OnePlus 5T e Huawei Mate 9, os smartphones com maior radiação (SAR)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A análise feita por uma entidade alemã revela agora quais são os smartphones que deixam os seus utilizadores mais expostos à radiação. Aqui temos os modelos topo de gama de duas fabricantes chinesas bastantes populares em Portugal. O OnePlus 5T encabeça esta lista, seguido de perto pelo modelo Huawei Mate 9.

Da lista constam ainda equipamentos da BlackBerry, Sony e Apple iPhone. Com efeito, desde o advento dos telemóveis - e posteriormente dos smartphones - que a exposição dos seus utilizares às radiações eletromagnéticas tem sido uma preocupação frequente. Apesar serem raros os casos em que o uso de telemóvel ou smartphone é associado aos riscos para a saúde eles existem.

Vê ainda: produzirá os seus smartphones na Índia, tal como a Xiaomi

Sintomas como tonturas, fadiga, dor de cabeça ou mesmo perturbações do sono têm sido apontados como os mais comuns. A causa é a radiação emitida pelos dispositivo que cada vez mais nos acompanham no dia-a-dia. Em boa verdade, nunca tanto como agora passamos tanto tempo com os nossos smartphones.

Agora, um estudo recente, levado a cabo pela entidade federal alemã para a proteção contra a radiação ((Bundesamt für Strahlenschutz), mostra-nos esta lista. Temos aqui vários smartphones desde o OnePlus 5T, o Huawei Mate 9, Nokia Lumia. Temos também o Huawei P9 Plus, Huawei P9 e Huawei P9 Lite. Repete-se também o anterior topo de gama da OnePlus, o OnePlus 5.

OnePlus 5T e Huawei Mate 9 no topo da lista

O estudo mostra-nos a quantidade de radiação emitida quando o smartphone está perto da orelha do utilizador, em situações de chamada. Estudo este levado a cabo pela Bundesamt für Strahlenschutz, entidade responsável pela certificação de dispositivos móveis para a agência de segurança Blue Angel. Os dispositivos da Apple, iPhone 7 Plus, iPhone 7 e iPhone 8 estão perto do final da lista.

SAR - “Specific Absorption Rate” da radiação

A fabricante norte-americana, Apple, ficou bem classificada com o seu iPhone 7 a emitir 1.38 W/kg de radiação. Por sua vez o Apple iPhone X emite 1.09 W/kg de radiação quando junto à orelha do utilizador. Já por sua vez, o Samsung Galaxy S8 é ainda mais "neutro", emitindo 0.75 W/kg de radiação.

A lista foi compilada com base nas conclusões conclusões aqui.

Tens algum dos smartphones aqui listados?

Assuntos relevantes na 4gnews:

P20 Lite pode chegar com outro nome em alguns países

Gmail Go chega à Google Play Store – descarrega aqui a APK

G, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.