OnePlus - violação de patentes devido ao FaceID do OnePlus 5T?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de avançarmos aqui em primeira mão que a OnePlus poderia enfrentar uma ação legal por possível infração de patentes com o seu FaceID, eis que nos chegam novos desenvolvimentos. Foi a publicação chinesa, a SensibleVision. Esta empresa é a responsável pelo trabalho e desenvolvimento de mecanismos de reconhecimento facial e sistemas de reconhecimento biométrico. Desenvolvem soluções de autenticação com base nos traços e características únicas de cada ser humano.

OnePlus 5T e o seu FaceID colocam a OnePlus na mira de Brostoff

Agora, este senhor George Brostoff alega que a OnePlus terá violado pelo menos uma das patentes detidas pela SensibleVision com o FaceID (Face Unlock) do seu novo topo de gama, o smartphone OnePlus 5T.

Mais concretamente estará o uso indevido, e sem autorização, da tecnologia que comanda o ecrã do smartphone para servir de iluminador do rosto. Uma vez que a OnePlus não utiliza um iluminador com recurso a infra-vermelhos, o ecrã é a única solução.

Algo crucial em situações de pouca luminosidade. Seja à noite ou no exterior. Segundo George Brostoff a OnePlus não usufruiu de qualquer licenciamento das suas patentes. Isto é, não pagou para usar esta tecnologia de outrem.

O FaceID (Face Unlock) do OnePlus 5T, em vídeo:

O vídeo acima foi publicado pela Forbes e mostra-nos o Face Unlock (nome dado pela marca ao seu mecanismo de reconhecimento facial. Trata-se de um equivalente, em função, ao sistema FaceID popularizado pela Apple com o seu mais recente smartphone, o Apple iPhone X.

O vídeo em si despertou a curiosidade George Brostoff que, após análise, terá concluído que esta tecnologia violaria pelo menos a sua patente de iluminação de rosto. Segundo consta, o caso já terá sido entregue aos seus advogados.

Pelo menos uma das patentes da SensibleVision terá sido infringida com o "FaceID" do OnePlus 5T

"Isto não é nada de novo. Temos utilizado isto, com sucesso, há vários anos. Parece até que eles estão a utilizar várias tecnologias patenteadas.

Nós, não licenciamos nenhuma destas tecnologias à OnePlus ou a qualquer um dos seus fornecedores. A partir do vídeo da Forbes torna-se claro que eles estão a infringir pelo menos a patente da iluminação". Declarações de George Brostoff, CEO e co-fundador da empresa SensibleVision.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube. Junta-te a esta comunidade cada vez maior de malta bem porreira!

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Ficaremos atentos aos desenvolvimentos deste caso. Agora que a matéria foi entregue aos advogados a empresa deverá socorrer-se dos meios legais para proteger as suas patentes. De momento aguardamos também uma pronuncia oficial da OnePlus relativamente ao caso. Estaremos atentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

2 submetido ao teste de resistência de JerryRigEverything

Samsung Galaxy S9 – estes serão os acessórios oficiais da Samsung

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.