OPPO R11s - Acaba de ser apresentado o "irmão" do OnePlus 5T

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A VIVO, a OnePlus, OPPO, três marcas independentes / construtoras de smartphones de origem chinesa que são detidas pela mesma empresa, a BBK, olhando para o passado mês de junho quando o OPPO R11 e R11 Plus foram apresentados, vimos também a apresentação oficial do OnePlus 5, smartphone fisicamente idêntico aos dois equipamentos previamente citados.

OPPO R11s é um forte prenúncio do OnePlus 5T

Agora, volvidos 6 meses desde a sua chegada ao mercado, eis que a OPPO resolve atualizar estes modelos com as novas versões OPPO R11s e R11s Plus a serem hoje oficialmente apresentadas.

Posto isto, operando uma simples comparação com nas fugas de informação em torno do OnePlus 5T, rapidamente chegamos à conclusão de que, mais uma vez, os smartphones OPPO e OnePlus serão "irmãos gémeos" - não fossem ambas as marcas detidas pela mesma multi-nacional.

A nova geração de smartphones da marca é praticamente igual, a nível de design, aos modelos lançados em junho sendo a grande diferença a introdução de um ecrã / painel com formato 18:9, reduzindo desta forma os bezels ou margens laterais de todo o smartphone.

Note-se que não resta espaço na margem inferior para a colocação de um leitor de impressões digitais / sensor biométrico, tendo este obrigatoriamente que migrar para o painel traseiro, tal como deverá acontecer com o OnePlus 5T, um smartphone que já foi confirmado pela própria marca.

Surge também a primeira imagem oficial do OnePlus 5T

Com efeito, hoje vemos o próprio CEO da OnePlus, o senhor Pete Lau a partilhar o primeiro render do OnePlus 5T no fórum oficial para assegurar aos fãs que a porta jack de 3.5mm estaria salvaguardada no próximo equipamento da marca.

Novidade que nem deveria ter que ser anunciada mas, por outro lado, praticamente todas as outras construtoras estão a remover esta entrada. Desde que a Apple tomou a iniciativa as restantes construtoras tem adoptado a mesma postura, até mesmo a Google com os seus Pixel 2.

Regressando agora aos novos OPPO, temos aqui a presença de um belo ecrã com formato 18:9 que lhe confere um novo look, bem mais elegante, mais alto, mais estreito e bem atraente. Será também mais fácil de utilizar com uma só mão, pelo menos assim esperamos.

Os novos equipamentos desta marca trazem também algumas melhorias no departamento da bateria e mesmo nas suas câmara fotográficas, mudanças mínimas que não precisam de qualquer clarificação.

Contrariamente ao próximo OnePlus 5T, este OPPO R11s utiliza o processador de gama média alta, Snapdragon 660 da Qualcomm, com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Por sua vez, o 5T utilizará o Snapdragon 835, também da Qualcomm mas com 6/8GB de memória RAM e 64/128GB de armazenamento interno.

Mais semelhanças do que diferenças entre os novos OPPO R11s e o OnePlus 5T

Até mesmo as câmaras traseiras dos novos OPPO R11s servirão de inspiração ao próximo OnePlus 5T.

Temos aqui dois sensores fotográficos, um com 20MP de resolução e abertura focal de f/1.7, ao passo que o segundo sensor tem uma resolução de 16MP, mantendo a abertura focal de f/1.7.

Já a câmara frontal do smartphone OPPO tem uma resolução de 20MP e está equipada com vários modos de beleza, retrato e outros truques de software para reforçar esta câmara de selfies. Aqui, mais uma vez, deverá partilhar várias características com o smartphone 5T.

O OPPO R11s utiliza uma bateria de 320mAh com carregamento rápido e o sistema operativo Android 7.1.2 Nougat já instalado, com a interface própria da marca, a Color OS 3.1.

Por sua vez, a versão Plus conta com uma tela de 6,43 polegadas, mantendo o processador Snapdragon 660, 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento, utiliza as mesmas câmaras da versão menor e uma bateria ligeiramente maior de 4000mAh.

Características prováveis do OnePlus 5T

  • Ecrã / tela de 6 polegadas Optic AMOLED
  • Resolução Full-HD+ (2160 x 1080p)
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Interface Oxygen OS
  • Processador Snapdragon 835
  • SoC Octa-core (4×2.45 e 4×1.9GHz)
  • Gráfica Adreno 540
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Bluetooth 5.0
  • USB do Tipo C
  • Leitor de impressões digitais
  • Câmara traseira dupla de 16+20MP – (OIS)?
  • Câmara frontal de 20MP
  • Dimensões: 154.2 x 74.1 x 7.3 mm

Os preços destes OPPO serão de $455 dólares, com uma versão especial em vermelho a custar 485 dólares. A versão maior, o R11s Plus 560 dólares. Resta saber qual será o preço de venda ao público do 5T mas, de acordo com alguns rumores, deverá manter o preço base.

Para ficares a par de todas as informações de tecnologia falada em português segue a 4gnews nas redes sociais. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O OnePlus 5T deverá ser anunciado no próximo dia 16 de novembro e, pelo menos até à data, todas as fugas de informação, bem como os próprios teasers avançados pela marca, sugerem uma extrema semelhança com os produtos da OPPO.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Razer Phone tem uma característica que todos os Android deviam ter

HTC U11 Life com Android One já é oficial e chegará à Europa

Xiaomi Redmi Y1 e Redmi Y1 Lite anunciados oficialmente!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.