OnePlus 6 trará gestos para navegação neste topo de gama Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Até que finde o último dia deste mês ficaremos a conhecer oficialmente o OnePlus 6, o próximo topo de gama Android desta fabricante chinesa. Será, para todos os efeitos, único e completamente ordinário consoante olhemos para as suas características ou para o seu ecrã. Com efeito, podemos agora avançar a presença dos gestos para navegação.

Depois de Essential Phone como um dos percursores da "notch" que em 2018 se generalizaria.

Vê ainda: . Especificações confirmadas pela empresa

Olhando para 2017 veríamos a marca a apresentar o OnePlus 5 no mês de junho. Todavia, uma vez que a tecnológica chinesa já começou a lançar teaser para o seu próximo topo de gama Android, o OnePlus 6 deverá chegar até ao final do mês de abril. Se até agora era apenas uma possibilidade a cada novo teaser torna-se mais e mais evidente.

Estamos prestes a conhecer oficialmente este smartphone Android. Ora, ainda hoje veríamos a OnePlus a publicar um novo teaser dedicado ao ecrã. Este será completo, com margens mínimas e claro, a inspiração nos dispositivos previamente mencionados com a respectiva notch ou entalhe no topo do ecrã.

OnePlus 6 será o próximo topo de gama Android

Seria através da conta oficial da filial italiana da OnePlus que veríamos o vídeo que ilustra este artigo. Trata-se do mais recente vídeo teaser para este dispositivo móvel Android onde pode ser vista a alusão aos gestos para ecrã completo. Pois bem, o que é que são estes gestos para ecrã completo? Ora, tratam-se de comandos para navegação e utilização do smartphone Android. Mais ainda, poderão ser uma alternativa viável para os botões (físicos ou capacitivos) de navegação a que já estamos habituados nos dispositivos Android.

Mais concretamente, uma vez que o OnePlus 6 trará um grande ecrã, só com o entalhe no topo, os gestos podem ser usados para vários comandos. Poderás retroceder, aceder ao menu de aplicações recentes / abertas ou simplesmente voltar ao ecrã inicial. Tudo isto com recurso aos novos gestos para navegação em ecrã completo. Em seguida podemos ver o mais recente teaser alusivo a uma das novidades do OnePlus 6.

Poderás controlar este Android através de gestos de navegação

O vídeo em si é curto mas não deixa dúvidas quanto ao seu teor, temos uma clara menção e demonstração do funcionamento destes gestos. Pequenos toques ou swipes (deslizes) para navegares neste equipamento. Serão, com efeito, uma alternativa para os tradicionais botões físicos ou capacitivos.

Com efeito, a marca já havia introduzido o suporte para navegação por gestos na Open Beta 3, baseada no Android Oreo para o OnePlus 5T. Agora, para o próximo smartphone da marca a fabricante deixa antever esta característica. Mais ainda, sugere-nos que a navegação será ainda mais rápida graças aos gestos "speed up with gestures".

O vídeo em si é pequeno mas dá-nos a entender que através de alguns swipes. Mais concretamente através de deslizes ou arrastamentos poderás controlar o teu OnePlus 6. Pr, não ficamos a saber que tipo de gestos controlarão ou desencadearão certas ações. Teremos que esperar um pouco mais para aquietar as nossas dúvidas, possivelmente com a próxima fuga de informação ou teaser oficial como este novo.

Gestos de Ecrã Completo serão alternativa aos botões de navegação

Todavia, com base na Open Beta baseada no Android Oreo para o OnePlus 5T podemos já antever um total de 3 tipos de controlos por gestos. A saber, ao fazer um Swipe para cima o utilizador voltará imediatamente ao ecrã inicial. Este gesto substituirá o botão central "Home".

Já ao fazer um Swipe para a esquerda o utilizador poderá retroceder, voltar ao menu anterior. Será um substituto para o botão de retroceder. Por último, com um Swipe para cima, mantendo a pressão, o utilizador poderá aceder ao menu das aplicações abertas / recentes. Será um substituto para o botão com a mesma função no OnePlus 6.

O que mais nos trará o OnePlus 6?

O cenário mais provável será a opção, para o utilizador, de utilizar ou não uma barra de navegação. Presença habitual na parte inferior do ecrã. Os gestos para navegação poderão fazer a vez dos botões capacitivos na parte inferior da tela / ecrã. Ora, isto acabaria por deixar ainda mais área livre para usufruir dos conteúdos apresentados.

O OnePlus 6 será equipado com um total de 8GB de memória RAM. Além disso, teremos um valor máximo de 256GB de armazenamento interno. Mais ainda, este valor não será expansível via microSD. Contaremos também com outras variantes. A título de exemplo, teremos uma com 6GB de memória RAM. Esta será complementada com 64GB e 128GB de armazenamento interno para as demais variantes.

Contará também com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm e com uma câmara dupla na sua traseira. Já o seu sistema operativo será o Android Oreo com a interface OxygenOS. No decurso dos próximos dias deverão surgir mais fugas de informação.

Acredita-se que este dispositivo móvel Android seja apresentado durante este mês de abril.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Black Shark revela agora o seu perfil, chega no dia 13 de Abril

Motorola Moto G6 e Moto E5 serão revelados oficialmente em abril

Avengers: Infinity War. Conheces o pedido dedicado a todos os fãs da Marvel?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.