OnePlus 6. Será este o próximo topo de gama Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

OnePlus, uma das fabricantes chinesa que não se cansa de nos surpreender. Em 2016 apresentaria dois novos topos de gama, o 3 e 3T com uma imbatível relação preço / qualidade. Mais recentemente, em 2017, chegariam os 5 e 5T. Agora com câmara dupla e com novos processadores. Avançando até 2018, entre maio e junho teremos um novo OnePlus 6 com o sistema operativo Android Oreo.

Será o próximo flagship killer da empresa fundada em dezembro de 2013 por Carl Pei (atual vice-presidente) e por Pete Lau (atual CEO e antigo funcionário de alto nível na OPPO). Atualmente a OPPO, Vivo e OnePlus são empresas irmãs. As três pertencem à multi-nacional BBK Eletronics e são cada vez mais uma força a ter em conta no mercado chinês. Por sua vez, este é o maior mercado mundial de smartphones.

Vê ainda: Qualcomm apresenta o inovador Snapdragon 700 no MWC 2018

Agora, enquanto todas as atenções se centram em Barcelona no Mobile World Congress (MWC) sugiram novas fotografias (imagens reais) daquele que pode ser o OnePlus 6. As imagens chegaram até nós através da publicação TechDroider que por sua vez recolheu as fotografias da rede social chinesa, a Weibo.

E se a traseira do suposto OnePlus 6 levantava algumas dúvidas, algumas semelhanças com um Huawei Mate 9, a parte frontal mostra-nos um smartphone novo. Temos aqui um ecrã praticamente sem margens. Espera-se que a OnePlus siga esta ideologia bezel-less com um ecrã grande. Tela ou display que preencha praticamente todo o painel frontal do seu próximo topo de gama com o sistema operativo Android.

OnePlus 6 deve chegar em junho com o Android Oreo 8.1

As imagens que seriam publicadas na rede social Weibo mostram-nos um equipamento peculiar. Temos sempre uma ou outra inspiração, atualmente é impossível não ser parecido com este ou com aquele mas temos um pouco de originalidade. A construção do smartphone deverá continuar a utilizar o metal como o principal material de construção, excluindo assim o carregamento sem-fios. A imagem mostra também um outro smartphone que aparenta ser um OnePlus 5, com capa vermelha. Aliás, pelo reflexo da segunda imagem a foto parece ter sido capturada por um dispositivo da marca.

Será este o OnePlus 6?

Aqui, na primeira imagem (à esquerda) temos imensas novidades. Começando pelos 6GB de memória RAM e pelos 64GB de armazenamento interno. Desta forma podemos contar com uma versão base com estas configurações. Além disso, muito provavelmente, com uma versão de topo com 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno não expansível. O seu processador será o Snapdragon 845 da Qualcomm, o atual topo de gama da norte-americana.

Android Oreo 8.1 e OxygenOS 5.1

Temos também a indicação da presença da ROM OxygenOS 5.1 e da versão do sistema operativo Android. Temos aqui o Android Oreo 8.1.0 como é visível na imagem. Mais ainda, pela tonalidade da tela, e pelo histórico da marca, podemos contar com um ecrã Optic AMOLED. Algo que já temos nos modelos mais recentes.

Além disso, temos aqui um smartphone com cantos inferiores arredondados. Uma aparência à lá Google Pixel 2 que acaba por ser bastante agradável e com um look bastante futurista. Além disso, as margens laterais, apesar de presentes, não se revelam demasiado notórias. Apenas o suficiente para conseguirmos pegar no smartphone sem registar um toque no ecrã do suposto OnePlus 6.

Face Unlock 3D no OnePlus 6?

Olhando para a parte superior, frontal, do suposto OnePlus 6 temos muitas novidades. Desde a pequena "monocelha" ao centro onde está também localizado o pequeno auscultador, agora com um formato arredondado. Temos também um sensor, claro, que também poderá ser um flash frontal para a câmara das selfies. Além disso, poderemos ter também novos sensores para mediar um Face Unlock 3D, algo semelhante ao Face ID da Apple. Para já é apenas uma possibilidade.

Podemos também aferir que este ecrã se prolonga praticamente até à margem superior do suposto OnePlus 6. Reparem na indicação da bateria e no relógio / indicação das horas. Temos aqui um ecrã muito cativante, com uma "monocelha" ou entalhe de ecrã / tela muito discreta.

Câmara dupla na traseira

Algo que merece atenção é o novo leitor de impressões digitais. Agora com um formato oval, logo abaixo da câmara principal, dupla e de alinhamento vertical. Note-se ainda que o smartphone parece estar protegido por uma capa em silicone. Algo que é subentendido pela ausência dos botões laterais, ou o seu disfarce, debaixo da dita capa que lhe confere este aspecto brilhante.

Em última análise podemos estar aqui a contemplar um protótipo, sendo esse o cenário mais provável. Poderá ser o aspecto do próximo topo de gama, ou pelo menos um dos designs que estejam a equacionar para o seu próximo topo de gama com Android Oreo 8.1. Em breve saberemos.

Será este o OnePlus 6, um simples protótipo ou uma farsa? Deixa-nos a tua opinião.

Assuntos relevantes na 4gnews:

S8?

revela agora todos os segredos da câmara dos Galaxy S9

d?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.