OnePlus 5T não conta com resistência à água - Certificação IP67/68

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A internet é um local maravilhoso. Espaço de liberdade, troca de ideias e informações. Espaço de culto, de convívio e reflexão. Contudo, existe um lado menos positivo. O da desinformação. Agora, perante certos relatos de preocupante incúria, cumpre esclarecer o seguinte. O OnePlus 5T não conta com a característica de resistência à água.

Vê ainda: Google Play Store tem 15 Apps temporariamente gratuitas para Android

Não temos, oficialmente, qualquer menção à resistência à água, a meros salpicos e muito menos à certificação IP67 ou IP68. Ora, antes de mais, sabes realmente o que significam estas insígnias IP67/68?

Note-se que todos os smartphones contam com algum tipo de certificação - pode é não ser a famosa resistência à água. Por IP entenda-se Ingress Protection, este é o significado das letras. Agora, os números. Cada um possui um significado diferente.

O novo OnePlus 5T não tem resistência à água

Sabias que toda esta classificação IP representa o tipo de proteção que cada dispositivo apresenta? Seja ele um OnePlus 5T ou um simples interruptor? É verdade e todas estas classificações são determinadas por testes específicos em laboratório pela Comissão Internacional Eletrotécnica.

Mais ainda, o número IP, sendo composto por dois algarismos, dá-nos duas informações distintas. O primeiro refere-se à proteção contra objectos sólidos ao passo que o segundo se refere à proteção contra líquidos. Por último, quanto maior for o algarismo maior será o nível de resistência / proteção.

A título de curiosidade o primeiro algarismo IP, no seu valor máximo, 6, representa total proteção contra poeiras. Por sua vez, o segundo algarismo IP no seu valor máximo, 8, representa proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão. Já no seu valor 7 representa proteção contra efeitos de uma imersão entre 15cm até 1 metro de profundidade.

Ora, apesar de já ter competido com o Apple iPhone X referir-se ao OnePlus 6T, não tem nenhuma destas certificações.

Resistência à água não faz parte das suas características

Contudo, quererá isto dizer que o smartphone é frágil só por não ter resistência à água? Não, longe disso aliás! Tal como comprova o senhor Zack do canal JerryRigEverything o novo OnePlus 5T é muito bem construído.

Conta com vários selos e proteções nos pontos de abertura que, não só impedirão algum pó de entrar, como lhe darão uma relativa proteção contra algumas pingas. Aliás, não ficaria surpreendido se o OnePlus 5T sobrevivesse a uma chuvada severa ou até a uma queda na sanita.

Temos efetivamente algum tipo de selamento, algum tipo de proteção mas não podemos afirmar que tenha resistência à água, caso contrário o consumidor poderia ficar tentado a ir com ele para a piscina. Como não estamos cá para enganar o leitor, o melhor é prevenir e não molhar o teu OnePlus 5T. Fica a dica.

E tu, vais comprar um destes novos smartphones? Achas que a marca deveria garantir a certificação IP67/68 nos seus topos de gama? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção de comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

T compete com o Apple iPhone X – Qual o mais veloz?

+ poderão fazer primeira aparição na CES 2018

9+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.