OnePlus 5 recebeu a OxygenOS Open Beta 2 do Android Oreo 8.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O OnePlus 5 foi lançado na primeira metade de 2017 e, apesar de já ter sido substituído pelo 5T lançado agora, em finais de outubro, não deixa de ser um excelente topo de gama.

É simples em vários aspectos, sobretudo na sua interface, a OxygenOS. Trata-se de um smartphone nada pretensioso, humilde até na sua apresentação. Agora, recebe a 2.ª versão Beta do Android Oreo 8.0 e já a podes descarregar para o teu dispositivo. Chegou a nova OxygenOS "open Beta".

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 – Apresentação oficial na MWC 2018?

Esta 2.ª versão Beta do Android Oreo 8.0 já corre no meu OnePlus 5 e finalmente chegou para corrigir todos os erros em aplicações que fechavam espontaneamente. Essa é uma das melhorias imediatas que sentirás no teu smartphone se fores um beta tester, é claro.

OnePlus 5 já recebeu a 2ª Beta aberta do Android Oreo 8.0 com a nova OxygenOS

De momento ainda não posso avaliar o desempenho da bateria com esta atualização mas adianto já que com a primeira versão Beta senti uma queda notável na sua autonomia.

De qualquer forma, temos também um relatório oficial das mudanças, o changelog que nos permite ter uma ideia muito mais clara daquilo que efetivamente terá mudado. Por outras palavras, o changelog oficial.

Note-se que estava a utilizar a 1ª Beta Aberta ou open beta do Android Oreo 8.0. A notificação de atualização disponível estava hoje de manhã à minha espera e não resisti. Atualizei. O processo de download foi extremamente rápido - conexão wi-fi (100mb/100mb) e mesmo o processo de instalação não demorou nem 5 minutos.

Chegou a nova OxygenOS Open Beta 2 e já está disponível para download através do site oficial da marca, aqui. Alternativamente também já deverás ter recebido a notificação de update disponível via OTA (over the air).

Temos aqui novidades para a câmara fotográfica, ou melhor, para a sua aplicação. Temos também novidades para a aplicação de gestor de ficheiros e correções de erros para o launcher em si. Sem esquecer, é claro, o pacote de segurança da Google, o patch de novembro.

Versão final, estável da OxygenOS com Android Oreo chegará em janeiro ao OnePlus 5

Na versão anterior da OxygenOS na versão Beta do Android Oreo senti alguns problemas nos widgets e mesmo em alguns atalhos. Aparentemente também eles agora foram corrigidos.

Temos ainda algumas mudanças na interface em si, a UI. Mais ainda, a aplicação de gestor de ficheiros está mais rápida ao apagar ficheiros de grandes dimensões e suporta agora ficheiros de vídeo f4v.

Foram ainda corrigidos alguns erros ou bugs que estavam a afetar o funcionamento do modo Picture-in-picture, entre outros. Acima de tudo, gostaria de ver algumas melhorias na autonomia de bateria mas sobre isso ainda não podemos emitir uma conclusão final.

Segundo o relatório oficial temos ainda melhorias para o modo de leitura, para o mecanismo de vibração e também para a reprodução de áudio via Bluetooth. Sem esquecer, claro, para a segurança do dispositivo em si.

A versão final do Android Oreo 8.0 chegará ao OnePlus 5 com a OxygenOS 5.0 a partir de 2018. Até lá, ficaremos atentos a qualquer novidade. Resta-nos, entretanto, ser pacientes.

Assuntos relevantes na 4gnews:

5T Star Wars Limited Edition – Smartphone deslumbrante em vídeo

Capa do Samsung Galaxy S9 mostra as diferenças face ao Galaxy S8

reo 8.0 estará prestes a chegar ao Motorola Moto X4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.