Home Android

OnePlus – violação de patentes devido ao FaceID do OnePlus 5T?

A OnePlus poderá enfrentar uma ação legal por violação de patentes de terceiros devido ao Face Unlock do OnePlus 5T. O caso toma agora novas proporções. Eis as novidades:

OnePlus 5T FaceID Smartphone Patentes
O caso é agora atualizado com um novo capítulo. Eis as novidade @mysmartprice

Depois de avançarmos aqui em primeira mão que a OnePlus poderia enfrentar uma ação legal por possível infração de patentes com o seu FaceID, eis que nos chegam novos desenvolvimentos. Foi a publicação chinesa, a MySmartPrice que avançou desde logo essa hipótese. Agora, temos novos desenvolvimentos e todos eles se prendem com o FaceID da OnePlus 5T. Caso sejas um fã da marca, as notícias não são muito animadoras para esta. A culpa é da própria.

Apesar de ser um dos trunfos do novo topo de gama da empresa chinesa. O Face Unlock é uma tecnologia muito parecida com a FaceID da Apple e do seu iPhone X. É igualmente rápida mas não será tão segura. Além disso, no escuro acaba por não funcionar tão bom como o esperado e claro, terás que ter a câmara frontal apontada para ti.

Vê ainda: 12 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Ora, outra pessoa que pode não gostar assim tanto do FaceID ou Face Unlock do OnePlus 5T é o senhor George Brostoff. Este é o CEO e co-fundador da empresa SensibleVision. Esta empresa é a responsável pelo trabalho e desenvolvimento de mecanismos de reconhecimento facial e sistemas de reconhecimento biométrico. Desenvolvem soluções de autenticação com base nos traços e características únicas de cada ser humano.

OnePlus 5T e o seu FaceID colocam a OnePlus na mira de Brostoff

Agora, este senhor George Brostoff alega que a OnePlus terá violado pelo menos uma das patentes detidas pela SensibleVision com o FaceID (Face Unlock) do seu novo topo de gama, o smartphone OnePlus 5T.

Mais concretamente estará o uso indevido, e sem autorização, da tecnologia que comanda o ecrã do smartphone para servir de iluminador do rosto. Uma vez que a OnePlus não utiliza um iluminador com recurso a infra-vermelhos, o ecrã é a única solução.

Algo crucial em situações de pouca luminosidade. Seja à noite ou no exterior. Segundo George Brostoff a OnePlus não usufruiu de qualquer licenciamento das suas patentes. Isto é, não pagou para usar esta tecnologia de outrem.

O FaceID (Face Unlock) do OnePlus 5T, em vídeo:

O vídeo acima foi publicado pela Forbes e mostra-nos o Face Unlock (nome dado pela marca ao seu mecanismo de reconhecimento facial. Trata-se de um equivalente, em função, ao sistema FaceID popularizado pela Apple com o seu mais recente smartphone, o Apple iPhone X.

O vídeo em si despertou a curiosidade George Brostoff que, após análise, terá concluído que esta tecnologia violaria pelo menos a sua patente de iluminação de rosto. Segundo consta, o caso já terá sido entregue aos seus advogados.

Pelo menos uma das patentes da SensibleVision terá sido infringida com o “FaceID” do OnePlus 5T

Isto não é nada de novo. Temos utilizado isto, com sucesso, há vários anos. Parece até que eles estão a utilizar várias tecnologias patenteadas.

Nós, não licenciamos nenhuma destas tecnologias à OnePlus ou a qualquer um dos seus fornecedores. A partir do vídeo da Forbes torna-se claro que eles estão a infringir pelo menos a patente da iluminação“. Declarações de George Brostoff, CEO e co-fundador da empresa SensibleVision.

 

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de FacebookInstagram e claro, no YouTube.  Junta-te a esta comunidade cada vez maior de malta bem porreira!

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Ficaremos atentos aos desenvolvimentos deste caso. Agora que a matéria foi entregue aos advogados a empresa deverá socorrer-se dos meios legais para proteger as suas patentes. De momento aguardamos também uma pronuncia oficial da OnePlus relativamente ao caso. Estaremos atentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 2 submetido ao teste de resistência de JerryRigEverything

Samsung Galaxy S9 – estes serão os acessórios oficiais da Samsung

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Viaphonearena
Fontemysmartprice
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).