OnePlus 5T e Huawei Mate 9, os smartphones com maior radiação (SAR)

Rui Bacelar
Huawei Mate 9 Moto G5 Plus TWRP OnePlus 3 OnePlus 3T OnePlus 5 Project Treble Android Oreo 8.1 OnePlus 5T Smartphone Android
Este é o atual topo de gama da fabricante chinesa. É também o que mais radiação emite, o OnePlus 5T.

A análise feita por uma entidade alemã revela agora quais são os smartphones que deixam os seus utilizadores mais expostos à radiação. Aqui temos os modelos topo de gama de duas fabricantes chinesas bastantes populares em Portugal. O OnePlus 5T encabeça esta lista, seguido de perto pelo modelo Huawei Mate 9.

Da lista constam ainda equipamentos da BlackBerry, Sony e Apple iPhone. Com efeito, desde o advento dos telemóveis - e posteriormente dos smartphones - que a exposição dos seus utilizares às radiações eletromagnéticas tem sido uma preocupação frequente. Apesar serem raros os casos em que o uso de telemóvel ou smartphone é associado aos riscos para a saúde eles existem.

Vê ainda: OnePlus produzirá os seus smartphones na Índia, tal como a Xiaomi

Sintomas como tonturas, fadiga, dor de cabeça ou mesmo perturbações do sono têm sido apontados como os mais comuns. A causa é a radiação emitida pelos dispositivo que cada vez mais nos acompanham no dia-a-dia. Em boa verdade, nunca tanto como agora passamos tanto tempo com os nossos smartphones.

Agora, um estudo recente, levado a cabo pela entidade federal alemã para a proteção contra a radiação ((Bundesamt für Strahlenschutz), mostra-nos esta lista. Temos aqui vários smartphones desde o OnePlus 5T, o Huawei Mate 9, Nokia Lumia. Temos também o Huawei P9 Plus, Huawei P9 e Huawei P9 Lite. Repete-se também o anterior topo de gama da OnePlus, o OnePlus 5.

OnePlus 5T e Huawei Mate 9 no topo da lista

O estudo mostra-nos a quantidade de radiação emitida quando o smartphone está perto da orelha do utilizador, em situações de chamada. Estudo este levado a cabo pela Bundesamt für Strahlenschutz, entidade responsável pela certificação de dispositivos móveis para a agência de segurança Blue Angel. Os dispositivos da Apple, iPhone 7 Plus, iPhone 7 e iPhone 8 estão perto do final da lista.

SAR - “Specific Absorption Rate” da radiação

radiação OnePlus 5T Huawei Android smartphones
A lista dos smartphones que mais radiação emitem. OnePlus 5T e Huawei Mate 9 encabeçam a lista.

A fabricante norte-americana, Apple, ficou bem classificada com o seu iPhone 7 a emitir 1.38 W/kg de radiação. Por sua vez o Apple iPhone X emite 1.09 W/kg de radiação quando junto à orelha do utilizador. Já por sua vez, o Samsung Galaxy S8 é ainda mais "neutro", emitindo 0.75 W/kg de radiação.

A lista foi compilada com base nas conclusões desta entidade alemã pela Statista. O resultado é esta lista que podemos agora consultar com os 15 smartphones que mais radiação emite. Note-se que o índice de SAR é atribuído à emissão da radiação do smartphone. É no máximo de 1.6 watts de energia absorvida por 1 grama de tecido do peso do corpo.

Temos também alguns estudos, norte-americanos, que relacionam o uso de smartphones, radiação e a ocorrência de cancro em ratos (do sexo masculino) de laboratório. Todavia, a agência norte-americana FCC não considerou esses mesmos estudos conclusivos. Poderão consultar as suas conclusões aqui.

Tens algum dos smartphones aqui listados?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Huawei P20 Lite pode chegar com outro nome em alguns países

Gmail Go chega à Google Play Store – descarrega aqui a APK

Galaxy S9, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.