OnePlus 5 e OnePlus 5T já estão a receber a nova OxygenOS 5.1.2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Está na hora de atualizar o teu OnePlus 5 ou OnePlus 5T com a mais recente versão da OxygenOS, a OxygenOS 5.1.2. Baseada no sistema operativo Android Oreo 8.1 da Google, chegam agora as novidades (incrementais) a ambos os topos de gama de 2017.

Através do seu fórum oficial, a tecnológica chinesa anunciou o início da distribuição de uma nova versão da sua interface do utilizador, a OxygenOS 5.1.2. Note-se que será uma grande atualização para o sistema Android, pesando mais de 1.6GB. Posto isto, recomendamos que faças o download das novidades através de uma conexão Wi-Fi.

Vê ainda: id? Vê se estás na lista para jogar!

Com efeito, para ambos os OnePlus 5 e OnePlus 5T chegam várias atualizações incrementais, bem como a mais recente correção de segurança. Isto é, temos aqui desde logo o patch de segurança de maio de 2018. Este vem corrigir as vulnerabilidades detetadas pelos engenheiros da Google no sistema Android.

Depois de uma atualização similar ter chegado aos OP3 e OP3T, tal como noticiamos aqui, na 4gnews, é a vez dos dispositivos mais recentes serem atualizados. Para além do reforço de segurança temos aqui várias melhorias e correções de erros para ambos os tertminais.

OxygenOS 5.1.2 chega aos OnePlus 5 e OnePlus 5T

Mais concretamente, temos a correção da instabilidade do mecanismo de rotação automática do ecrã. Entre o modo Retrato e o modo Panorama, este bug estava a causar alguma irritação nos utilizadores. Mais ainda, temos a introdução de um novo método para bloquear o ecrã, o Duplo Toque (double tap) para adormecer / suspender o smartphone. Ao passo que ambos os terminais já contavam com o duplo toque para acordar o smartphone, careciam da função inversa, o duplo toque para o adormecer.

Podemos ver aqui o registo das mudanças, o changelog, sendo igual para o OnePlus 5 e para o OnePlus 5T. Neste caso optei por "forçar" a atualização. Para tal recorri à Google Play Store, descarreguei a app (aplicação) Turbo VPN, sendo gratuita e com avaliação de 4.7 estrelas em 5 possíveis.

Não carecendo de qualquer tipo de configuração, bastou ativar para que o smartphone assumisse que estava no Canadá (podes também optar por outras regiões). Todavia, esta é uma das primeiras a receber as atualizações e cá estava ela.

Atualização incremental para os smartphones Android

Depois de iniciado o download aconselho a que desatives a VPN para acelerar o download do ficheiro de firmware (software de sistema). Como podes ver pela imagem acima ainda é um ficheiro considerável para uma "atualização incremental).

Olhando para a lista de novidades terás também a nova opção de catalogação das imagens, agora por “Lugares” dentro da tua galeria de imagens. Esta opção deixar-te-á ver onde é que capturaste as fotografias e conteúdos multimédia.

As novidades para o OnePlus 5 e OnePlus 5T

Temos também, ainda para a Galeria, uma nova aba com as imagens recentemente eliminadas. Aí encontrarás os ficheiros que ficam no limbo durante 30 dias até serem permanentemente eliminados.

Numa última nota, temos também correções de erros na ligação a redes Wi-Fi. Temos também a correção da incompatibilidade com o microfone de alguns auriculares da AKG, tal como é listado no changelog.

Mais uma vez, esta atualização está a ser distribuída via OTA (over the air) pelo que demorará algum tempo até chegar a todas as unidades. A alternativa sendo a supra-citada (VPN) para forçar a atualização, deste procedimento não resultando qualquer risco.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Qualcomm confirma o Quick Charge 4.0 para o Xiaomi Mi 8

Xiaomi Mi 8 deixa antever mais características em póster oficial

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.