OnePlus 5T - 5 pontos que tornariam este smartphone ainda melhor

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

Para descontentamento de muitos fãs desta jovem empresa chinesa, a OnePlus apresentou-nos o novo OnePlus 5T. Não é que este smartphone seja um mau smartphone, que não o é. O problema que se impõe com esta estratégia tem que ver com um ciclo de seis meses entre novos flagships. Se no ano passado o lançamento do OnePlus 3T foi justificado com um novo processador e uma melhor bateria, o 5T não teve nada disso. Apenas um ecrã renovado e outras pequenas modificações.

Vê ainda: OnePlus 5T um smartphone ainda melhor.

1- Resistência à água

Cada vez mais os topos de gama chegam ao mercado com resistência à água. Aquela característica que, não há muito tempo atrás parecia ser algo gimmick, agora começa a ser uma presença constante nos principais smartphones do mercado.

Por isso mesmo, seria de muito bom grado que os fãs veriam a inclusão de uma certificação IP neste OnePlus 5T. Sendo este um verdadeiro topo de gama que se quer afirmar com uma alternativa low cost aos tubarões do mercado, esta característica só o tornaria ainda mais apetecível.

2 - Câmara secundária com lente telefoto

Uma das pequenas mudanças operadas neste OnePlus 5T foi precisamente o seu módulo de câmara dupla. O seu antecessor marcou a investida da marca pelo mundo das câmaras com duas lentes, ao apresentar um módulo composto por uma lente normal e uma telefoto, que permitia aos seus detentores fazer zoom de até duas vezes sem perda de qualidade na imagem capturada.

Estes são alguns pontos que fariam do OnePlus 5T um smartphone ainda mais apetecível

Neste novo modelo este sistema foi repensado e a lente telefoto foi substituída por uma lente normal com uma abertura focal de f/1.7 que promete melhorar bastante o resultados de fotografias capturadas em condições de pouca luminosidade.

Acreditamos que seria bem mais vantajoso manter a filosofia fotográfica do OnePlus 5 neste 5T e as melhorias que foram operadas na segunda lente terem sido operadas na lente principal. A inclusão de uma nova lente principal com um maior número de pixels poderia ser o suficiente para melhorar a sua performance em condições de pouca luz.

3 - Estabilização ótica de imagem

Este será, muito provavelmente, o ponto mais consensual entre toda a comunidade tecnológica. De facto, esta era a melhoria que toda a gente pedia para este novo equipamento. Numa altura em que os nossos smartphones são cada vez mais a nossa câmara fotográfica, a inclusão de estabilização ótica da imagem no mesmo seria muito bem-vinda.

Ao invés disso, a empresa chinesa optou por manter uma câmara com estabilização eletrónica da imagem. Enquanto que o OIS opera o nível físico do sensor da imagem, o EIS funciona ao nível do software. Quer isto dizer que a optimização da imagem apenas será feita depois de a mesma ter sido capturada. Isto significa que quando estás a gravar um vídeo esta tecnologia não te irá ajudar a produzir uma imagem bem mais estável.

4 - Colunas frontais duplas

Esta é também uma característica cada vez mais apreciada pelo mercado tecnológico, em especial pelos ávidos consumidores de multimédia. Com a inclusão de duas colunas frontais, a reprodução de audio deste OnePlus 5T teria uma qualidade bem superior à que terá desta forma.

Uma vez que ainda não testamos este novo smartphone, não podemos atestar se a qualidade da sua coluna é boa ou má. Não é isso que está aqui em causa, mas com a inclusão de duas colunas frontais o resultado seria certamente muito superior. E a redução das suas margens não pode ser justificativa para esta ausência, porque a dimensão das mesmas ainda permitiria a sua inclusão.

5 - Carregamento sem fios

A tecnologia de carregamento sem fios nos smartphones já não é nova mas está a ganhar cada vez mais popularidade entre os consumidores. Equipamentos como os iPhone X contam com carregamento sem fios, portanto esta seria mais uma forma de o OnePlus 5T combater diretamente com estes.

No entanto, esta ausência foi confirmada por Pete Lau antes mesmo do o equipamento ter sido apresentado. Para o CEO da empresa, esta tecnologia ainda não está devidamente desenvolvida para equipar topos de gama. Veja-se a ironia quando concorrentes como os anteriormente referidos são já portadores de wireless charging.

Obviamente que os tempos de carregamento deveriam baixar drasticamente quando comparados com a tecnologia Dash Charge da OnePlus, que aliás é uma das suas principais bandeiras. E depois teríamos de ver uma mudança nos materiais de construção do equipamento, uma vez que o metal não permite o carregamento por indução.

Estes são apenas cinco pontos pelos quais cremos que o OnePlus 5T seria ainda melhor do que já é. Poderão existir outros a adicionar a esta lista, alguns deles tendo em conta os particulares gostos de cada um.

Por isso mesmo, convidamos-te a que nos deixes na caixa de comentários a tua opinião sobre esta lista e principalmente se adicionarias algo mais à mesma.

Outros assuntos relevantes:

Alemanha proíbe smartwatches destinados a crianças

Samsung Galaxy Tab A anunciado – O início da Era Bixby Home

Google Assistant começa a receber o tão esperado Google Lens

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.