OnePlus 5T recebe atualização do Android para mitigar o aquecimento

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 OnePlus 5T Android Oreo OxgenOS 5.0.3 Vermelho Lava
Para além de uma nova cor, o topo de gama continua a receber a atualização.

Sentes o teu OnePlus 5T quente, muito quente? Não és o único. Após inquirir os seus utilizadores e fãs na comunidade OnePlus a marca está finalmente a disponibilizar uma nova atualização para o seu smartphone Android. Esta, visa corrigir o sobre-aquecimento que estaria a afetar este seu topo de gama.

Agora, segundo as declarações feitas pela própria marca no seu Twitter, em resposta a um consumidor que relatou o caso, a marca afirmou estar a par da situação. Note-se que o utilizador afirmou que o seu OnePlus 5T atingia uns perigosos 61.6ºC. O utilizador chama-se Sai Charan e faria a sua "queixa" através da sua conta de Twitter, o perfil "@SaiChar45173261".

Vê ainda: Google Play Store com 37 Apps para o Android temporariamente grátis

Para ilustrar o seu caso, Sai colocou também uma captura de ecrã dentro da aplicação CPU-Z. Trata-se de uma boa aplicação para Android. Permite-te averiguar vários parâmetros do teu smartphone. Lista todos os seus componentes e dados dos seus vários sensores, sendo a temperatura um deles. Ora, ao atingir mais de 60ºC o OnePlus 5T pode sofrer danos estruturais.

Mais ainda, a essa temperatura não é de todo impossível que até mesmo a bateria possa sofrer danos sério. Com este potencial de risco não admira que a marca já estivesse a investigar a situação. Todavia, para já não sabemos qual é a causa deste aquecimento abrupto, o CPU-Z apenas nos mostra "os sintomas" e não as causas.

OnePlus 5T receberá nova atualização do Android após a OxygenOS 5.0.4

Mais ainda, a própria OnePlus foi bastante breve nas suas declarações e não explicou o que se estava a passar. Disse apenas que disponibilizariam uma atualização do Android, do seu firmware (software de sistema) para corrigir esta situação. O utilizador que estava a sofrer esta anormalidade afirmaria que o seu OnePlus 5T estava a utilizar a nova OxygenOS 5.0.4 que foi distribuída na passada semana.

Esta atualização do Android será um pequeno patch, paralelo para corrigir as causas do aquecimento abrupto. Mesmo assim, continua a ser uma incógnita aquilo que está a causar este aquecimento acima da média no OnePlus 5T. Mais ainda, este OnePlus 5T é um dos poucos smartphones da marca a sofrer com sobre-aquecimento. Já há bastante tempo que não surgia um caso destes.

Em suma, não há qualquer informação sobre a causa deste aquecimento anormal. Não sabemos se é um erro ou bug no seu sistema operativo Android. Se é um erro na sua interface gráfica / ROM, a OxygenOS ou se é um erro no seu hardware. Sabemos apenas que a marca está a par da situação e que emitirá em breve uma nova atualização de sistema.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.