OnePlus 5: Já chegou o "flagship killer" para 2017!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A última peça do puzzle foi revelada. O novo smartphone da à lá iPhone 7 Plus"?

Seguramente o smartphone mais aguardado de junho. Sem dúvida o segredo pior guardado da OnePlus. Esta marca chinesa foi fundada em 17 de dezembro de 2013 por Pete Lau e desde então já se impôs de pedra e cal neste feroz mercado dos smartphones e dispositivos móveis. O seu grade trunfo? Uma imbatível relação qualidade/preço. O seu lema? "Never Settle" - a não ser talvez no design mas isso já é subjectivo. Vamos conhecer este incrível topo de gama para 2017.

Eis o OnePlus 5

Coragem, preguiça ou um pouco de ambos? O seu aspecto é muito parecido com o do iPhone 7 Plus, facto. Por outro lado, é um design extremamente elegante, apetecível e reconhecível pelo público em geral. Compreendo a vaga de consternação do público mais geek mas não podemos ignorar o facto de que este design apelará a todo um público mais generalista. Afinal de contas a OnePlus já não é uma startup e tem que continuar a alargar o seu público-alvo.

Este belo OnePlus 5 estará disponível em três cores. sendo que uma delas será exclusiva à versão com 128GB de armazenamento. Essas são Slate Grey e Midnight Black. Escusado será dizer que a nova cor - Deep Black - será muito procurada. Prima também pela diminuta espessura de 7mm. O seu corpo é todo ele metálico, bem robusto e não apresentará rangidos.

O OnePlus 5 vem substituir o OnePlus 3T, um equipamento excelente mas que falhava, ou melhor, deixava algo a desejar nos quesitos da câmara fotográfica e autonomia de bateria. Posto isto, o novo flagship (equipamento topo de gama) foi concebido para deslumbrar principalmente nestes dois pontos. A sua câmara fotográfica foi desenvolvida em parceria com os peritos da Concept do iPhone 8 baseado nos rumores conquista os fãs

Já a sua bateria, com uma capacidade de 3300 mAh deverá chegar ao fim do dia sem qualquer problema, ou até um pouco mais! A sua bateria tem carregamento rápido Dash Charge. Um dos quesitos mais importantes, ninguém quer ficar sem energia a meio do dia!

O desenvolvimento deste OnePlus 5 centrou-se destes dois pontos essenciais, a câmara e a bateria. O resultado é um smartphone extremamente promissor mas claro, teremos que o testar para avaliar o seu verdadeiro mérito.

Características do OnePlus 5

Este é o concorrente dos P10 Plus. Quer derrubar estes pesos pesados e para tal possui argumentos muito fortes. É um topo de gama com toda a pompa e circunstância a um preço extremamente apetecível.

No seu interior temos um coração extremamente potente, o melhor SoC da Qualcomm. Nada mais nada menos do que o Snapdragon 835 com 8 núcleos de processamento e velocidades até 2.35Ghz. Os gráficos estão entregues à Adreno 540 que será capaz de correr todos os títulos mais pesados da atualidade. Em suma, com este pacote de processamento terás um smartphone extremamente rápido durante 3, 4 ou mais anos.

O seu ecrã ou tela tem 5.5 polegadas, tecnologia Optic AMOLED. A sua resolução é de 1920x1080p (Full-HD) o que nos dá uma densidade de 401ppi (pixéis por polegada). Este ecrã está protegido pelo vidro Gorilla Glass 5 e deverá sobreviver a algumas quedas e riscos. De qualquer forma já traz uma película de plástico pré-aplicada. Terás ainda várias capas StyleSwap para proteger e personalizar o teu OnePlus 5. Da madeira ao tradicional SandStone, a escolha é tua.

64 ou 128GB de memória no OnePlus 5

A nível de memória RAM o OnePlus 5 estará equipado com 6GB ou 8GB consoante a variante pretendida. Teremos ainda 64GB ou 128GB de armazenamento interno, respectivamente. Este armazenamento não é expansível via cartão de memória microSD. O seu sistema operativo é o Android 7.1.1 - Nougat - com a interface (UI) OxygenOS.

A nível de conectividades e extras temos aqui um sensor biométrico (leitor de impressões digitais) alojado no botão central Home. Conta ainda com o jack de 3.5mme conectividade Dual-SIM (nano SIM). Temos aqui uma porta USB do Tipo C, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, DLNA, GPS, etc.

Câmaras do OnePlus 5

Passemos agora à verdadeira estrela do OnePlus 5. Ou melhor, estrelas! Temos aqui um alinhamento duplo de câmaras fotográficas na sua traseira. A OnePlus não se poupou a esforços para melhorar a qualidade das fotos e vídeos do seu flagship killer e o resultado são dois sensores construídos pela SONY. O primeiro tem uma resolução de 16 MP e abertura focal de f/1.7 ao passo que o segundo tem uma resolução de 20 MP e abertura focal de f/2.6. Temos ainda vários mecanismos de focagem automática e um phase detection autofocus, flash LED.

Na parte frontal temos ainda uma câmara secundária de 16MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Com resolução de 16MP será ainda capaz de gravar vídeo a 1080p Full-HD. A OnePlus estava mesmo decidida a melhorar os resultados das suas câmaras fotográficas e digamos que a apresentação do smartphone foi bastante convincente nesse aspecto.

Preço e datas de chegada do OnePlus 5

Os smartphones da OnePlus sempre se destacaram pela excelente relação qualidade/preço. Contudo, há medida que a marca vai crescendo e acrescentando novas funcionalidades aos seus equipamentos é impossível o preço não aumentar gradualmente. Além disso, o preço dos componentes utilizados também vai aumentado. Posto isto, o OnePlus 5 com 6GB de RAM começará no 499€. Chegará a partir do dia 27 de junho!

O OnePlus 5 estará disponível para compra a partir do dia 27 de junho no site oficial da marca. Para a Europa os envios serão feitos a partir de armazém europeu portanto não terás que te preocupar com alfândegas. Pessoalmente, só me irrita a discrepância entre os preços para o mercado norte-americano ($479 dólares) ao passo que para a Europa o seu preço será de €499 euros. Uma diferença notória...

Aqui está ele, o novo OnePlus 5. As vossas expectativas foram superadas ou defraudadas?

Outros assuntos relevantes:

Parte frontal do iPhone 8 aparece novamente em imagem real (e em vídeo)

Estes são os “novos” gadgets e smartwatch da Nokia

Apple e IKEA estarão a trabalhar em conjunto numa nova App

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.