OnePlus 5T - as novidades já foram apresentadas com o OPPO R11s

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

De um lado, a OPPO com o seu OPPO R11s, a construtora "obcecada" por smartphones perfeitos para selfies e atualmente a maior marca do mercado chinês. Do outro, OnePlus com o seu OnePlus 5T, a marca que nunca se aquieta e já não consegue estar 6 meses sem lançar um topo de gama.

Vê ainda: marca que destronou a Huawei e arrebatou para si o 1º lugar naquele que é o maior mercado mundial de smartphones. O outro, pertence a uma enérgica start-up que desde 2014 tem surpreendido o mercado mobile.

OnePlus 5T será uma ligeira melhoria do OPPO R11s

A notória semelhança entre os recentes produtos destas duas marcas já aqui foi alvo de análise e, muito sinceramente, acredito que o novo OPPO R11s (e respectiva variante Plus) nos dê uma clara imagem do próximo OnePlus 5T, das melhorias a nível de hardware e das novas tendências.

Olhando então para o OPPO R11s temos aqui um smartphone com ecrã praticamente sem margens laterais, sem os bezels a que estamos habituados na maioria dos nossos smartphones até à data.

Não serão necessariamente uma cópia ou abordagem idêntica ao Apple iPhone X mas sim, um aperfeiçoar - na melhor das hipóteses - do Infinity Display que temos nos Samsung Galaxy S8 e S8+.

Equipado com uma câmara dupla, um leitor de impressões digitais no painel traseiro e um ecrã praticamente sem bezels e com formato 18:9 este OPPO R11s será a inspiração do OnePlus 5T, um dispositivo que dificilmente poderá ser recomendado aos atuais utilizadores do OnePlus 5 mas sim aos do OnePlus 3 e 3T.

As melhorias do OPPO R11s estarão certamente presentes no OnePlus 5T

Vemos no OPPO R11s um ecrã de 6 polegadas, display AMOLED com formato 18:9 e resolução Full-HD+ (1080×2160 pixéis), ora, estas são exatamente as características que tem sido avançadas para o OnePlus 5T.

A nível de hardware, aí sim já vemos diferenças notórias entre o OnePlus 5T (com base nos rumores) e o OPPO R11s uma vez que este "apenas" conta com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Particularmente interessante é o facto deste OPPO suportar um cartão de memória microSD para expansão, algo que os utilizadores OnePlus tem vindo a pedir há já algum tempo.

Outra das diferenças é o processador utilizado no OPPO, neste caso um Snapdragon 660 da Qualcomm, um octa-core a 1.8GHz, ao passo que no 5T teremos o Snapdragon 835. Este ano a Qualcomm deverá apresentar o Snapdragon 845 em dezembro, posteriormente à apresentação do 5T.

Ponderas comprar o OnePlus 5T assim que for anunciado?

Já no departamento fotográfico o OPPO R11s possui uma configuração dupla com sensores de 16MP e de 20MP com flash dual-LED.

No seu painel frontal temos uma nova câmara de 20MP para as selfies com vários modos de beleza através do processamento de imagem e diversos "truques" de software.

Escusado será dizer que o OnePlus 5T terá, muito provavelmente, esta câmara de 20MP face aos 16MP do OnePlus 5. Podemos esperar ainda a inclusão de estabilização ótica da imagem (OIS) em pelo menos um dos sensores traseiros.

A nível de bateria o OPPO R11s utiliza uma célula com 3205mAh de capacidade ao passo que a sua versão Plus utiliza uma bateria de 4000mAh e seria incrível se a OnePlus conseguisse acomodar esta bateria de 4000mAh no seu OnePlus 5T - apesar de tal ser muito improvável.

Características prováveis OnePlus 5T

  • Ecrã / tela de 6 polegadas Optic AMOLED
  • Resolução Full-HD+ (2160 x 1080p)
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Interface Oxygen OS
  • Processador Snapdragon 835
  • SoC Octa-core (4×2.45 e 4×1.9GHz)
  • Gráfica Adreno 540
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Bluetooth 5.0
  • USB do Tipo C
  • Leitor de impressões digitais
  • Câmara traseira dupla de 16+20MP – (OIS)?
  • Câmara frontal de 20MP
  • Dimensões: 154.2 x 74.1 x 7.3 mm

A OPPO, tal como avança o blog aqui ficamos a conhecer e que bem poderia ser chamado de OnePlus 5T Lite caso a marca decidisse lançar um modelo mais económico e modesto do seu próximo topo de gama, algo que não deverá acontecer.

São duas marcas distintas mas intrínsecamente idênticas. Não só por partilharem o mesmo mercado e país natal, ou por serem detidas pela Counterpoint.

Outros assuntos relevantes:

Bixby – Já podes desativar o seu botão lateral nos Samsung Galaxy

Nokia Steel – Relógios Nokia recebem novas cores em Edição Limitada

Broadcom terá feito uma proposta de aquisição sobre a Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.