Sem mais surpresas - Este é o novo OnePlus 5 e custará $549 dólares

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A OnePlus apresentará o seu OnePlus 5 hoje, por volta das 17 horas de Lisboa ou 14 horas de Brasília. A surpresa, contudo, já se foi e é seguro dizer que já sabemos rigorosamente tudo sobre o próximo topo de gama da marca chinesa. Preços, características, acessórios, datas, cores, peso, dimensões, câmaras. Enfim, um segredo muito mal guardado para um smartphone muito antecipado. Este será o último "leak" ou vazamento antes da sua apresentação oficial.

Vê ainda: Galaxy Note 8 poderá ser apresentado na terceira semana de agosto

Já que a OnePlus decidiu não manter o seu próximo lançamento sob um véu de secretismo, o OnePlus 5 já foi visto inúmeras vezes. Neste momento já praticamente todos os media internacionais têm o smartphone nas suas mãos. Assim que for apresentado o YouTube será inundado com as primeiras "análises" ou "unboxings". Desta forma a OnePlus maximizará o impacto e mediatismo do seu OnePlus 5. Agora, olhemos para este smartphone à lá iPhone 7 Plus com a sua câmara dupla traseira e ecrã/tela de 5.5 polegadas.

Eis o OnePlus 5

As fugas de informação são contínuas e depois de termos visto as últimas imagens, eis que surgem um lote de fotografias de um Reviewer Kit. Este pacote inclui o smartphone e todas as suas capas de proteção. No final do artigo podem ainda encontrar uma galeria de fotos só do OnePlus 5 em que o smartphone é visto de todos os ângulos. Está confirmada a sua aparência, espessura bem diminuta e traços gerais.

O Twitter tem sido a rede social de eleição para revelar todos os detalhes. Podemos esperar ainda que na compra deste smartphone a marca ofereça pelo menos uma destas capas mas tal ainda não foi confirmado. Contudo, já sabemos como serão as suas câmaras e muito mais detalhes.

OnePlus 5 com câmara dupla de 16 e 20MP da Sony

A OnePlus focou-se acima de tudo no desenvolvimento das câmaras e respetivo software para este OnePlus 5. Esta informação foi confirmada pelo próprio CEO da OnePlus, Pete Lau. Com efeito, no próximo topo de gama teremos um sensor Sony de 16MP com abertura focal de f/1.7 e um sensor secundário de 20MP também da Sony e com abertura focal de f/2.6. De acordo com a própria empresa, é "a maior resolução em sistemas de câmeras duplas de smartphones atualmente".

A nível de características, no interior deste OnePlus 5, escusado será dizer que será potente, que terá todas as especificações técnicas dignas de um topo de gama para 2017.

Desde o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 835 com oito núcleos de processamento (4×2.35 GHz Kryo e 4×1.9 GHz Kryo) com a gráfica Adreno 540. Teremos ainda 6 ou 8GB de memória RAM e 64/128 ou 256GB de armazenamento interno. O esquema de memória (RAM e armazenamento) foi revelado pelo leakster @evleaks. O sistema operativo do OnePlus 5 será o Android 7.1.1 Nougat com a interface (UI) Oxygen OS. Já a sua bateria terá 4000mAh.

Snapdragon 835 - o "motor" do OnePlus 5

A sua construção será metálica e esperemos que desta feita seja mais confortável utilizar este smartphone com uma só mão. As linhas de antena estão localizadas perto das margens inferior e superior, tal como nos iPhone 7. Desta forma abdicaremos do carregamento sem-fios. As restantes linhas do equipamento sugerem um design mais elegante e ergonómico do que o antecessor, algo que me agrada particularmente.

Preços do OnePlus 5

A OnePlus ganhou fama e reputação pela imbatível relação entre qualidade e preço dos seus smartphones. A jovem marca chinesa aposta todos os seus esforços em apenas um dispositivo por ano portanto ele tem mesmo que ser bom. Este ano, contudo, esperem um ligeiro aumento de preços face ao OnePlus 3T. Além disso teremos algumas variantes diferentes por onde escolher consoante a tua necessidade de armazenamento interno. A saber:

  • OnePlus 5 com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno - €449 euros ou $469 dólares
  • OnePlus 5 com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno - €529 euros ou $549 dólares

O smartphone estará ainda disponível em três cores diferentes, sendo que uma delas será exclusiva à versão com 128GB de armazenamento. Essas são Slate Grey e Soft Gold, sendo que a especial tem o nome de Deep Black. Escusado será dizer que a nova cor será muito procurada.

Duas versões e três cores para o OnePlus 5

Acredito que a existência de um OnePlus 5 e um OnePlus 5 Pro (sufixo da minha autoria), possa ser vantajoso para o consumidor final. O apelo da OnePlus é cada vez maior e a marca tem que se adaptar ao público crescente. Para quem quiser 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, o modelo mais caro será o ideal. Para quem quiser “apenas” aquele é que muito provavelmente será o topo de gama com melhor relação qualidade-preço do mercado, a versão base também bastará!

Vê também: A Múmia – O começo de uma nova antologia!

Pessoalmente estou bastante inclinado a comprar este novo terminal para uso pessoal. A sua interface com Android quase puro (Oxygen OS), a sua elegante construção e traços bem clean - ainda que pouco originais. Além disso e acima de tudo a sua câmara que será uma das melhores no mercado. O preço obviamente que podia ser mais simpático mas não deixará de ser uma excelente relação entre qualidade e valor final do equipamento. Ah, e sem esquecer as suas capas bem bonitas. Podemos ainda ver um novo Powerbank a ser anunciado.

E tu, estás ansioso pelo OnePlus 5?

Outros assuntos relevantes:

Attack On Titan (AoT): o fim da segunda temporada e o regresso em 2018

7.ª temporada de Game of Thrones terá episódio com 81 minutos

11.º episódio de “Borutoː Naruto Next Generations” deixou bastantes pontas soltas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.