OnePlus 5 – 5 razões para comprar este Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Comprar ou não comprar? Eis a questão. Esta é a nossa nova rubrica onde expomos os quês e os porquês dos smartphones mais apetecíveis do momento. Para que o consumidor saiba aquilo que o espera, para que faças uma boa compra, para que conheças o bom e o mau de cada produto. A nossa missão é simples, informar. Este novo formato estreou-se com o smartphone OnePlus 5 e depois de abordar as "5 razões para não comprar" eis 5 ou mais razões para optares pelo OnePlus 5.

Vê ainda: OnePlus 5 – 5 razões para não comprar este Smartphone

Partimos da premissa de que nenhum smartphone - ou equipamento - é perfeito. Mesmo assim cumpre elucidar o público para as mais valias que cada um deles possa apresentar. Da mesma forma que é essencial ter noção dos aspetos negativos ou potencialmente problemáticos, importa saber o que cada equipamento tem de melhor para oferecer ao consumidor. Este artigo não é nem pretende substituir uma review/análise.

5 Porquês do OnePlus 5

1º- Dash Charge

Quem nunca teve que sair de casa num aperto e estava com o smartphone quase sem carga? Quem nunca precisou de carregar o smartphone bem rápido? Nesse caso o OnePlus 5 dará resposta às tuas necessidades. Com a sua tecnologia Dash Charge, uma das tecnologias de carregamento rápido mais eficazes que podes encontrar no mercado, o OnePlus 5 é capaz de carregar mais de metade da sua considerável bateria de 3300mAh em menos de 30 minutos (meia hora). Mais ainda, em "apenas" uma hora e 20 minutos consegues carregar totalmente (0%-100%) a bateria do OnePlus 5.

No interior do OnePlus 5 temos uma bateria de 3300mAh que, apesar de ser ligeiramente menor do que a bateria do OnePlus 3T (3400mAh), com a otimização de software e com o Snapdragon 835 sendo mais energicamente eficiente do que o Snapdragon 821, conseguirás uma melhor autonomia. Sim, apesar da bateria ser um pouco menor, a autonomia consegue superar a do seu antecessor.

Dash Charge = Carregamento muito rápido

A nível pessoal, a autonomia de bateria é um dos aspectos que mais valorizo num smartphone. Encontrar aquele equilíbrio perfeito entre capacidade de bateria, espessura do smartphone, tempo de carregamento e autonomia do smartphone é difícil e não existem fórmulas mágicas. Contudo, o OnePlus 5 não te desiludirá neste quesito mas com uma review / análise em breve te daremos os números concretos.

2º- Performance e Desempenho do OnePlus 5

Este é o primeiro smartphone que chegará às massas com 8GB de memória RAM. Sim, leste bem. São 8GB de memória RAM num smartphone. Nesta configuração também terás direito a 128GB de armazenamento interno. Pondo os dados em perspectiva, o meu MacBook Air conta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno portanto dá que pensar.

O grande trunfo do smartphone OnePlus 5

A performance deste OnePlus 5 será irrepreensível. Equipado com o mais recente processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 835 mau era se não fosse extraordinariamente rápido em todo o tipo de tarefas e aplicações. Em boa verdade, com tantas especificações e características de topo não percebo porque é que a marca quis adulterar os benchmarks mas sobre isso já falamos no "5 motivos para não comprar "

As características do OnePlus 5 num vislumbre:

  • Ecrã / Tela de 5.5 polegadas Optic AMOLED
  • Resolução 1080p Full-HD (401ppi)
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Dimensões: 154.2 x 74.1 x 7.3 mm
  • Peso: 153gr
  • Dual-SIM
  • Processador Snapdragon 835 octa-core
  • 6/8GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Câmara principal dupla de 16 e 20MP
  • EIS, zoom ótico de 1.6x e gravação a 4K UltraHD
  • Câmara frontal de 16MP f/2.0
  • Bluetooth 5.0
  • USB do Tipo C
  • Jack de 3.5mm
  • Bateria de 3300mAh
  • Android 7 Nougat (OxygenOS)
  • Disponível em Cinza e Preto
  • Construção metálica
  • Leitor de impressões digitais - sensor biométrico
  • Carregador rápido incluído na caixa
  • Botão - interruptor para as notificações / modos.

Este conjunto de especificações tornará o OnePlus 5 imune a lentidões ou arrastamentos em qualquer tipo de situação com qualquer tipo de aplicações. Primará pela velocidade em qualquer tarefa e para dois ou mais anos terás aqui hardware mais do que suficiente para te proporcionar uma experiência de utilização e navegação fluída.

3º- Câmaras fotográficas do OnePlus 5

A OnePlus orgulha-se de ter colaborado com os peritos da DxO na concepção e desenvolvimento das novas câmaras fotográficas para o seu smartphone. Equipado com uma câmara principal dupla de 16MP e 20MP, a magia vai muito além destes números.

Dual Câmara e Zoom Ótico no OnePlus 5

O sensor de 16MP tem uma lente de 24mm com abertura focal de f/1.7 e o sensor de 20MP uma lente com campo de visão de 36mm. Por sua vez a abertura é de f/2.6. Possui ainda a capacidade de fazer uma pequena ampliação ótica, o zoom ótico de 1.6x que é complementado pelo software para atingir o zoom de 2.0x sem perdas na qualidade. Possui também um flash dual-LED, deteção de fase, autofocus e vários modos de capturar fotografias na aplicação da câmara no smartphone OnePlus 5.

A nível de vídeo neste smartphone OnePlus 5 serás capaz de gravar em 2160p@30fps (4K), 1080p@30 ou 60fps (Full-HD) e a 720p HD a 30 ou 120fps (câmara lenta). A falta de uma estabilização da imagem na gravação de vídeo a 4K está a ser resolvida pela marca, Huawei P10 Plus – Review / Análise – A magia da Leica

O OnePlus 5 possui um dos melhores departamentos fotográficos que encontrarás num smartphone atualmente e, apesar de pessoalmente preferir a abordagem da Huawei com um sensor a P&B e outro a RGB, a OnePlus tem "armas" mais do que suficientes para convencer um entusiasta de fotografia a optar pelo seu smartphone. Outras marcas como a LG optaram por utilizar um sensor com lente grande angular e um sensor com lente mais convencional. Diferentes abordagens ao conceito de dual câmara.

4º- OxygenOS

A OxygenOS é a UI (interface gráfica) da OnePlus e está muito próxima do Android puro. Acrescenta, contudo, algumas funções úteis e que aumentarão seguramente a tua produtividade com o smartphone. É uma skin ou ROM simples. Com animações leves e, acima de tudo, com uma enorme comunidade que desenvolve e apoia toda esta abordagem da OnePlus ao Android puro. Isto significa que mesmo daqui a 2, 3 ou mais anos continuarás a ter suporte e atualizações para o teu smartphone. Quantas marcas se podem orgulhar disto?

O OnePlus 5 não é só para "geeks"

Mesmo que optes apenas pelo software que já vem no smartphone quando o tiras da caixa terás boas surpresas. Terás desde uma "gaveta de aplicações" semelhante à do Google Pixel, capturas de ecrã / tela inteligentes, gestos com o ecrã desligado para ligar a lanterna e outras funções. Sem esquecer o botão/interruptor para as notificações e modos do smartphone, uma característica que gostaria de ver aplicada em mais equipamentos. É um smartphone fácil de dominar. Já não é só para "geeks". Isto ficou bem claro com o OnePlus 5, a marca quer atrair todo um público mais generalista.

5º- Relação Qualidade - Preço

O OnePlus 5 está disponível em duas versões. Os seus preços começam nos €499 euros para a versão com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Por esse preço terás direito à versão em Cinzento (Slate Grey). A versão mais cara, de 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno custa €549 euros. Por esse preço terás direito à versão em Preto (Midnight Black).

Apesar de mais caro, continua acessível

Apesar de os modelos anteriores serem mais baratos quando chegavam ao mercado, o OnePlus 5 compete com oiPhone 7 Plus. Comparando os preços rapidamente chegarás à conclusão de que já não são o equipamento com melhor relação qualidade-preço. Mesmo assim, continuam a ser uma autêntica pechincha face aos topos de gama convencionais.

Estes foram apenas 5 pontos que fazem do OnePlus 5 uma excelente escolha para o teu próximo smartphone. Esta rubrica abordará vários outros equipamentos para que tenhas sempre noção dos dois lados da moeda.

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 consegue ser mais pequeno que o iPhone 7 Plus

MG Cool Explorer – Review / Análise à action cam estilo “GoPro”

Sony – Teremos um smartphone Sony Xperia sem margens na IFA 2017?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.