OnePlus pode ter infringido patente no reconhecimento facial do 5T

Filipe Alves
OnePlus pode ter infringido patente no reconhecimento facial do 5T
Reconhecimento Facial chegou ao OnePlus 5T

O OnePlus 5T trouxe-nos um ecrã 18:9 com margens mais finas e um leitor de impressões digitais na parte traseira do smartphone. Quanto ao software, a marca chinesa implementou uma tecnologia de reconhecimento facial. Embora diferente do iPhone X, faz basicamente o mesmo do terminal da Apple. O objetivo passa por desbloquear o dispositivo simplesmente olhando para ele.

Embora o hardware do OnePlus 5T não ofereça nada que faça desta forma de desbloqueio tão segura quanto a do iPhone X, as primeiras impressões da tecnologia tem sido positiva.

Vê ainda: Vota nos prémios 4gnews! “Melhor Smartphone do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

Contudo, de acordo com o VP da empresa SensibleVision, George Brostoff, a OnePlus está a infringir pelo menos uma das suas patentes na nova funcionalidade. George afirma que se o terminal utilizar a luminosidade do ecrã para iluminar a face e fazer com que a câmara desbloqueie o terminal, a OnePlus está a calcanhar as linhas da sua patente.

Reconhecimento Facial do OnePlus 5T está a ser posto em causa

A SensibleVision tenciona mandar a tecnologia para o mercado nos smartphones de 2018. Antes que tal aconteça querem esclarecer esta situação antes disso.

Infelizmente o mundo das patentes não é assim tão simples. Se a forma de desbloqueio do 5T foi registada na China, não há forma da SensibleVision, que registou a patente nos EUA, reclamar nos tribunais.

Vê também: Nokia – Vem aí um novo Nokia E71 (2018) com o Nokia 9?

O máximo que poderia acontecer, caso a SensibleVision ganhe o caso em tribunal nos EUA, é que a OnePlus desactive a possibilidade para utilizadores nos Estados Unidos da América.

A informação ainda está em desenvolvimento e ainda não há provas concretas que a OnePlus infringiu a patente da empresa norte-americana. Veremos no que isto vai dar!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Criptomoedas sofrem fortes quedas… A culpa pode ser do Natal!

ZTE Nubia Z17 Lite – Um excelente Android por um preço apelativo!

Samsung Galaxy J7 NXT com 3GB RAM e ecrã AMOLED está a chegar

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.