OnePlus 5T - Aqui está a única razão pela qual não comprarei este Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Não é pelo seu leitor biométrico ou sensor de impressões digitais na sua traseira. Não é pelo preço do OnePlus 5T que deverá permanecer o mesmo, nem pela falta de um ecrã ou tela com resolução Quad-HD+ e muito menos pela falta de carregamento sem-fios neste Android. Não, nada disso...

Vê ainda: 16 Apps temporariamente gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Bem-vindos à vossa reportagem diária sobre o OnePlus 5T, um smartphone Android que ainda não foi oficialmente apresentado mas, caso sejam leitores assíduos da 4gnews, um smartphone que já não guarda nenhum segredo.

Dele já sabemos os preços, as características, as "inovações", a data de chegada ao mercado, as novas capas de proteção oficiais, o sistema operativo que trará e até mesmo como será a experiência de unboxing.

São "fugas" acidentais ou marketing planeado da OnePlus e praticamente todas as marcas Android?

Mas, como é possível que uma empresa se deixe vazar e trespassar pelos olhares indiscretos dias ou semanas antes do produto final ser apresentado?

Será propositado, apenas mais uma maneira de gerar hype ou antecipação em torno do produto independentemente das suas características? Fenómeno que é transversal a qualquer marca Android - e mesmo a Apple já guardou melhor os seus segredos.

Seja como for, a OnePlus, marca fundada em 2013 por loja e suporte oficial da marca.

OnePlus 5T traz um novo ecrã e pouco mais...

Refiro-me à importância de preservar o segredo tecnológico e a integridade do produto para que o factor surpresa não seja esvaziado de todo e qualquer sentido. Infelizmente, no próximo dia 16 de novembro já sabemos o que será apresentado, quanto custará e o que trará de novo.

De uma forma sucinta, eis uma galeria visual com todas as novidades deste Android:

Esta galeria é apenas parte de todas as imagens que já circula na Internet e que retratam este Android, um produto que só deverá ser adquirido, na minha opinião de techblogger, por quem tenha um OnePlus 3T ou anterior.

Mais ainda, nesta altura não faltarão ofertas de valor como o Samsung Galaxy S8 e LG G6 que já começam a baixar bastante o seu preço conforme nos aproximamos da quadra natalícia e pelo menos sabemos que só há um Galaxy S e só um LG da linha G por ano e não de 6 em 6 meses.

Andamos ao sabor da maré Android

Toda e qualquer empresa foi criada para alcançar o lucro, a receita ao final do mês e é crucial que não nos esqueçamos disso, nunca.

De outra forma estaremos mais facilmente dispostos a perdoar este constante "esticar da corda", seja no aumento dos preços transversal às marcas (e aqui temos que congratular a OnePlus por não o fazer), ou pela criação de uma necessidade artificial que nos levará quase inexoravelmente a adquirir os novos produtos sem precisarmos de metade deles.

De Flagship Killer, a Flagship Follower, o OnePlus 5T é uma resposta a uma necessidade inexistente. É uma resposta a uma tendência de mercado e não a uma necessidade do consumidor e é aqui que nós, techbloggers, nos devemos fazer ouvir.

Pequenos incrementos, grandes investimentos...

Sem sequer por em causa o legítimo direito da OnePlus em lançar novos equipamentos Android para com eles obter o merecido proveito financeiro, é esta criação artificial da necessidade de comprar, do seguir por simplesmente seguir.

Lançar um OnePlus 5T pura e simplesmente porque o Galaxy S8 tem e o Apple iPhone X também tem um ecrã praticamente sem margens parece-me completamente fútil, apesar de inegavelmente mais elegante.

Contudo, e como já referi, para quem ainda utiliza um OnePlus 3 ou outro Android mais antigo, será sem dúvida um excelente topo de gama e uma boa aposta. Acima de tudo, acreditava que ao comprar um OnePlus estava a fazer um investimento para um ano (12 meses).

Características prováveis do OnePlus 5T

  • Ecrã / tela de 6 polegadas Optic AMOLED
  • Resolução Full-HD+ (2160 x 1080p) Formato 18:9
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Interface Oxygen OS
  • Sistema operativo Android Nougat 7.1.1
  • Processador Snapdragon 835
  • SoC Octa-core (4×2.45 e 4×1.9GHz)
  • Gráfica Adreno 540
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3000mAh
  • Carregamento rápido Dash Charge
  • Bluetooth 5.0
  • Leitor de impressões digitais na traseira
  • Câmara traseira dupla de 16+20MP - f/1.7
  • Sensor primário Sony IMX 398
  • Sensor secundário Sony 376K
  • Câmara frontal de 16MP - f/2.0
  • Sensor Sony IMX 371
  • Flash dual-LED
  • Câmara frontal de 20MP?
  • Preço: 479$ ou 499€ e 539$ ou 549€
  • Vendas começam no dia 21 de novembro

Este é o seu quadro de especificações técnicas que já foi confirmado pelas várias imagens de cuja credibilidade já não duvidamos. Todo este material é proveniente dos Kit's para reviewer ou para os Influenciadores Digitais como demos aqui a conhecer.

Porquê comprar o OnePlus 5T se em maio teremos o OnePlus 6?

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Será sem dúvida o Android com uma das melhores relações Qualidade / Preço do ano mas acaba por demonstrar a fraca maturidade da marca e para mim, techblogger e utilizador de um OnePlus 5, esta atitude quebrou a confiança que depositava na construtora.

Esperava mais do que um seguir de tendências. Continuarei a ter um fantástico Android mas já não será o melhor produto da marca, aquela pequena e irritante sensação de insatisfação...

Pior ainda, saberei que daqui a outros 6 meses teremos o OnePlus 6, e em novembro de 2018 o OnePlus 6T, um ciclo de substituição com o qual não consigo compactuar e que fazem colocar uma pausa na relação com a OnePlus. Esta é a única razão pela qual não comprarei o OnePlus 5T.

De qualquer forma, este artigo reflecte apenas a minha opinião pessoal e não deverá condicionar de forma alguma a tua tomada de decisão. Aliás, espero poder ler a tua opinião sobre a marca e o seu OnePlus 5T.

Outros assuntos relevantes:

T – Todas as informações sobre o smartphone foram reveladas

Apple iPhone X – O seu maior problema pode ser solucionado

Google Play Store recebe nova versão 8.4.19 – Download APK

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.