headphone jack, a porta áudio de 3.5mm, para além de uma porta USB do Tipo C. Teremos também um altifalante, único, na sua aresta inferior.

O Android Oreo da Google terá um toque especial neste OnePlus 6

Sabemos também que o novo smartphone OnePlus 6 terá algum tipo de resistência aos elementos. Refiro-me aqui à resistência à agua, ou pelo menos a salpicos – Certificação IP53. Todavia, não está excluída a possibilidade de termos resistência à água - Certificação IP67/68.

Sabemos também que o OnePlus 6 terá uma versão em branco, em vidro. É provável que também exista uma versão, igualmente em vidro, em Preto. Esperamos também pela chegada de uma versão com uma peculiar textura na sua traseira, algo que já foi sugerido pelo leakster Evan Blass (@evleaks).

Android Oreo da Google OnePlus 5T gestos para navegação Carl Pei OnePlus 6 Android Oreo notch
Imagem partilhada recentemente por Evan Blass. Este é o OnePlus 6, já com o Android Oreo da Google

Para além das versões convencionais do OnePlus 6 teremos também a edição especial e limitada, a "Avengers Infinity War Edition". Espera-se que esta versão seja um exclusivo para o mercado indiano e/ou chinês.

Memória interna e RAM no OnePlus 6

Teremos um total de 6GB de memória RAM na versão base deste smartphone Android. De igual forma, esta versão será acompanhada por 64GB de armazenamento interno, não expansível via cartão de memória microSD.

Contamos também com duas versões de topo, ambas com um total de 8GB de memória RAM. Contarão também com 128GB ou 256GB de memória interna, existindo ainda algumas dúvidas relativamente ao esquema exato de memórias.

Fotografia e vídeo neste smartphone com o Android Oreo da Google

A nível de câmaras teremos uma configuração dupla na sua traseira com 16MP+20MP. Na parte frontal teremos um sensor de 20MP. Posto isto, poderemos ter exatamente a mesma configuração presente no seu antecessor, o 5T.

Ainda assim, esperamos que a marca traga uma nova aposta neste quesito, mantendo a resolução mas melhorando o processamento da imagem. De igual forma, é esperado que o terminal traga finalmente a estabilização ótica da imagem (OIS). Algo que ainda não foi confirmado.

Ecrã / Display do OnePlus 6

O novo smartphone Android trará um ecrã com tecnologia AMOLED (Optic). Aqui com uma resolução total de 2280 x 1080 pixéis, portanto o padrão Full-HD+. Apresentará o formato / padrão 19:9 para acomodar o entalhe / notch no topo do ecrã. Em seguida podemos ver o seu aspecto.

Estas foram as informações confirmadas recentemente pela TENAA, alusivas ao ecrã. Já segundo os rumores, o seu ecrã terá 6.28 polegadas de diagonal, sendo revestido pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning.

Dash Charge V2 azul gestos para navegação Android Oreo OnePlus 6 OnePlus 7 OnePlus 8 Pete Lau Carl Pei OnePlus 6 Android Oreo notch iPhone X
Esta será a "monocelha" ou notch presente no próximo topo de gama da fabricante chinesa.©TheVerge

Já a nível de dimensões físicas o OnePlus 6 medirá 155.7 x 75.35 x 7.75mm (altura x largura x espessura). Ficamos também a saber que este smartphone com a plataforma Android Oreo da Google pesará 179 gramas.

Infelizmente, pelo menos para já, o preço do OnePlus 6 permanece um total mistério, sobretudo para os mercados europeus. Já para o mercado indiano, recentemente vimos uma fuga de informação a sugerir um aumento de preços.

Algo que já não suscita dúvidas é a sua data de apresentação. A fabricante Android confirmou o evento de apresentação para o dia 16 de maio em Londres com eventos do dia 17 na China e na Índia.

Por último importa deixar bem claro que todas estas informações só poderão ser totalmente confirmadas com a apresentação do produto. Interpretem todas estas linhas com uma boa dose de ceticismo e espírito crítico.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei com o Kirin 970 tem a melhor NPU face ao Snapdragon 845

YouTube da Google só perde para o Facebook em número de utilizadores

Apple iPhone X foi o smartphone mais vendido do mundo no 1.º trimestre do ano

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).