OnePlus 5 é apanhando a mentir nas benchmarks

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O OnePlus 5 é de facto um monstro de smartphone. O dispositivo apresentado ontem oficialmente trouxe o melhor processador do mercado, absurdos 8GB de RAM e uma Adreno 540 de forma a completar o pack de uma forma elegante.

Isto significa, aos olhos de um nerd, que este smartphone tem potencialidades que só os topos de gama conseguem combater. Embora o OnePlus 5 tenha um preço a roçar os 500€, conseguirá acompanhar um Samsung Galaxy S8 e iPhone 7 em todas as tarefas.

Vê ainda: Alcatel Idol 5 passa pela FCC e dá-nos o primeiro olhar ao smartphone

Mas há quem goste de quantificar a qualidade de um produto. Temos as conhecidas benchmarks para isso mesmo. O AnTuTu é um dos serviços mais conhecidos, tal como a GeekBench ou GFXBench.

É certo que o OnePlus 5 ia ter bons resultados nas plataformas de benchmark, contudo, pessoal do XDA apanhou a OnePlus a mentir nos resultados obtidos. Bem... mentir é uma palavra forte. Segundo a OnePlus, numa resposta oficial à situação, estes números são representativos da potencialidade do OnePlus 5, em vez da sua realidade.

Basicamente o OnePlus 5 deteta quando uma benchmark está a decorrer e dá um pequeno boost ao processador em multi-core. Em termos de leigo, quando o OnePlus 5 deteta que está a correr uma aplicação de benchmark, ativa o processador numa maior performance durante o tempo de teste. Na vida real, o processador não puxa tanto para que a utilização e performance seja mais consistente.

As aplicações em que o OnePlus 5 mente nos resultados são:

  • AnTuTu (com.antutu.benchmark.full)
  • Androbench (com.andromeda.androbench2)
  • Geekbench 4 (com.primatelabs.geekbench)
  • GFXBench (com.glbenchmark.glbenchmark27)
  • Quadrant (com.aurorasoftworks.quadrant.ui.standard)
  • Nenamark 2 (se.nena.nenamark2)
  • Vellamo (com.quicinc.vellamo)

Isto não quer dizer que o OnePlus não é tão bom quanto argumenta ser. O smartphone tem boas especificações só igualadas pelos topos de gama do mercado, certamente por isso não percebo a posição da OnePlus numa situação destas.

Se estás interessado no tema e queres ir a fundo na pesquisa do XDA dá um salto no artigo original e percebe como é que a OnePlus perdeu a máscara.

Outros assuntos relevantes:

Cuidado: Mais aplicações apanhadas com Malware na PlayStore

Samsung Galaxy Note 8 poderá ser chegar mais cedo do que esperado

Vídeo mostra que construir um smartphone não é pêra doce

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.