OnePlus 6 - como ativar os gestos de navegação no topo de gama Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Tens um novo OnePlus 6 nas tuas mãos? Então em primeiro lugar já podes testar a 1ª sistema Android Oreo 8.1. Em segundo, temos aqui os gestos de navegação.

Estes gestos de navegação permitirão controlar o OnePlus 6 sem teres que recorrer aos tradicionais botões capacitivos. Na prática são uma boa alternativa para dar um novo uso, ou mediar a utilização de um grande ecrã / tela, apenas com uma mão.

Vê ainda: Xiaomi Mi band 3: Manual dá-nos um vislumbre da futura smartband

Ficamos a conhecer estes gestos de navegação no topo de gama da iPhone X. Podem ser uma solução prática no teu dia a dia, proporcionando uma nova forma de interação com o terminal iOS ou neste caso, Android.

Importa frisar que os gestos de navegação implicam uma pequena (mas existente) curva de aprendizagem. Isto é, poderás demorar algum tempo até dominar os novos comandos ou forma de interagir e controlar o teu OnePlus 6. Com o passar do tempo ficará mais e mais intuitivo.

Gestos de navegação para interagir com o OnePlus 6

Importa ainda frisar que já nas versões beta da interface OxygenOS para o OnePlus 5T podemos encontrar este tipo de gestos para navegação. Estes permitem-te aproveitar a totalidade do seu ecrã de 6.28 polegadas de diagonal. Podem substituir completamente os tradicionais botões de navegação e até mesmo a Google adotará este novo controlo no seu Android P. Assim que for disponibilizado na sua versão final, em agosto, veremos cada vez mais terminais com esta opção.

A sua utilização acaba por ser simples. Em poucos dias darás por ti completamente habituado a esta nova forma de interagir e controlar o teu topo de gama Android. Antes disso terás que ativar esta opção dentro das definições do smartphone.

Note-se que ao ativar os gestos de navegação libertarás uma boa porção da parte inferior do ecrã deste OnePlus 6. Posto isto, terás ainda mais espaço para usufruir dos teus conteúdos favoritos.

Em seguida encontrarás um guia passo a passo para ativares esta opção no teu novo topo de gama Android.

Como ativar os gestos de navegação no novo topo de gama Android

1- Vai até à Definições (Settings) do teu novo OnePlus 6 - ícone presente no ecrã inicial

2- Navega até Botões (buttons), clica nessa opção

3- Seleciona Barra de Navegação e Gestos de Navegação

4- Agora seleciona os Gestos de navegação

5- Aí terás uma pequena demonstração. Um pequeno guia de iniciação rápida para saber quais gestos existem e como os utilizar.

6- Os gestos de navegação funcionam (são reconhecidos) na parte inferior do ecrã.

7- A barra de navegação (botões capacitivos de navegação) estão agora desativados

8- Poderás repor a barra de navegação a qualquer altura.

Terás aqui três novos gestos de navegação, chegando para substituir a tradicional barra para navegação. Em primeiro lugar, desliza (swipe) de baixo para cima (ao centro), leva-te para o ecrã inicial.

Um deslize (swipe) de baixo para cima, a partir de qualquer lateral do ecrã, funcionará como o botão retroceder. Seja para voltar atrás (retroceder) ou para sair de uma aplicação (app).

Terás também um terceiro gesto para aceder ao menu das aplicações abertas (multi-tasking). Para tal faz um deslize de baixo para cima e mantém a pressão no ecrã durante uns breves momentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple começa a pagar os 13 milhões de euros em dívida à Irlanda

d e iOS [vídeo]

Lenovo Z5 (ZUK Z5) com grande bateria que promete 45 dias em stand-by

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.